TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL – N2PROA

MARIA ISABEL COSTA - 803142013

PORTFÓLIO 2

Gestão de Produção

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

MARIA ISABEL COSTA

PORTFÓLIO 2

Gestão de Produção

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção Industrial da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Gestão de Produção.

Prof. Walter Costa.

Guarulhos

2014

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. Fatores Dominantes: Têm origem nas prioridades competitivas (custo, qualidade, tempo e flexibilidade) e forte impacto sobre as vendas ou os custos, como incentivos fiscais do governo de um local para a instalação de uma  fábrica.

Fatores Secundários: Também são importantes, mas podem ser amenizados ou até ignorados se houver fatores mais importantes a considerar. Por exemplo, o custo do transporte de peças automotivas pode ser considerado secundário diante de incentivos fiscais para a instalação da fábrica.

  1. É quando o custo médio por unidade cresce à medida que o tamanho da instalação cresce. Isso acontece porque o tamanho excessivo gera complexidade, perda de foco e ineficiências que aumentam o custo das unidades (serviços ou produtos).
  2. Estrutura dos processos de serviço: O primeiro e mais importante aspecto é o contato com o cliente: de que tipo será e em que quantidade deve ocorrer. Com isso, esse aspecto estratégico divide em 5 dimensões: Presença física, o que é processado, a intensidade do contato, atenção pessoal, método de entrega. A matriz de contato com o cliente é um conceito formado por 3 elementos: grau de contato com o cliente, pacote de serviços e o processo. É o ponto de partida para avaliações e melhorias no processo. Quanto a estrutura do processo em si, há 3 tipos: Front Office (linha de frente), hybrid office (linha híbrida) e back office (linha de retaguarda). Com essas análises, vamos ter condições de avaliar se o pacote de serviços precisa de mais personalização ou se ele se tornou muito complexo, com etapas dispensáveis. Reduzir aavariação e a complexidade é uma forma de diminuir custos e aumentar a produtividade.

Estrutura dos processos de manufatura:  Neste processo, temos também uma matriz de produto, que cria sincronia entre o produto e seu processo de manufatura.  Aqui o elemento mais importante a considerar é o volume. Há 2 formas de fazer uma escolha de processo, isto é, de organizar os recurso numa estrutura  de processo de manufatura, são elas: organizar em torno do processo (exemplo, agrupar todas as máquinas de moagem de grãos para processar todos os produtos) e organizar em torno do produto (reunir os recursos humanos e o maquinário necessário para a fabricação de um produto específico e fazer com que se dediquem só a ele). O gestor tem 4 alternativas de processo, são eles: Processo por tarefa (gera a flexibilidade para a produção de alta variedade de produtos em grandes quantidades), processo em lotes ( difere do processo por tarefa quanto a volume, variedade e quantidade), processo em linha ( os produtos são variados, padronizados e fabricados com antecedência , sem depender de pedidos dos clientes) e processo contínuo ( ponto extremo padronizada de altos volumes, fluxos de linha rígidos,com variação pequena).

  1. As principais ferramentas para o planejamento da capacidade de produção, são elas:
  • Modelo  das filas de espera: ela é útil para planejar a capacidade como para selecionar a resreva certa de capacidade para processos com grande contato com o cliente.
  • Simulação: servem para identificar gargalos e reservas da capacidade para cada processo, mesmo os mais complexos com demandas muito variáveis, possibilitando a geração de simnulações dinâmicas.
  • Árvore de decisão: são úteis para analisar diferentes opções de expansão de capacidade perante demandas incertas.
  1. Os tipos de layout são:
  • Layout por processo ou funcional ou job shop: é adequado para processos de linha de frente  e tarefas com fluxos muito diferentes, com baixo volume e alta personalização. Além disso, organiza recursos por função, e não por serviço ou produto. Sua vantagem está nos recursos de propósito geral e menos capital intensivo, mais flexibilidade, supervisão mais especializada de funcionários e maior utilização de equipamento.
  • Layout por produto: é uma boa escolha para processos de back office e de linha, com fluxos lineares e tarefas repetitivas. Também é chamado de linha de produção ou de montagem. As operações acontecem em uma ordem predeterminada, os recursos são especializados e o capital é elevado. Sua vantagem está no processamento mais rápido, estoques menores e menos tempo improdutivo.
  • Layout híbrido: é usado em instalações que empreguem tanto operações de fabricação como de montagem. Também, se pode usar este layout quando há células e automatização flexível.
  • Layout de posição fixa: neste layout, o local de serviço ou manufatra é fixo e os funcionários vão até ele com seu equipamento para trabalhar. Ótima escolha quando o produto manufaturado é pesado ou difícil de mover. Exemplo disso são navios ou represas, construção de prédios, etc.
  1. Teorias das restrições trata-se de uma abordagem para identificar e superar as restrições que atrapalham o avanço da empresa em direção a sua meta. A TQC aumenta os lucros da empresa de forma mais eficaz que os métodos de contabilidade de custos tradicionais. Ou seja, enquanto estes focam a maximização do resultado dos processos individuais, a TQC permite examniar o todo dos processos de uma empresa e em que eles podem ser melhorados.
  2. O balanceamento de linha cria estações com cargas de trabalho divididas de maneira uniforme, fazendo com que a capacidade usada do gargalo não ultrapasse muito a das outras estações de trabalho da linha. O balanceamento de linha deve ser feito logo que uma linha é projetada, quando ela tem de ser rebalanceada para mudar a taxa de produção/hora ou quando há mudanças no produto ou processo.
  3. Há 5 padrões básicos de séries temporais de demanda, são eles:
  • Horizontal: dados flutuantes em torno de uma média constante.
  • Tendencial: aumento ou redução sistemátcia na média das séries ao longo do tempo.
  • Sazonal: aumentos ou reduções na demanda que se repetem, dependendo da hora, dia, semana, mês ou da estação. Combina aos anteriores em graus variados para definir o padrão de tempo de uma demanda.
  • Cíclico: aumentos ou reduções graduais menos previsíveis na demanda, emperíodos mais longos, como anos ou décadas. Pode surgir do ciclo econômico, quando a economia passa de uma recessão a uma expansão, ou do ciclo de vida de um serviço ou produto, do crescimento ao declínio da demanda.
  • Aleatório: variação imprevisível de demanda. Resulta de causas eventuais, tomando as previsões inseguras.
  1. Métodos de avaliação qualitativos: juntam as opiniões de gerentes e especialistas em previsão, pesquisas com os consumidores e estimativas da força de vendas e transformam essas informações em estimativas quantitativas.

Métodos de avaliação quantitativos: dividem-se em : métodos casuais (que usam dados históricos relacionados a variáveis, como campanhas promocionais, situação econômica e ações da concorrência, para fazer a previsão da demanda),  e análise de séries temporais (método estatístico que usa dados históricos da demanda para projetar o futuro da demanda e reconhecer tendências sazonais).

  1.  Afeta diretamente o desempenho de uma previsão. Por mais que nos esforcemos para adotar o modelo mais apropriado de previsão, tdoa previsão pode conter erros. Eles podem ser: erros sistemáticos (resultantes de equívocos repetitivos) e erros aleatórios (resultantes de fatores imprevisíveis, que afastam a previsão da demanda real).
  2.  Os planos de vendas e operações são usados para ampliar a visão de negócios de uma empresa, permitindo planejar ações no curto e no longo prazo. O plano não inclui muitos detalhes; ele deve focar um curso geral de ação, coerente com as metas da organização. Por isso, seja para produtos, para serviços, os planos são preparados agregando serviços, bens, unidades de mão de obra e grupo.
  3. O MRP é o registro de estoque. Seus elementos básicos são as transações de estoque (liberação de pedidos, recebimentos, ajuste de datas de vencimento para os recebimentos, retidas de estoque, cancelamnto de pedidos, correção de erros de estoque, etc). Este registro de estoque indica que política usar quanto ao tamanho do lote de cada item, ao prazo de entrega e outros dados. Seu propósito é manter os níveis de estoque atualizados, bem como as necessidades de reposição de componentes. Há 5 informações que compõem o registro de estoque: necessidade bruta (total da demanda de todos os planos de produção de itens de origem), recebimentos programados (pedidos feitos mas não concluídos), estoque disponível projetado (quantidade estimada de estoque disponível a cada semana após suprir as necessidades brutas), recebimentos planejados (é um pedido ainda não liberado para fabricação ou fornecimento,ainda esta na fase de planejamento e pode mudar de uma semana para outra) e por fim  a liberação de pedidos planejados (indica quando um pedido por certo produto em certa quantidade deve ser emitido).

Além disso, temos 3 fatores de planejamento, são eles: planejamnto do prazo de entrega ( estimativa do tempo entre a criação de um pedido até o recebimento do item no estoque), regras de dimensionamento do lote (definem o momento e o tamanho das quantidades dos pedidos) e estoque de segurança ( usa-se para itens finais e itens comprados, protegendo a empresa contra a variação de pedidos dos clientes e contra fornecedores de componentes não muito confiáveis).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com