TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio

Relatório de pesquisa: Portfólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Gabarito

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

I V

II V

III V

IV F

V F

A princípio no período pré-histórico, os seres humanos que habitavam a Terra, não trabalhavam, apenas caçavam, pescavam e se alimentavam de frutos e raízes. Não possuíam moradia fixa, assim como os outros animais, para se protegerem se abrigavam em cavernas, arvores e buracos na terra, e por estas características eram denominados de nômades.

No séc. XVIII ocorreu a revolução agrícola, época que marcou o assentamento dos povos e as primeiras comunidades. Viviam próximos às áreas férteis e criaram formas de armazenamento dos alimentos oriundos do cultivo agrícola, atitude que reduziu o deslocamento da região em que habitavam.

Nesta época, com a fixação dos homo sapiens em um único local, os levou a criar utilitários domésticos e ferramentas, extremamente necessários para sua sobrevivência.

Na idade média, com o surgimento do trabalho, o homem exercia trabalhos artesanais, onde os artesãos se organizavam a um mesmo tipo de atividade produtiva.

O trabalho artesanal eliminava quase que por completo a concorrência e a competição econômica entre aqueles que desempenhavam uma mesma atividade produtiva (ofício), devido ao controle sobre tudo o que era produzido e vendido em determinada região.

Em meados de 1780 ocorreu a revolução industrial, levando os homens que trabalhavam como artesãos para dentro das indústrias, os forçando a abandonar a vida no campo e o artesanato, substituindo o modelo de produção artesanal pelo industrial. Devido o aumento de trabalhadores na indústria houve um desenvolvimento acelerado da industrialização e do trabalho assalariado. Consequentemente forçou a relação entre pessoas, ou seja, a forma como os trabalhadores devem ser gerenciados, evidenciando o impacto nas funções operacionais.

Ao final do séc. XVIII ocorreram transformações no processo de trabalho em função da pressão dos trabalhadores sobre os patrões, passando de trabalho de subsistência para trabalho assalariado.

Com o passar do tempo ocorreram mudanças no modo de trabalho, passando pelo Taylor ismo e o Ford ismo, que foram métodos utilizados nas indústrias, para que houvesse um melhor aproveitamento da mão de obra e de matéria-prima, evitando assim o desperdício de tempo, material e consequentemente de dinheiro.

Com estas mudanças, foram criados órgãos que lutavam por melhores condições de trabalho, como os sindicados.

Diante destas mudanças os consumidores tornaram-se mais críticos e exigentes, buscando maior qualidade nos produtos adquiridos.

Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração, nasceu em 1856 e morreu em 1915 em decorrência de uma pneumonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com