TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Em Grupo ADS 3º Semestre

Casos: Portfólio Em Grupo ADS 3º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 10

4.1 Banco de Dados – Propriedades ACID

Atomicidade – É um tudo ou nada: se houver alguma falha durante a execução, a transação é desfeita. Uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo algum. O subsistema de restauração de transações do SGBD é o responsável pela atomicidade.

Preservação de consistência – Uma transação será preservadora de consistência se a sua execução completa fizer o banco de dados passar de um estado consistente para outro. (…) Um estado do banco de dados é a coleção de todos os itens de dados armazenados no banco de dados em determinado momento. A responsabilidade é dupla, sendo tanto do programador quanto do módulo do SGBD que garante as restrições de integridade.

Isolamento – É o cada um por si: “uma transação deve ser executada como se estivesse isolada das demais. Isto é, a execução de uma transação não deve sofrer interferência de quaisquer outras transações concorrentes. (…) É imposto pelo subsistema de controle de concorrência do SGBD.” O chamado nível de isolamento verdadeiro (nível 3) não permite atualizações perdidas, leitura de sujeira nem leituras repetíveis.

Durabilidade ou permanência – fez, está feito – “as mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação efetivada devem persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas em razão de uma falha”. Responsabilidade: subsistema de restauração do SGBD.

4.2 Sistema Operacional para Desenvolvimento do Programa da Locadora

O melhor sistema operacional para a locadora:

Windows: é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande.

A principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias versões do Windows é o Basic e algumas partes com C++ e Assembly. Até a versão 3.11, o sistema rodava em 16 bits (apesar de poder instalar um update chamado Win32s para adicionar suporte a programas 32 bits), daí em diante, em 32 bits. As versões a partir do XP e Server 2003 estão preparadas para a tecnologia 64 bits. Os sistemas de 64 bits não possuem mais suporte para rodar nativamente aplicativos de 16 bits, sendo necessário uso de emuladores/máquinas virtuais.

A última versão lançada do Windows, o Windows 8, é um sistema operacional mais estável (principalmente do que a versão Vista), o seu visual é simples e tem uma boa performance em uma grande gama de computadores, tablets e smartphones, de variadas configurações. O layout também sofreu algumas modificações, para que seja mais fácil encontrar o que você precisa, quando precisa, permitindo que o usuário ganhe tempo em tarefas rotineiras.

Um dos pontos interessantes desta nova versão do Windows, é o novo menu Iniciar com o estilo Metro. Ao mover o ponteiro do mouse no canto inferior esquerdo, você pode tanto visualizar os seus arquivos e programas da maneira clássica, como os aplicativos da Windows Store, além da busca mantida do Windows 7.

A área de trabalho foi mantida, para acesso aos arquivos como nas versões anteriores, por pastas e menus de navegação intuitivos, permitindo fácil adequação dos usuários ao Windows 8 como um todo. Dentro das melhorias do Windows 8, também é notável que a Microsoft melhorou na velocidade de inicio e das tarefas básicas como abrir e usar programas.

4.3 Estrutura de Dados – Fila e Pilha

Fila: As filas são estruturas baseadas no princípio FIFO (first in, first out), em que os elementos que foram inseridos no início são os primeiros a serem removidos. Uma fila possui duas funções básicas: ENQUEUE, que adiciona um elemento ao final da fila, e DEQUEUE, que remove o elemento no início da fila. A operação DEQUEUE só pode ser aplicado se a fila não estiver vazia, causando um erro de underflow ou fila vazia se esta operação for realizada nesta situação.

Como exemplo de aplicação para filas, pode-se citar a fila de processos de um sistema operacional. Nela, é estabelecido um tempo t a ser usado por cada um dos processos. Se durante a execução de um processo o tempo passa de 0 a t, este é posto na fila e o processo seguinte é executado. Se o processo seguinte não terminar de ser executado no tempo t, ele é posto na fila e o processo subsequente é executado, e assim por diante até todos os processo serem executados. Em termos de controle de estoque, refere-se a um método de armazenamento onde os itens são consumidos por ordem de chegada.

Pilha: A pilha é uma estrutura de dados baseada no princípio LIFO (last in, first out), na qual os dados que foram inseridos primeiros na pilha serão os últimos a serem removidos. Existem duas funções que se aplicam a todas as pilhas: PUSH, que insere um dado no topo da pilha, e POP, que remove o item no topo da pilha. A manipulação da pilha compõe-se de cinco estágios operacionais, que são criação, inserir dados, verificação, remoção, e liberação, a criação da pilha inicia-se como NULL, sigla da palavra nulo, onde cada pilha se cria e é imprescindível inicializar-se, pois nesse ato tem a função de informar o fim da sua pilha, sendo que a função de inserir possui como objetivo que é precipuamente a sua inicialização, onde cada elemento nulo possui a função de informar o fim da sua pilha, na função inserir empilha-se um novo elemento no topo, necessário porem que seja alocado um espaço na memória e que seja preferencialmente alocação dinâmica, com a finalidade de utilizar a quantidade de memória necessária.

a) Lista simplesmente encadeada: Uma lista ligada ou lista encadeada é uma estrutura de dados linear e dinâmica. Ela é composta por células que apontam para o próximo elemento da lista. Para "ter" uma lista ligada/encadeada, basta guardar seu primeiro elemento, e seu último elemento aponta para uma célula nula.

Lista Duplamente Encadeada: Uma lista duplamente ligada (ou lista duplamente encadeada) é uma extensão da lista simplesmente ligada (ou lista simplesmente encadeada).

b)

4.4 Diagrama de Caso de Uso e Caso de Classe

4.4.1 Os diagramas de Classes: São importantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com