TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Engenharia Ambiental

Por:   •  19/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Em defesa do meio ambiente

O nosso planeta vive nos dias de hoje uma grande batalha para alertar à população sobre os efeitos causados pela degradação do meio ambiente. Porém, mesmo com todo este alerta dos órgãos competentes, ainda existe muita falta de consciência dos seres humanos, que são os únicos seres racionais, mas e também são os únicos que poluem, degradam e negligenciam quando deveriam estar preocupados com a proteção do nosso ecossistema.

O primeiro argumento para a defesa do meio ambiente é o fato de que a preservação dos recursos naturais irá proporcionar ao planeta uma sobrevida maior e mais tranquila. E nós, enquanto seres humanos, devemos nos preocupar com a preservação destes recursos, visando à manutenção dos nossos mananciais e seus cursos d’água, bem como propiciar a recuperação de nossas florestas e matas nativas, ou sofreremos sérias consequências no ecossistema, ecologia e para as futuras gerações, caso estas medidas não sejam tomadas. As árvores têm diversas funções de proteção ao meio ambiente e seu papel é indispensável na manutenção de todo o ecossistema planetário, combate à poluição, permitindo que sejam mantidas melhores condições do ar respirado. Isso torna ainda mais importante a preservação da Floresta Amazônica, sendo de extrema necessidade as medidas de controle e manutenção ambiental, tornando-se uma unanimidade mundial.  as árvores possuem um papel relevante na vida terrestre, porque diminuem o calor e protegem contra os raios solares. Além disso, permitem a circulação do ar, embora reduzam as ações dos ventos e das poeiras e ainda absorvem os ruídos.

O segundo argumento baseia-se nos “3 Rs” da sustentabilidade, sendo eles: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Partindo destes princípios, podemos chegar a patamares mais elevados do que conseguiríamos se realizássemos apenas a preservação dos recursos naturais. Reduzir pode estar ligado ao argumento de preservação, mas se analisarmos friamente as compras que realizamos diariamente e nos serviços que contratamos, perceberemos que adquirimos muitas coisas das quais não precisamos ou que usamos poucas vezes. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas, bem como para o Meio Ambiente. O uso racional da água, a economia de energia e economia de combustíveis são alguns exemplos de redução.

Tratando-se da Reutilização, vemos que jogamos muitas coisas no lixo e as mesmas poderiam ser reutilizadas para outros fins. Com isso, podemos gerar uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Pois tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima e ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente. Alguns exemplos de reutilização são: Transformação de uma roupa rasgada em outra peça, transformação de potes e garrafas de plástico em vasos de plantas, reutilização de folhas de papel com impressão em apenas um lado em papel de rascunho ou utiliza-los para imprimir do outro lado, além da reutilização da água usada para lavar roupa para lavar o quintal.

Já para a Reciclagem que é tratada com muita seriedade nos dias de hoje, devemos separar o lixo reciclável do lixo orgânico e encaminha-los para as empresas competentes que o transformarão novamente em matéria prima para voltar ao ciclo produtivo.  A reciclagem é uma atitude que diminui os impactos causados pela contaminação dos resíduos, os quais levariam anos para se decompor, dando alivio ao Meio Ambiente.

Conclusão:

Neste trabalho tive a oportunidade de descrever sobre a minha visão do que acontece no mundo e, foi uma enorme satisfação ter esta oportunidade de trabalhar com um tema tão aberto e ao mesmo tempo tão sério. Os textos motivadores deram uma boa base sobre o objetivo deste portfólio. Assim, pude demostrar com mais clareza tudo aquilo que estava pensando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com