TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  18/4/2015  •  Dissertação  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

PORTIFÓLIO SEMANA 5

SOCIEDADE E CULTURA

Política: Com interesses divergentes em uma sociedade com grande desigualdade social, se faz necessário a criação de um política, onde através de um poder dado pelo povo a pessoas, que se tornam governantes, e passam a trabalhar em prol dos interesses comuns.

Apesar de sabermos da necessidade da existência de uma política, ela não é bem vista entre a sociedade, pois, com tantos casos de corrupção, de trabalho em prol de um interesse próprio e não pela sociedade como um todo, não apenas os jovens que estão começando a exercer sua cidadania, mas também aqueles que já o faz há muito tempo não lhe agrada discutir sobre o assunto. A política só os remete a algo desagradável que não funciona como deveria, e isso de certa forma leva a um comodismo da situação atual, fazendo assim com que alguns briguem para que a mesma tome os rumos desejados, mas que muitos cruzam os braços por não ver solução nesta questão.

Leis: A política exerce também a função de criar leis, para regular os direitos e deveres de todos. Ninguém tem o direito de justiça, a não ser que o faça junto ao Estado, que é detentor desse poder. Mas dentro disso está resguardado ao cidadão o direito de não aceitar que o governante faça leis que apenas favoreça seu interesse, e não um interesse em comum de uma sociedade.

Fundo Público: Existe um fundo de recursos que é de todos. Os tributos arrecadados não deve ficar em prol do governante, mas sim para ser usado em benefício da sociedade.

Regimes Políticos: Cada sociedade vive sob um determinado regime político, onde pode ser dado o poder a uma única pessoa como também fazer dos cidadãos os ditadores de quem irá governar. Porém, estes regimes só se tornam políticos se eles forem instituídos por um corpo de leis reconhecidos publicamente, na qual todos indepentende de cargos ou poder devem ser submetidos. Se essa lei coincidir apenas com a vontade do governante, isto não é política, mas sim tirania. E quando uma sociedade vive sem leis, esta vive em uma anarquia.

Portanto, a política é de suma importância na sociedade, desde que ela seja feita para beneficio desta como um todo, e não apenas em benefício de um, ou de um gupo em específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com