TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  18/4/2015  •  Dissertação  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

PORTIFÓLIO SEMANA 3

SOCIEDADE E CULTURA

Podemos congelar uma cultura ou superá-la: se congelassemos a cultura vivida, seria o mesmo que matar o nosso passado, esquecer tudo que foi vivido pelos nossos antepassados. Só podemos superar esta cultura quando aprendemos com ela e a mantemos viva dentro de cada um, trazendo-a para a atualidade, ou seja, renovando-a, pois não conseguimos simplesmente copiá-la.

A cultura popular é absolutamente dinâmica: para cada região brasileira uma cultura (como vimos nas aulas anteriores, somos um povo multiracial e multicultural). Não adianta querermos implantar uma cultura de uma região na outra, isso a torna artificial, forçada, tudo que está a volta daquele ou deste povo faz parte da cultura.

Nem sempre a cultura iletrada é uma cultura de ignorantes: Não é porque o indivíduo tenha menos estudo que outro significa que ele seja mal educado ou sem cultura, muitas vezes suas atitudes humanistas são superiores a de um indivíduo letrado. Mas a cultura letrada pode levar a este individuo um conhecimento do qual ele carece. Mas ainda há muito preconceito quanto a isso, pois quando fala-se de cultura imagina-se que a mesma seja repassada por uma pessoa de boa aparência e nunca por um negro, ou por alguém cuja vestimenta seja simples, ou que até não tenha calçados para se apresentar, e que seu português não seja rebuscado. E que se os mesmos fizessem uma apresentação aos mais letrados, estes não entenderiam o que o artista está querendo passar. Colocando a cultura como alta e baixa. Apesar de que aqui cabe uma pergunta: o que seria da cultura, se todos gostassem de novelas?

Criar o novo sem negar o antigo: O Brasil está necessitado de um resgate de sua história e sua cultura passada. Nosso país é muito mais rico do que os produtos massificados mostram. Últimamente o que vejo nas TVs abertas por exemplo, é uma apologia ao crime e maus costumes, querem nos convencer que só o lado ruim é que anda prevalescendo neste país, logicamente que não podemos mascarar, mas o bom quase sempre fica escondido.

É preciso aumentar o contato do povo brasileiro com a cultura, seja ela de massa, elite ou popular, isso pode trazer novas experiências e conhecimentos a este povo, que exalta, renega e esquece suas raízes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com