TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual Unopar 5 Semestre

Trabalho Escolar: Portifolio Individual Unopar 5 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.990 Palavras (16 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 16

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SITEMAS

Portfólio Individual 5° Semestre

PROJETO DE SOFTWARE

Nome

Willas Mar Gonzaga Silva

Professores

Adriane A. Loper

Luis C. Perini

Marco I. Hisatomi

Paulo K. Nishitani

Veronice de Freitas

São Lourenço do Oeste– SC

2014

WILLAS MAR GONZAGA SILVA

PROJETO DE SOFTWARE

Portfólio individual apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Profs.: Adriane A. Loper, Luis C. Perini, Marco I. Hisatomi, Paulo K. Nishitani, Veronice de Freitas.

São Lourenço do Oeste– SC

2014

Sumário

Introdução

Sommerville (2003, p. 62) já comentava sobre o gerenciamento de um projeto de software onde que “O gerenciamento eficaz de um projeto de software depende de um planejamento acurado do andamento do projeto”.

Hoje estamos em um mercado competitivo e corrido. Em todas as áreas no mercado de trabalho nós encontramos pessoas que possui pouco tempo sobrando para dedicar-se à qualidade do seu serviço. Se pararmos para simplesmente olhar um único ponto, enfatizando que devemos focar em apenas um único objetivo, com certeza iremos ser esmagados pela correnteza de turbilhões da vida em um mercado tão amargo. Deixando assim de lado a concentração e observação de longo prazo, para nos aderir a rápidas decisões e difíceis conclusões de ideias necessárias para a nossa realização pessoal e empresarial.

Sommerville (2003. P. 84) disse que “Em princípio, a especificação de requisitos funcionais de um sistema deve ser completa e consistente”.

Não devemos simplesmente deixar as coisas passarem sem ao menos nos preocuparmos com o amanhã, e forcarmos apenas no hoje, pois precisamos nos precaver para não vermos nossos sonhos se desmoronarem na nossa frente como uma montanha de neve se despencando em meio ao vão. Para isso em um mercado de trabalho tão exigente e difícil existe meios de elaborar projetos mais confiáveis e de boa qualidade. Um projeto não é apenas uma palavra forte e admirável para ser dita e apreciada por profissionais e clientes, mas um caminho para ser seguido e fortemente enriquecido com o intuito de alcançar a tão sonhada qualidade.

“O sistema é uma ‘caixa-preta’ cujo comportamento somente pode ser determinado estudando-se suas entradas e saídas relacionadas” (Sommerville , 2003, p. 378, grifo do autor).

O foco não está na perfeição, pois nós humanos já somos “perfeitos”, em cima disso indago que o objetivo está nas mudanças. Desde o inicio o mundo veio mudando, nós evoluindo, e o tempo passando, por isso é preciso perseverança e não “atirar pedras no escuro”. Nós sabemos que o tempo é curto, e demora muito para nos tornamos quem queremos ser. Devemos pensar no hoje, de tal forma que reflita no amanhã, sem perder o senso de espaço e realidade. Pois a dificuldade está naquilo que não foi planejado, afinal se algo pode ser previsto também pode ser concretizado!

Objetivo

O projeto deve ter um inicio, meio e fim bem definidos, não importando o tamanho ou a dificuldade do mesmo. Tarefas e atitudes devem ser pensadas, devem ser esculpidas, analisadas minuciosamente. Em um projeto simples, como a construção de uma página web, podemos usar etapas bem definidas e de fácil elaboração. Um ciclo de vida deve ser escolhido, pois precisamos saber como iremos proceder no decorrer do projeto, ou seja, o que faremos a cada processo. Podemos também construir uma WBS – Work Breakdown Structure com o intuito de analisar o que será feito em cada etapa do nosso ciclo de vida, mas com tudo isso é cobrado também um cronograma, pois os clientes querem datas definidas.

O objetivo desse projeto é pesquisar e analisar um possível sistema em uma plataforma web que atenda as necessidades de uma empresa de locação de carros. Irei abordar o ciclo de vida adequado para consecução das etapas, com o objetivo de colher informações necessárias que se façam entender o que o cliente deseja. Com os requisitos já levantados construirei uma WBS para controlar as ações dos integrantes do projeto. Essa WBS irá auxiliar na execução de cada etapa do ciclo de vida. Um cronograma é preciso, pois datas são marcadas e precisão ser cumpridas. O cronograma é apenas para manter os analistas, gerente e programadores atualizados e equilibrados perante o tempo, afinal é necessário um foco, algo que mantenha a capacidade de cumprir prazos e horários.

Estudo de Caso Locadora de Carros

Ciclo de Vida

A melhor abordagem para um determinado projeto depende, em grande parte, da natureza do projeto e da natureza da organização. A escolha de um ciclo de vida errado pode atrasar a entrega do sistema ou até concluir um trabalho mau feito, por isso é preciso analisar os requisitos da organização onde se vai prestar o serviço para desenvolver o software. Partindo para a prática, a prototipagem funciona melhor para projetos de pequeno e médio porte. Ela funciona bem onde a cultura suporta equipes funcionalmente mistas. A prototipagem pode ser combinada com a abordagem em espiral e ser usada para um ou mais dos subprojetos em um desenvolvimento em espiral.

A prototipagem descreve uma abordagem que tenta satisfazer as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com