TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio robotica

Por:   •  2/9/2015  •  Dissertação  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

PORTFÓLIO 1

SISTEMAS FLEXÍVEIS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

SISTEMAS FLEXÍVEIS

SISTEMAS FLEXÍVEIS

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina Automação da manufatura.

Prof. Fabio Vieira Santos

Guarulhos

2015

Sistemas flexíveis de manufatura

O sistema flixivel de manufatura foi idealizado originalmente para usinagem e exigiu o desenvolvimento prévio do controle numérico.

Ela é a mais automatizada e tecnogicamente sofisticada das células de tecnologia de grupo. Muitos dos conceitos das tecnologias podem incluir a automação flexivéis, as máquinas CNC, o controle computadotizado distribuido, o manuzeio e o armazanamento de material e a tecnologia de grupo.

FMS pode ser aplicado em fábricas que produz peças em lotes ou usa células de tecnologia de grupo com operadores, mas a gerência deseja automatização. Agrupar familia com uma partes de peças produzidas na fábrica, que permitem que sejam processadas nas máquinas FMS.

As diferenças entre sistema flexíveis de manufatura e a implementação manual de uma célula de manufatura manual, requer investimento muito maior porque equipamentos estão sendo instados, enquanto a célula de manufatura manual pode exigir apemnas equipamentos existentes. A tecnologia mais sofisticadas para os recursos humanos que devem funionar. Um FMS se baseia nos princípios da tecnologia em grupo.

O FMS podemos identificar três recursos: a capacidade de identificar e distinguir os diferentes tipos de peças ou produtos processados no sitemas, à rápida troca das instruções operacionais e da configuração física.

As máquinas CNC são flexíveis porque podem ser programadas para usinar fiferentes configurações de peças.

Tipos de FMSs, podem ser distiguidos de acordo com os tipos de operações que realizam: operações de processamento ou de operações de motangem. Numero de maquinas podem distinguir o tipo de sistema flexível como : células de máquinas únicas, células flexível de manufatura e sistema flexível de manufaturas.

O sistema satisfaz com três dos quatros testes de flexibilidade como (1) processar tipos diferentes de peças, (2) responder a mudança no programa de produção (3) recuperação de erros e (4) aceitar introduções de novas peças.

Nivel de flexibilidade ele pode ser aplicado a sistema com qualquer número de estações de trabalho, mas suass aplicações parece mais comum com FMCs e FMSs.

Os componentes do FMS estão na estação de trabalho, sistema de manuseio e armazenamento de material e sistema de controle computadorizado.

Na estação de trabalho temos estação de carga/descarga que está a interface física entre o FMS e o resto da fábrica.

Nas estação de usinagem o sistema são predominantemente maquinas-ferramentas CNC.

E nas Estações de processamento consistem na operações como: furação, corte e certos processos de dobra e conformação. No sistemas consiste também de um forno de aquecimento, uma prensa de forjamento e uma estação de corte.

No sistema de manuseio e armazenamento de material é o segundo componente mais importante FMS. As funções do sistema de manuseio possibilita o deslocamento aleatório e idempendencia de peças de trabalho entre as estações, permite o manuseio de várias configurações de pecas de trabalho, fornecer armazenamentos temporário, fornecer acesso conveniente para carregar e descarregar peças de trabalho e criar compatibilidade com o controle computadorizado.

As configurações de layout de FMS pode ser classificados em cinco categorias: (1) layout de linha são organizados em um loop servidor por um sistema de manuseio de peças na mesma forma, (2) layout circular, são organizados em um loop servidor por um sistema de manuseio d epeças na mesma forma, (3) layout escada, consiste de um ciclo retangular com degraus entre as secções retas do ciclo, (4) layout em campo aberto, consiste de multiplos loops e escadas e pode incluir ramais, (5) layout centralizado de rôbo, usa um ou mais robôs como o sistema de manuseio de material.

No recursos humanos existem algumas funções normalmente realizadas por humanos que incluem (1) carregar peças de trabalho brutas, (2) descarregar peças acabadas (ou montagens), (3) troca e reparos de ferramentas, (4) realizar manutenção e reparos de equipamentos, (5) realizar programação de peças NC, (6) programar e operar o sistemas de computador e (7) gerenciá-lo.

O FMS inclui um sistema de computação distribuídos que é ligado às estações de trabalho, ao sistema de manuseio de material e a outros componentes de hardware. O controle computadorizado pode ser agrupadas nas seguintes catergorias: (1) controle de estação de trabalho, (2) Distribuição de instruções de controle para as estações de trabalho, (3) controle de produção, (4) controle de tráfego, (5) controle do carro transportador, (6) monitoramento de peças, (7) controle de ferramentas, ¹monitoramento da vida da ferramenta de corte, ²local da ferramente, (8) Monitoramento e relatório de desempenho, (9) Disgnóstico.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com