TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Análise De Sistemas Unopar

Pesquisas Acadêmicas: Portifólio Análise De Sistemas Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  1.694 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTRUTURA DE DADOS – TIPO FILA 4

2.2 ESTRUTURA DE DADOS – TIPO PILHA. 4

2.3 ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA. 5

2.4 ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA. 5

2.4.1 COM BASE NA SUA PESQUISA RESPONDA QUAL DELAS TEM MAIS VANTAGENS E O MOTIVO. 5

2.5 COM RELAÇÃO A BANCO DE DADOS DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS DAS PROPRIEDADES ACID DE UMA TRANSAÇÃO. 5

2.6 COMO USAR UM BANCO DE DADOS RELACIONAL COM A PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. 6

2.7 SIGNIFICADO DE ORM (MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL) 7

2.8 PESQUISE E APRESENTE UMA FERRAMENTA PARA FAZER ORM 7

2.9 DESCREVA ALGUMAS VANTAGENS DO DIAGRAMA DE ATIVIDADES. 7

2.9.1 EXPLIQUE QUANDO DEVEMOS USAR DECISÃO E PONTO DE MERGE. 8

2.9.2 EXPLIQUE QUANDO DEVEMOS USAR CONCORRÊNCIA DE BIFURCAÇÃO E UNIÃO. 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Produção textual interdisciplinar individual do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 3° semestre, que tem como objetivo a aplicação dos conceitos das disciplinas estudadas neste período, tais conceitos referem-se à:

ALGORITMOS: Estrutura de dados e tipos de Fila e Pilha (suas estruturas, modos de inclusão, exclusão e pesquisa); Alocação simples e duplamente encadeada (vantagens e desvantagens), representação gráfica de alocações encadeadas.

BANCO DE DADOS: Definição conceitual das propriedades ACID de uma transação, como usar um banco de dados relacional com a P.O.O.

ANÁLISE DE SISTEMAS II: O que é um atributo derivado e como representá-lo no diagrama de classe?

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: Quais as vantagens da utilização da orientação a objetos e quando utiliza-se polimorfismo?

2 DESENVOLVIMENTO

Neste item e nos subseqüentes abordarei os tópicos solicitados para este portfólio, seguindo a ordem com a qual foi descrita no item 1 (Introdução) deste trabalho.

2.1 ESTRUTURA DE DADOS – TIPO FILA

Neste item tratarei sobre a forma com a qual as lista lineares do tipo FILA são organizadas e trabalhadas para efetuarmos inclusões, pesquisas e exclusões nas mesmas. Nestes tipos de listas usamos o conceito denominado FIFO - First In, First Out, que traduzido para o português significa, primeiro a entrar, primeiro a sair, neste método de organização, os elementos são retirados de acordo com a ordem de chegada na fila, ou seja, será retirado o primeiro elemento do inicio da fila e a inserção de novos elementos se dará após o último elemento da fila, caso exista, senão o elemento em questão se tornará o primeiro e será precedido pelos seguintes. Os apontadores utilizados neste tipo de lista são o início e o fim da fila, há porém casos de prioridades quanto ao atendimento na fila, quando trata-se de pessoas em um fila devido à fatores determinantes como idade avançada, gestação, no caso das mulheres, etc.

Suas Vantagens: Os processos tenderam a serem atendidos.

Desvantagens: sensibilidade a ordem de chegada, não dão garantia um tempo de resposta com rapidez.

Exemplos de listas do tipo FILA:

Documentos enviados para impressoras, pessoas esperando atendimento bancário, etc.

2.2 ESTRUTURA DE DADOS – TIPO PILHA.

Pilhas são formas de listas lineares nas quais o primeiro elemento a entrar é o último a sair (FILO – First In, Last Out) seu único apontador é o Topo, a partir do qual os elementos são inseridos, pesquisados e também excluídos.

2.3 ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA.

Em uma lista encadeada, o principal elemento é denominado nó ou nodo. Um nó encontra-se em uma determinada posição da lista, sendo a lista uma sucessão de nós. Cada nó contém, no mínimo, dois campos: uma refere-se ao dado armazenado na lista naquela posição, a outra refere-se a um ponteiro a outro nó na mesma lista. O dado é a própria informação da aplicação, o ponteiro (ou ponteiros, pois podem existir dois ou mais ponteiros) permite o encadeamento da lista. Uma lista simplesmente encadeada é uma sucessão de nós onde cada nó aponta para o próximo nó da lista. O nó que possuir o valor nulo no ponteiro para próximo é o último nó da lista. É de extrema importância que seja mantida uma referência para o primeiro nó da lista, caso esta referência for null, significa que a lista esta vazia. Em certas situações também é útil possuir uma referência ao último nó.

2.4 ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA.

Uma lista duplamente encadeada é uma sucessão de nós onde cada nó aponta para o próximo nó da lista e para seu predecessor. Assim, além do campo relativo ao dado, cada nó possui dois ponteiros, que chamaremos de prox. e ant. O objetivo do duplo encadeamento é tornar mais simples e mais eficiente a execução dos algoritmos.

2.4.1 COM BASE NA SUA PESQUISA RESPONDA QUAL DELAS TEM MAIS VANTAGENS E O MOTIVO.

Depende do tamanho e do volume de inserções e exclusões de sua lista, numa lista duplamente encadeada, por possuir ponteiros para o nó anterior e para o nó posterior, estas operações são menos dispendiosas, pois não há necessidade de se percorrer novamente a lista a partir do início como é o caso das listas simplesmente encadeadas.

2.5 COM RELAÇÃO A BANCO DE DADOS DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS DAS PROPRIEDADES ACID DE UMA TRANSAÇÃO.

Todo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) investe em sua maneira de realizar as funções a avaliação de aproveitamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com