TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Manutenção Industrial

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

WILLIAM JULIEN AMORIM - 233542010

ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

WILLIAM JULIEN AMORIM

ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina  Manutenção Industrial.

Prof.  Daniel Mariano da Silva

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

[pic 2]

Administração e Organização da Manutenção

Toda e qualquer fábrica ou instalação industrial, ou ainda toda e qualquer atividade que pretenda fabricar alguma coisa, precisa de vários meios que permitam a produção; tais meios podem ser simples tesouras e agulhas ou mesmo um par de agulhas e novelos de lã, assim como conjuntos de alta complexidade, abrangendo máquinas automáticas, equipamentos simples como bombas e ventiladores até conjuntos operando em tandem e produzindo artigos dos mais complexos possíveis. Assim como uma simples tesoura precisa de ser reparada de tempos em tempos, já que o corte é perdido com a sequência de operações, as máquinas complexas apresentam desgaste assemelhado, exigindo reparos e consertos em períodos que variam de conformidade com o equipamento, utilização, material sendo processado etc.

Em praticamente todos os casos a manutenção é simplesmente tolerada como um mal necessário, já que as máquinas vão se quebrar e então, alguém deve conserta-las. Normalmente o pessoal da manutenção é considerado tão somente para consertar o que se quebra. Basta observar que, em praticamente a totalidade dos casos, o gerente de manutenção ocupa uma posição considerada subaltema quando comparada com o gerente de produção, financeiro, vendas etc. Entretanto, um estudo detalhado do problema mostra que os custos de manutenção, quando existe uma organização adequada, desaparecem quando comparados com os lucros que possibilitam, por conservar a capacidade produtiva em valores elevados.

Considerando a manutenção como responsável pela instalação de maneira global, abrangendo o fornecimento de luz, água e ventilação além do maquinário e equipamento, uma falha é percebida imediatamente.

Além do mais, quando a instalação é total ou parcialmente automatizada os problemas de manutenção aumentam enormemente, exigindo pessoal qualificado e treinado, além de uma organização impensável numa instalação clássica.

Organização de um Sistema de Manutenção

        

        Para que uma empresa qualquer uma determinada função seja exigida com a necessária eficiência, o controle desta função tem necessariamente de ser exercido por meio de uma organização fixada pela própria função. A organização é feita de conformidade com as metas, objetivos e atitudes da direção geral ou então implantada segundo necessidades que se apresentam. Seja como for, a manutenção deve prestar serviços e, para tal, há necessidade de uma certa organização. Entretanto, observa-se que qualquer tipo de organização pode prestar serviços satisfatórios, inexistindo uma organização que seja melhor que a outra, uma vez que existem vários fatores envolvidos, como tipo de instalação, equipamentos utilizados, produto em fabricação, etc.

        A finalidade precípua da manutenção é conservar os equipamentos de máquinas em condições satisfatórias de operação e as suas atividades cobrem uma faixa bastante ampla de funções. Como todo equipamento apresenta desgaste, tal desgaste leva, invariavelmente, ao rompimento ou quebra de um ou mais componentes. Quando isto acontece aparece a necessidade de realizar um conserto, consubstanciado na substituição do componente, ou componentes defeituosos.

Filosofia que Deve Prevalecer numa Instalação Industrial

        Uma fábrica ou instalação industrial qualquer é constituída por vários departamentos, divisões, secções outra denominação qualquer, mas que, em qualquer caso, devem funcionar de maneira harmoniosa e objetiva. Toda instalação é erigida como um todo e visando a obtenção de lucro, através da aplicação de técnicas e processos de fabricação ou produção, associadas a técnicas de administração e gerenciamento.

        É importante que todo o pessoal encarregado da manutenção permaneça sob controle e jurisdição exclusiva do responsável pela atividade de manutenção que, por uma questão de autoridade e responsabilidade, é o responsável pela orientação, direção e supervisão de todos os consertos, reparos e demais atividades inerentes à manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com