TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio de manutenção

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA MECATRÔNICA – SEXTO MÓDULO

                 

                    GLIVIA DUARTE DA SILVA- 204112012

PORTFÓLIO 1

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

                                                   GUARULHOS

2014

                                GLIVIA DUARTE DA SILVA-204112012

                                                   

PORTFÓLIO 1

                                        MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

                                     

Trabalho apresentado ao Curso de engenharia mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina  de MANUTENÇÃO INDUSTRIAL.

Prof°- CLAUDEMIR ALVES.

                                                       Guarulhos

2014

RESUMO CAPÍTULO 2

IDÉIAS E CONCEITOS BÁSICOS DA MANUTENÇÃO:

Apresentando uma série de estatísticas que informam qual a vida útil aproximada de cada máquina,componente ou equipamento,limitando-se tais dados e peças ou componentes especifcos.Á manutenção que devem ser definidas de maneira clara,visando evitar confusões referentes ao uso inadequado de termos definidos de maneira pouca clara.

Entre tais conceitos,que tal desenvolvimento está ligado ao aparecimento de tecnologias de ponta,onde uma falha apresenta consequências difícies de avaliar.Os interessados em maiores detalhes deverão consultar a literatura recomendada.

CONCEITO DE CONFIABILIDADE:

Da maneira geral,é possível adotar a definição: “um dispositivo é considerado confiável,seja um automóvel,avião ou qualquer mecanismo,quando permanece cumprindo suas funções durante toda a vida útil estabelecida pelo projeto,independentemente de condições favoráveis ou adversas.”

Com isso,observou-se que a duração,ou vida útil de uma peça podia ser relacionada diretamente á severidade das tensões aplicadas á peça.Com o aparecimento de problemas na década,as exigências de confiabilidade passaram a ser obrigatórias em todas as especificações de equipamentos e dispositivos novos.

Então,para predizer a confiabilidade de um produto qualquer considerado como  sistema,devem ser consideradas as confiabilidades dos componentes.Como a confiabilidades individuais é ainda menor.O estudo de Lusser e Pieruschka,quando aplicado ás bombas VI,elevaram a confiabilidade de zero a 75%.

DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS RELACIONADAS Á CONFIABILIDADE:

Procurando manter uma sequencia lógica que coincida com o uso geral mas que,por outro lado,são descritas de maneira um tanto restritiva exatamente para evitar interpretações inadequadas.

CONCEITO DE SISTEMA:

É importante observar que existem sistemas complexos constituidos por dois ou mais grupos de dispositivos cumprido cada um deles uma das funções ou missões do sistema.

Embora seja perfeitamente possível dizer que o sistema integrado apresenta a missão,ou função,de fornecer conforto ambiental há necessidade de,neste caso,subdividir a missão em três partes,para que a confiabilidade e o desempenho do sistema seja avaliada.

CONCEITOS FUNDAMENTAL DE CIRCUITO:

É importante observar que o termo “CIRCUITO” não é limitado ao circuito elétrico conhecido de todos,mas engloba as conexões e ligações entre os elementos,sejam elas mecânicas,elétricas,hidráulicas,térmica ou de qualquer outro tipo.

Nem sempre é simples fazer a separação adequada visando uma técnica de análise envolvendo a confiabilidade,manutenabilidade e disponibilidade,principalmente pelas dificuldades existentes para estabelecer as relações entre um “CIRCUITO” e a sua “FUNÇÃO”.

Com tal procedimento,o conceito,bastante abstrato,de “FUNÇÃO” é transformado num circuito constituido por várias peças interligadas;os circuitos são então re-arranjados em sub-sistemas que são,por sua vez agrupados para formar o produto final.

CONCEITO DE COMPONENTE OU PEÇA E CONCEITO DE MONTAGEM:

Uma peça ou componente nada mais é que umitem arbitrário que não é passível de desmontagem em componentes subordinados,sem que haja rompimento permanente de uniões físicas usuais.

Observe-se que os componentes de uma montagem arbitrária podem ser constituidos por uma combinação de um número de montagem subordinadas,denominadas sub-montagens.

HIERARQUIA DE UM SISTEMA:

É comum a apresentação da hierarquia de montagens sob a forma de “árvore da montagem”,onde cada raiz da árvore termina num componente,calcula-se a confiabilidade nessa sequência até atingir o nível superior de sistemas,quando tem-se a confiabilidade pretendida.

OPERAÇÃO DEFICIENTE:

Pode se tratar de interrupção completa da operação,caso em que é classificada como catastrófica,um desvio incontrolável do valor de um parâmetro crítico abaixo do limite especificado ou mesmo uma variação transitória que ultrapassa os valores limite estabelecidos para a missão.O enguiço pode ser originado numa ou várias das causas seguintes:

*Componente malajustado ou apresentando falha;

*Machucadura física,devido a causa externa;

*Alteração substancial da fonte externa de energia,tais como variação excessiva da tensão da linha de alimentação.

FALHAS OU FALTAS:

Quando um sistema arbitrário cumpre mais de uma missão independente,qualquer enguiço que interrompa a execução de uma das missões pelo sistema é considerado como uma falha,as falhas são classificadas em “identificável e não-identificáveis”.

São ainda consideradas falhas não-identificáveis aquelas devidas a erros do operador,manuseio inadequado ou manutenção insatisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com