TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino Observação e Projeto: Postagem

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM[pic 1] GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Alex Marchezan – 1880645

São Miguel do Oeste

2018

1 Ponto de Partida

O ponto de partida escolhido por mim foi nas redondezas de minha casa, num raio de aproximadamente 500 metros, localizada em Linha Prata, Bandeirante, S/N, estado de Santa Catarina.

2 Ambientes escolares encontrados

2.1 Escola Municipal Anita Garibaldi (EMAG) - 100 metros

A escola possui 125 matrículas ativas, distribuída em alunos do pré-escolar até o nono ano do ensino fundamental, contendo 11 turmas, a escola funciona em dois turnos, sendo eles matutino e vespertino, sendo o primeiro com funcionamento das 07:45 ás 11:45 e o segundo das 13:15 ás 17:15.

O colégio conta com 11 salas, sendo elas 7 salas de aula, uma biblioteca, uma sala dos professores, uma secretaria e uma sala de informática. Ela conta com um espaço amplo de gramado para as crianças brincar e aproveitar ao máximo o horário de intervalo. Conta ainda com um parquinho para o pré-escolar usufruir contendo balanços, casinhas, gangorras, escorregadores entre outros brinquedos infantis.

A EMAG conta com vinte e três funcionários, distribuídos em dezesseis professores, diretora, coordenadora pedagógica, três auxiliares de limpeza, uma merendeira e uma estagiaria.

O transporte para as crianças frequentar as aulas é totalmente gratuito, custeado pela prefeitura municipal, conta com um ônibus da prefeitura e dois ônibus terceirizados, com transportes saindo das Linhas Gaspar, Adolfo Zigueli e Riqueza do Oeste.

3 Ambientes não escolares encontrados

3.1 Clube Esportivo Floriano – 200 metros

        O campo do Floriano surgiu em 1970, quando ainda era um campo de terra, os jovens da comunidade se reuniam todo final de semana para jogar uma partida de futebol. Ao passar do tempo começaram a plantar grama e investir mais no clube esportivo.

        Com o tempo ocorreu a diminuição de jovens na comunidade, o campo foi ficando parado, chegando a ser abandonado por meses, tempo mais tarde um jovem se interessou pelo campo a tomou a frente, reerguendo o mesmo.

        Atualmente com uma administração eficaz o clube voltou ativamente na comunidade, retornou a participar de campeonatos municipal, disputando duas categorias sendo elas aspirante e principal, sendo o atual campeão municipal na categoria aspirante, título inédito na categoria, pois nunca haviam vencido antes.

O clube abrange um público em geral desde crianças até idosos, possui torcedores fieis ao clube, em dias de jogos sempre há venda de comidas e bebidas, o valor arrecadado é guardado e investido na infraestrutura do local.

3.2 Salão comunitário – 100 metros

        Fundado em 1966, o salão comunitário está em nome da Mitra (Igreja), mas a administração do mesmo é feita por membros do chamado Conselho da Pastoral, nesse ano eu faço parte do conselho, assumindo o papel de secretário, esse conselho é renovado a cada dois anos através de eleições na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (349.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com