TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica 10 – Fenômenos magnéticos

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Una[pic 1]

Relatório de Física Eletromagnetismo

Pratica 10 – Fenômenos magnéticos

1 . INTRODUÇÃO

Os ímãs são objetos que atraem objetos feitos de certos tipos de metais. Todos os ímãs têm dois polos que emitem forças opostas. As extremidades de um ímã são chamadas de: polo norte e sul. Eles têm esses nomes, porque, quando suspenso por uma corda ou imersos na água, a extremidade norte aponta em direção ao polo norte da Terra, enquanto a sul aponta para o polo sul. Um fato incomum sobre os ímãs é que, se, por exemplo, uma barra de ímã for cortada ao meio, cada pedaço ainda assim manterá as forças nos polos norte e sul.

Nesse relatório vamos discutir a formação de linhas de força de campos magnéticos nos imãs e o principio de atração e repulsão entre os polos.

Magnetismo é o fenômeno físico que consiste nas forças de atração e repulsão exercidas por certos metais, como o ferro-doce, o cobalto e o níquel, devido à presença de cargas elétricas em movimento. Dá-se também esse nome à disciplina da física que estuda a

origem e as manifestações de tais fenômenos magnéticos.
O campo magnético é um campo vetorial, pois possui direção e magnitude. Esse fenômeno é detectado em ímãs e condutores, que acabam provocando uma força externa

em outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento.

2. OBJETIVO

 Analisar o comportamento de ímãs e o campo magnético gerado por eles; estudar várias situações nas quais condutores retilíneos e/ou espiras interagem com ímãs permanentes.

3. PROCEDIMENTOS

I – Ímãs e polos magnéticos

Material

  • 2 ímãs cilíndricos;
  • 1 bússola.

  1. Aproximação das extremidades com cores iguais (polos iguais) de dois ímãs cilíndricos.

D

S

N

N

S

F

F

Aproximando-se o polo norte de um ímã o polo norte de outro ímã, nota-se que eles se repelem. Os dois imãs afastam-se porque suas forças não são compatíveis.

2. Aproximação das extremidades com cores diferentes (polos diferentes) de dois ímãs cilíndricos.

S

N

S

N

F

F

Aproximando-se do polo norte de um ímã o polo sul de outro ímã, nota-se uma atração.

3. Aproximando de uma bússola um ímã com o polo pintado de azul, a agulha da bússola com a parte pintada de branca foi atraída pelo ímã.

4. Aproximando de uma bússola um ímã com polo pintado de vermelho, a agulha de bússola com a parte pintada de vermelho foi atraída pelo ímã.

5. A terra é considerada um grande ímã, portanto seu lado sul será atraído pelo lado norte de um outro ímã. No experimento ao aproximar polo pintado de azul do imã com a bússola, observamos que o norte da bússola (parte branca) foi atraído. Concluímos assim, que a parte azul do imã é o polo que corresponde à parte sul do mesmo. Já ao aproximar a parte vermelha do imã com a bússola, observamos que o sul (parte vermelha da bússola), foi atraído. Assim

concluímos que a parte vermelha do imã é o norte.

Sabendo que a extremidade pintada da bússola aponta para o norte geográfico, determinamos que a parte branca da bússola corresponde ao sul e a parte pintada da mesma, corresponde ao norte. A parte vermelha do imã corresponde ao sul e aparte azul do imã corresponde ao norte. 

I I – Ímãs e polos magnéticos

Material

  • 1 suporte para amortecedor magnético;
  • 5 ímãs em anel com polos identificado.

Quando encaixamos no suporte um ímã com a parte vermelha voltada para cima e em seguida colocamos outro imã com a mesma face voltada para baixo, observamos que devido à mesma polaridade dos imãs ocorreu repulsão entre eles. E à medida que fomos encaixamos os demais imãs seguindo o mesmo procedimento anterior, o espaço de afastamento entre eles diminuiu de baixo para cima, ou seja, os imãs da parte de baixo ficaram mais próximos um do outro e à medida que os outros ímãs foram colocados o espaço entre eles aumentaram de forma proporcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (808.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com