TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre-projeto para sistema de irrigação

Por:   •  12/4/2015  •  Artigo  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

AUTOMAÇÃO EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO PARA CONTROLE E MELHOR APROVEITAMENTO DE AGUA  

AUTOMAÇÃO EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO PARA CONTROLE E MELHOR APROVEITAMENTO DE ÁGUA  

 

 

  1. INTRODUÇÃO.        04
  2. JUSTIFICATIVA.        05

  1. OBJETIVO.        06

3.1 GERAL.        06

3.2 ESPECIFICO.        

  1. METODOLOGIA.        

  1. CRONOGRAMA.        7
  1. REFERÊNCIAS.        07

 

     

1. INTRODUÇÃO

A água é um dos únicos recursos naturais que tem relação com todos os aspectos da civilização humana, sejam eles aspectos agrícolas e industriais ou até mesmo culturais e religiosos. Ela é a fonte da vida, não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. Entretanto, por maior que seja a sua importância, as pessoas continuam a utiliza-la de forma incoerente havendo assim um disperdicio da mesma.

Atualmente, segundo Leonardo Delfim Gobbi, professor de Geografia do colegio Qi, cerca de 70% de toda a água doce é utilizada em irrigação de plantações. A partir desses dados, nota-se que é necessário uma utilização de forma coerente para que a água usada neste setor seja aproveitada da forma correta.

Em geral, o conceito de automação se resume em um sistema automático de controle pelo o qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. (http://www.conceitotecnologia.com.br/automacao-oque.asp). Para uma maior eficiência foram criados dispositivos que identificam se o solo está seco ou molhado com o objetivo de controlar o fluxo de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Segundo Laurimar Coelho, colaborador da UOL, “a beleza de um jardim não se restringe apenas à escolha das plantas. A irrigação na medida certa é que vai definir não só a vitalidade da paisagem por muitos anos, como garantir a economia de água”. Essas técnicas e tecnologia também podem ser aplicadas para residências, no intuito de trazer conforto e diminuição de custos nas mesmas.

2. JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos o perfil da população brasileira vem mudando. A busca por comodidade e bem estar aumenta cada vez mais com o crescimento da tecnologia, assim como, também há a elevação na preocupação com o meio ambiente. Alguns serviços estão sendo aprimorados, agora, utilizando a automação, as pessoas conseguem obter uma qualidade de vida maior. Elas têm mais tempo pra descansar e para dar mais atenção a sua família.

Atualmente, existe a necessidade da preservação dos recursos naturais e da redução do consumo para a preservação do meio ambiente, a automatização e controle presta-se como uma ótima ferramenta. Graças a ela a gestão da água  pode ser monitorada e acionada nos sistemas de irrigação em função da umidade do solo, vento e na captação de água de chuva. Através da automatização do setor de irrigação, a água pode ser utilizada na hora desejada e na quantidade certa para cada tipo de plantação proporcionando assim a qualidade de vida dos vegetais e também a um futuro melhor para a população.

Algumas pessoas têm uma preocupação muito grande com seus jardins e certas plantas necessitam de uma irrigação controlada. Esses fatores muitas vezes acabam tomando tempo e recursos das pessoas. A ideia de automatizar este setor não só traz a comodidade de não estar tendo o trabalho de irrigar como também economiza nos gastos com mão de obra e na redução de custos com a utilização da água. Com esse controle se torna possível ter um monitoramento a distância de todo o sistema, ou seja, caso a pessoa necessite viajar ela pode através da internet verificar se os dispositivos estão funcionando corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com