TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais danos causados pela soldagem

Tese: Principais danos causados pela soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

Principais danos causados pela Soldagem

Pneumoconiose e disfunção pulmonar causada em operários.

Durante o arco de solda, o fio-núcleo do eletrodo, revestimento do eletrodo e metal parente são derretidos, evaporados, oxidados e aglutinados sob alta temperatura do arco elétrico, assim geram grande quantidade de fumaça que contém óxidos de metal e outros materiais que causam pneumoconiose para operários de solda se inalados por longo-tempo. Geralmente, a doença de pneumoconiose ocorre em ambiente de trabalho sufocado e com falta de ventilação, a idade média de incidência da doença é aproximadamente 18 anos.

Teste da Função de Ventilação Pulmonária aponta que a fumaça de solda pode causar certo grau de dano na função pulmonar e a evidente recaída nos índices de FVC, FEV1. 0, FEV1.0%, MMF, V50, V25, PEFR, bem como outros parâmetros de função pulmonar; Ao mesmo tempo, o hábito do fumo e a exposição a fumaça de solda podem causar efeito sinérgico na função pulmonar dos operários de solda; o dano na função pulmonar agrava com o avanço da idade no trabalho em relação a tempo de exposição a fumaça de solda.

Intoxicação com Manganês;

Peças de solda e eletrodos contêm certo grau de manganês. Geralmente, a proporção de manganês no fio – núcleo é bem baixa, aproximadamente 0,3% ~ 0,6%. Porém, para aumentar a resistência mecânica, resistência ao desgaste e a corrosão, a proporção de manganês pode aumentar até 23%.

A exposição à fumaça de manganês por longo período em ambiente com falta de ventilação, tais como, cabina de navio, caldeira ou recipiente fechado, pode resultar em manganismo que pode ser diagnosticado pelo aumento de proporção de manganês em soro sangüíneo e na urina, ao mesmo tempo o paciente pode apresentar disfunção no comportamento do nervo. Além do mais, a concentração de manganês nos cabelos também serve como parâmetro de diagnose na fase inicial de manganismo.

Febre de fumaça de solda;

A febre de fumaça de solda, também chamada “febre de soldador”, é uma doença sistêmica com sintomas de febre súbita e aumento de glóbulos brancos periféricos, que pertence ao tipo de febre de fumaça de metal, cuja causa da doença é devido a inalação de óxido de metal.

Ao se expor a fumaça de óxido de metal, o efeito da doença manifesta-se 6-12 horas depois, com sintomas de vertigem, sensação de fraqueza, sensação de aperto no peito, dispneia e dores nos músculos e juntas. Depois disso, o paciente tem febre e leucocitose, em casos mais caso graves, sente frio e treme.

Efeitos sobre sistema nervoso

Vários estudos apontam que processo de solda está ligado com danos no sistema nervoso causado por contato ocupacional, que afeta as funções humanas de processamento de informações, tais como recordação, análise, posicionamento e outras, manifestando em disfunções neurofisiológica, neuropsicológica e neuro-etológica. Isso está intimamente relacionado com manganês, alumínio e chumbo contidos em fumaça de solda.

O teste de WHO.NCTB demonstra que o total de nota sobre função de comportamento está em proporção inversa com a concentração de manganês na urina, ou seja, a mutação em função neuro-etológica pode servir como um dos parâmetros na fase inicial de diagnose em prevenção de manganismo.

Segundo os estudos realizados, a nota total de comportamento do grupo de soldadores foi relatada mais alta que o grupo de comparação. Na opinião do autor, isso pode ser resultado de efeitos dos estados físicos dos soldadores e efeitos de treinamentos nas técnicas relacionadas a trabalho. No entanto, também foi relatado o efeito de soldagem nas funções reguladoras de nervo parassimpático de soldadores.

Ademais, a idade de caso de síndrome de Parkinson no grupo de soldadores é menor que o grupo de comparação (46 anos na média do grupo de soldadores, 63 anos na média do grupo de comparação), isso indica que soldagem é um dos riscos de Síndrome de Parkinson.

Efeitos sobre olhos e peles;

Ferimentos de raios de ultravioleta e infravermelho nos olhos e pele fazem parte de ferimentos ocupacionais durante a solda. Freqüentemente, há relatos sobre o aumento de sintomas de doença oftalmológica entre soldadores, que se manifestam por oftalmia elétrica, blefaritis crônica, conjuntivite, catarata, etc., especialmente blefaritis crônica e conjuntivite, cujas incidências aumentam cada vez mais conforme o avanço de idade no trabalho.

Ao se expor excessivamente ao raio ultravioleta, o soldador está susceptível a fotoqueratitis – o ferimento principal causado, enquanto a catarata está devido ao expor a raio infravermelho. Segundo um estudo recém realizado no exterior, a exposição excessiva a raios ultravioleta aumenta o risco de câncer cutâneo não melanoma e outras doenças crônicas, das quais, melanoma maligno ocular e etc.

Efeitos sobre sistema genital

Devido ao fato dos resultados de toxicidade reprodutiva ocupar um grande papel, uma série de estudos sobre toxicidade reprodutiva no processo de solda foi realizada no campo internacional de medicina nos últimos 10 anos, seu foco principal está mais voltado para qualidade de sêmen de soldador, resultados reprodutivos de soldadoras e mecanismos relativos.

Os estudos apontam que as morbidades, tais como, aumento em volume menstrual, encurtamento de círculo menstrual, prolongamento de hemorragia menstrual, aumento de leucorrhea, aborto espontâneo, nascimento prematuro e menalgia entre as soldadoras são mais elevadas que o grupo de comparação.

Entre os soldadores masculinos que sofrem de manganismo, seu sêmen apresenta uma cor uniforme cinza, com valor de pH normal, enquanto o tempo médio da liquefação de sêmen é mais longo que o do grupo de comparação.

Os resultados de análise indicam que os soldadores masculinos que sofrem de manganismo tem índices de volume médio de sêmen por cada ejaculação, número total de esperma, taxa de esperma sobrevivente e taxa de esperma móvil reduzidos em comparação com os do grupo semelhante, enquanto a taxa de aberração de esperma é evidentemente mais alta no grupo de soldadores.

Isso conclui que manganês pode afetar o sistema espermatogênico dos soldadores masculinos por interferir diretamente no processo de amadurecimento do espermatozoide, matando espermatozoides e causando mutação na qualidade de sêmen por conseqüência.

No campo de medicina, também foram relatados casos de desordem em segregação de hormônio sexual e decadência da qualidade de sêmen, contudo, isso não afetará a proporção de nascimento de sexo masculino ou feminino dos filhos dos soldadores.

Efeitos sobre órgãos internos

Foi utilizado exame ultrasónico do Tipo-B para descobrir os efeitos de solda sobre fígado e baço de soldadores. No modo geral, o resultado mostra que o comprido e grossura do lóbulo do fígado esquerdo, diâmetro oblíquo do lóbulo do fígado direito e a grossura de baço são maiores que o grupo de comparação, com uma diferença estaticamente significante.

A solda elétrica causa certo grau de danos em fígado e baço de soldadores de forma que os danos aumentam cada vez mais conforme os anos de serviço. Além disso, o risco de tumor endócrino pancreático é evidentemente maior que no grupo normal.

Oftalmia Elétrica

Algumas pessoas passaram a ter dor aguda, dacryrrhea e não conseguem abrir seus olhos a noite, devido à exposição a solda elétrica durante o dia, isso é diagnosticado como oftalmia elétrica.

As iluminações de solda elétrica e solda com gás, radiador de ultravioleta, reflexão de raio solar nas praias, planaltos e montanhas cobertas por gelo podem gerar grande quantidade de raios ultravioletas que causam oftalmia elétrica, a qual soldadores são especialmente suscetíveis.

Os sintomas de oftalmia elétrica são: dores nos olhos, acompanhado com fotofobia, visão borrada, dificuldade em abrir os olhos como se tiverem areias nos olhos, devido a ferimento no epitélio córneo após 2~12 horas ao expor os raios ultravioletas.

Podem ser observados no exame ótico os sintomas, tais como hiperemia nas pálpebras, viral conjuntivites, congestão em conjuntiva bulbar e apoptose em epitélio córneo. Apesar de que o sintoma de oftalmia elétrica comece subitamente, seu prognose é positivo.

No momento de acontecimento, o paciente pode aplicar solução anestésica tópica (i.e. 0,5% tetracaína) por 1~2 vezes. Isso pode melhorar de forma rápida a situação de oftalmia, ao mesmo tempo deve usar gota anti-inflamatória para proteger os olhos de infecção. Conforme a recuperação da conjuntiva e epitélio córneo, o paciente pode ser sarado em 2~5 dias.

Para prevenir de oftalmia elétrica, soldadores devem realizar soldagem com máscaras protetoras. Além do mais, os raios ultravioletas oriundos da reflexão solar de planalto, deserto ou terra coberta de neve também podem causar oftalmia elétrica nos olhos, por isso, as pessoas devem usar óculos protetores quando presentes nesses ambientes.

Os ricos ocupacionais principais nas soldagens específicas são oriundos de poeiras, gases venenosos, temperatura alta, raios de arco e campo eletromagnético de alta freqüência, etc.

Hoje em dia, devido a desenvolvimento súbito na área de economia social, quase todos os campos industriais estão ligados com processo de soldagem, aumentando cada vez mais o número de soldadores no mercado de trabalho, por conseguinte, sobressaem cada dia mais problemas relacionados ao risco ocupacional em processo de soldagem.

Fonte: Soldagem e seus principais Riscos Ocupacionais - 02. | Prevenção Online

...

Baixar como  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »