TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais danos causados ​​pela soldagem

Projeto de pesquisa: Principais danos causados ​​pela soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Existem muitos fatores de riscos de saúde no processo de soldagem. Geralmente tais fatores podem ser classificados em 2 categorias: fator físico e fator químico. O fator físico inclui os raios ultravioletas, raios infravermelhos e etc. gerados pelo raio do arco sob alta temperatura. O segundo fator é composto por várias composições de sólidos aéreo da solda, incluindo vários metais, tais como, ferro, manganês, alumínio, cromo, chumbo, níquel, elementos radioativos e etc., que estão no estado sólido; e óxido de manganês, fluoreto de hidrogênio, óxido de nitrogênio e outros, que estão no estado gasoso. Além do mais, existem outros fatores sutis que não são fáceis de identificar, tais como alta temperatura, vibração e ruídos.

O sólido aéreo de solda cuja atividade biológica é evidentemente mais alta que as outras partículas possui uma dispersibilidade extremamente alta. As composições de sólido aéreo de solda variam de acordo com eletrodos e diferentes métodos de soldagem, como resultado, a atividade biológica é diferente também [2]; além do mais, a atividade biológica está relacionada com a propriedade dissolvente e a “frescura” da fumaça de solda.

Principais danos causados pela soldagem

Pneumoconiose e disfunção pulmonar causada em operários.

Durante o arco de solda, o fio-núcleo do eletrodo, revestimento do eletrodo e metal parente são derretidos, evaporados, oxidados e aglutinados sob alta temperatura do arco elétrico, assim geram grande quantidade de fumaça que contém óxidos de metal e outros materiais que causam pneumoconiose para operários de solda se inalados por longo-tempo. Geralmente, a doença de pneumoconiose ocorre em ambiente de trabalho sufocado e com falta de ventilação, a idade média de incidência da doença é aproximadamente 18 anos. Teste da Função de Ventilação Pulmonária aponta que a fumaça de solda pode causar certo grau de dano na função pulmonar e a evidente recaída nos índices de FVC, FEV1. 0, FEV1.0%, MMF, V50, V25, PEFR, bem como outros parâmetros de função pulmonar; Ao mesmo tempo, o hábito do fumo e a exposição a fumaça de solda podem causar efeito sinérgico na função pulmonar dos operários de solda; o dano na função pulmonar agrava com o avanço da idade no trabalho em relação a tempo de exposição a fumaça de solda.[5]

Intoxicação de manganês

Peças de solda e eletrodos contêm certo grau de manganês. Geralmente, a proporção de manganês no fio – núcleo é bem baixa, aproximadamente 0,3% ~ 0,6%. Porém, para aumentar a resistência mecânica, resistência ao desgaste e a corrosão, a proporção de manganês pode aumentar até 23%. A exposição à fumaça de manganês por longo período em ambiente com falta de ventilação, tais como, cabina de navio, caldeira ou recipiente fechado, pode resultar em manganismo que pode ser diagnosticado pelo aumento de proporção de manganês em soro sanguíneo e na urina, ao mesmo tempo o paciente pode apresentar disfunção no comportamento do nervo. Além do mais, a concentração de manganês nos cabelos também serve como parâmetro de diagnose na fase inicial de manganismo.

Febre de fumaça de solda

A febre de fumaça de solda, também chamada “febre de soldador”, é uma doença sistêmica com sintomas de febre súbita e aumento de glóbulos brancos periféricos, que pertence ao tipo de febre de fumaça de metal, cuja causa da doença é devido a inalação de óxido de metal. Ao se expor a fumaça de óxido de metal, o efeito da doença manifesta-se 6-12 horas depois, com sintomas de vertigem, sensação de fraqueza, sensação de aperto no peito, dispnéia e dores nos músculos e juntas. Depois disso, o paciente tem febre e leucocitose, em casos mais caso graves, sente frio e treme.

Efeitos sobre sistema nervoso

Vários estudos apontam que processo de solda está ligado com danos no sistema nervoso causado por contato ocupacional, que afeta as funções humanas de processamento de informações, tais como recordação, análise, posicionamento e outras, manifestando em disfunções neurofisiológica, neuropsicológica e neuro-etológica. Isso está intimamente relacionado com manganês, alumínio e chumbo contidos em fumaça de solda. O teste de WHO.NCTB demonstra que o total de nota sobre função de comportamento está em proporção inversa com a concentração de manganês na urina, ou seja, a mutação em função neuro-etológica pode servir como um dos parâmetros na fase inicial de diagnose em prevenção de manganismo. Segundo os estudos realizados, a nota total de comportamento do grupo de soldadores foi relatada mais alta que o grupo de comparação. Na opinião do autor, isso pode ser resultado de efeitos dos estados físicos dos soldadores e efeitos de treinamentos nas técnicas relacionadas a trabalho. No entanto, também foi relatado o efeito de soldagem nas funções reguladoras de nervo parassimpático de soldadores. Ademais, a idade de caso de síndrome de Parkinson no grupo de soldadores é menor que o grupo de comparação (46 anos na média do grupo de soldadores, 63 anos na média do grupo de comparação), isso indica que soldagem é um dos riscos de Síndrome de Parkinson.

Efeitos sobre olhos e peles

Ferimentos de raios de ultravioleta e infravermelho nos olhos e pele fazem parte de ferimentos ocupacionais durante a solda. Frequentemente, há relatos sobre o aumento de sintomas de doença oftalmológica entre soldadores, que se manifestam por oftalmia elétrica, blefaritis crônica, conjuntivite, catarata, etc., especialmente blefaritis crônica e conjuntivite, cujas incidências aumentam cada vez mais conforme o avanço de idade no trabalho. Ao se expor excessivamente ao raio ultravioleta, o soldador está susceptível a fotoqueratitis - o ferimento principal causado, enquanto a catarata está devido ao expor a raio infravermelho. Segundo um estudo recém realizado no exterior, a exposição excessiva a raios ultravioleta aumenta o risco de câncer cutâneo não melanoma e outras doenças crônicas, das quais, melanoma maligno ocular e etc.

Efeitos sobre órgãos internos

Foi utilizado exame ultrasónico do Tipo-B para descobrir os efeitos de solda sobre fígado e baço de soldadores. No modo geral, o resultado mostra que o comprido e grossura do lóbulo do fígado esquerdo, diâmetro oblíquo do lóbulo do fígado direito e a grossura de baço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com