TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dano causado pela eliminação inadequada de filmes de raios-X

Artigo: Dano causado pela eliminação inadequada de filmes de raios-X. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇAO

Velhas chapas de raios-X escondem um tesouro, a prata. O precioso metal fica espalhado numa fina camada sobre a película que produz a imagem da radiografia. As chapas que ficam nos hospitais ou vão para casa geralmente vão parar em lixões e aterros. Como contêm metanol, amônia e metais pesados como cromo, as chapas usadas acabam carregando resíduos tóxicos, O que pouca gente sabe é que delas é possível extrair cristais de prata.

Os filmes radiológicos jogados em aterros sanitários contaminam o solo e a água. Estes filmes tem 2 problemas, o primeiro deles é o acetato que é a base onde é feito o filme plástico.Este plástico é derivado de petróleo e se jogado num aterro sanitário vai demorar cerca de cem anos para ser degradado, isto e uma coisa muito grave e tem uma pior que a gente não enxerga que é a prata que está no filme. A prata é um metal pesado que nem em cem anos vai resolver o problema. O metal pesado fica para sempre e isto é um problema muito grande porque contamina o lençol freático, rios e solo e tudo mais.

Um dos metais mais populares de nossa civilização, a prata (e suas ligas) tem sido utilizada em jóias, talheres, espelhos, objetos decorativos e etc. Como ela esta presente nas fotografias branco e preto e nas radiografias entre outros, a reciclagem destes produtos vem sendo considerado de grande interesse comercial por ser uma atividade lucrativa e constituir matéria-prima sem custo.

Estima-se, em média, que a prata potencialmente recuperável de negativos de filmes preto e branco é de cerca 0,5g/m2 ao passo que esse número pode aumentar 10 vezes para radiografias.

DESENVOLVIMENTO

O processo da reciclagem começa com a separação das radiografias por tamanho e qualidade do filme. Depois elas ficam de molho por um dia no tanque com água e soda cáustica. A partir daí a prata se desprende e fica na água. O plástico - depois de lavado, fica completamente azul. Vai para as máquinas de secar e após ser picotado, se transforma embalagens.

A prata que ficou misturada a água de molho vai para tanques de decantação, onde fica cerca de uma semana. A massa contendo o metal que se decanta vai direto para a fundição, volta a ser líquida no forno a uma temperatura de mil graus Celsius, toda a água que sobra do processo é tratada antes de ser dispensada. Todo mês os exames radiológicos que chegam ate a reciclagem se transformam em 300 mil embalagens plásticas e 100 kg de prata.

Para recuperação de prata a partir de radiografias, devem ser considerados os seguintes aspectos, em igual relevância:

. Simplicidade na execução

. Menor quantidade de reagentes

. Baixo custo dos reagentes

. Geração de menor quantidade de resíduos

. Geração de resíduos menos tóxicos

. Bom rendimento

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com