TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processamento do Mel

Por:   •  12/6/2017  •  Ensaio  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

Processamento do mel

Pratica da colheita – Deve seguir alguns procedimentos, visando não só a coleta eficiente, mas também a manutenção de suas características originais  e consequentemente a qualidade do mel. Será a primeira vez que o apicultor terá contato com o produto, poucos apicultores tem consciência da importância dessa etapa.

Essa pratica deve seguir um plano de controle desenvolvido pela EMBRAPA denominado “campo para a apicultura”.

Vestimentas: macacão ou jaleco e calça em ótimas condições de higiene.

Fatores climáticos: não devem ser realizadas e dias chuvosos ou com alta umidade do ar. Deve dar preferência aos horários entre 9 e 16 horas e dias ensolarados.

Uso de fumaça:  o mel pode absorver odores com facilidade, é importante q o apicultor tome cuidado com o uso da fumaça como: não utilizar qualquer material que seja contaminante ao mel, não direcionar a fumaça diretamente aos quadros, aplicar fumaça fria, limpa e livre de fuligem e aplicar uma quantidade mínima, apenas para a retirada dos quadros.

Seleção de quadros: devem ser retirados os quadros que apresentem no mínimo 90% de seus alvéolos operculados. Não deve colher quadros que apresentem: crias em qualquer fase de crescimento, grande quantidade de pólen e mel verde( mel ainda não maduros com alto teor de umidade).

 Limpeza -  é a retirada de ceras irregulares e própolis.

Desoperculação -  Os favos de mel terão seu opérculos retirados que é uma fina camada de cera  que recobre os alvéolos,  por um garfo desoperculador que tem nas extremidades hastes metálicas pontiagudas  que fazem a perfuração e retirada dos opérculos. Isso é feito sobre a mesa desoperculadora que é uma estrutura de aço inoxidável e forma de tanque. O mel escorrido nao se perde sendo retirado do fundo  por um dreno lateral.

Centrifugação – Após a desoperculação, os quadros são encaminhados para a centrifugação que deverá ocorrer lentamente para não quebrar os quadros que estão cheios de mel, aumentando sua velocidade progressivamente.  Extraído o mel, ele pode ser retirado da centrífuga por gravidade, escoando para um balde ou para o decantador. Se a produção for em grande escala pode se utilizar um sistema de bombeamento.

Filtração -  são usadas várias peneiras com diferentes gramaturas, seguindo da menor para a maior.

Decantação -  depois da filtração o mel é encaminhado para o decantador, onde descansará por 48 horas, afim de que as partículas que não foram retiradas na filtragem e as bolhas criadas durante o processo se desloquem para a porção superior  do decantador.

Envase – deve- se evitar o aparecimento de bolhas indesejáveis, executando o procedimento de forma lenta e posicionando o recipiente ligeiramente inclinados, fazendo com que o mel escoe  pela parede da embalagem.

Armazenamento-  Deve ter cuidados especiais em relação a higiene do ambiente e principalmente em  relação ao controle da temperatura. Altas temperaturas  durante o processo e o estoque  são prejudiciais a qualidade do produto final e seu efeito nocivo é acumulativo e irreversível.

Análise do mel

O mel  é o unco produto doce que conte proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais a saúde. É uma solução aquosa de açucares, geralmente  com predominância de frutose e glucose. A principal forma de falsificação do mel é pela adição de açúcar comercial, glucose e dextrina. E no comercio pode ocorrer mel artificial, que é constituído por açúcar  com adições de substancia aromáticas  de mel natural. A analise do mel tem por finalidade  descobrir se o produto é genunino, artificial ou falsificado. O mel deve ser tomado de diferentes partes  do lote antes  de se proceder à mistura. Misturar cerca de 250 g do mel em analise e colocar em um frasco fechado

Cor – está associada á sua origem floral, porém o armazenemento prolongado , a luz, as possíveis reações enzimáticas , aquecimento e o processo de colheita podem escurecer o mel. O mel pode ser branco( provavelmente centrifugado), pardo( provavelmente de coníferas) ou com coloração intermediária de amarelo claro a amarelo esverdeado.

Análise de umidade – O método de análise mais recomendado e mais utilizado é por refratometria a 20ºc  com interpretação feita em leitura da tabela de Chataway.

HMF -  Reação de Jagerschmdit: tritura se 10 g de mel com 10 ml de acetona em um gral de porcelana. Dps decantao solvente e transferi se 2 a 3 ml para um tubo de ensaio contendo o msm volume de acido clorídrico. Dps esfria a mistura em água corrente ou banho de gelo.

O aparecimento de forte coloração violeta indica presença de açúcar comercial.

Acidez – pesa se 10 g de mel e dissolve em 50 ml de água destilada, coloca se 2 gotas de fenolftaleína e titula com NAOH ate o aparecimento de  uma leve coloração rósea.

Deve ser consumida na titulação cerca de  5 ou menos ml de Naoh, mas que isso  indica que o mel está em fase adiantada de fermentação.

Cinzas – pesa se 10 g em uma capsula de porcelana tarada, aquece e chama ate cessar o intumescimento e incinerar a temperatura de 450 graus ate  ter um resíduo branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com