TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZANDO DE FORMA PRAZEROSA, UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS.

Trabalho Escolar: ALFABETIZANDO DE FORMA PRAZEROSA, UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 12

Alfabetizando de forma prazerosa utilizando ferramentas lúdicas

Vanessa Costa da Silva Toledo

Acadêmica do Curso de Pedagogia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de transmitir a importância e resgatar o interesse do uso de uma ferramenta que deveria ser muito útil no ensino, principalmente na fase inicial da criança na escola, o uso do lúdico. O momento de alfabetização quando proporcionado com ferramentas lúdicas torna se mais fácil de assimilar e deixa de ser um processo maçante através somente de conteúdo. O jogo e a brincadeira são meios que se têm de oferecer a uma criança uma aprendizagem menos rígida, de maneira alegre e divertida.

O lúdico é um trabalho de ação pedagógica objetivando o desenvolvimento e a construção da linguagem, gesto, sons, imagens, fala e escrita, se apresente em forma de propostas de jogos e brincadeiras que permitam à criança tomar decisões, raciocinar rápido e ser criativa. Para alcançarmos o sucesso no processo de alfabetização precisamos buscar caminhos que possam oferecer condições para que o desenvolvimento dos alunos ocorra de forma prazerosa e criativa, inserida na fase a qual se encontra, pois são crianças na fase de sua infância.

Palavras-chaves: alfabetizar, lúdico, jogos e brincadeiras.

Summary

This article aims to convey the importance and redeem the interest of using a tool that should be very useful in teaching, especially at the initial stage of the child at school, the use of playful. The moment when provided with literacy tools play makes it easier to assimilate and no longer a tedious process using only content. The game and play are means that have to offer a child a learning less rigid, so cheerful and fun.

The play is a work of pedagogical action aimed at the development and construction of language, gesture, sound, images, spoken and written, is presented in the form of proposals for games and activities that allow the child to make decisions, think fast and be creative. To achieve success in the literacy process must seek paths that can provide conditions for the development of students takes place in a pleasant and creative, inserted into the phase which is because children are at the stage of their childhood.

Keywords: literacy, playful, fun and games.

Introdução

A escrita e a leitura são de extrema importância na vida do ser humano, pois a todo o momento nos deparamos com situações que exigem o seu desenvolvimento. No mundo em que hoje no encontramos a criança deixa de ser criança muito cedo, ela não faz o que gostaria de fazer, que é brincar e sim o que os pais querem e o que a escola possibilita. Então, deixá-la brincar é possibilitar-lhe que solte o imaginário, que brinque de faz de conta, sinta prazer, se expresse, tanto corporal e verbal quanto artisticamente. Diante deste fato a escola recebe as crianças, e o professor as “bombardeia” conteúdos com o objetivo de alfabetizá-las, esquecendo que são crianças que precisam brincar, viver sua infância; portanto, um método prazeroso que deveria ser utilizado vem sido deixado de lado devido à falta de tempo e à sobrecarga profissional. O professor não proporciona uma alfabetização utilizando o lúdico, pois acreditam que causa desconforto, descontrole dentro da sala, e na verdade existem aqueles que não querem ter um trabalho maior, acham mais fácil sobrecarregar a criança somente com conteúdo, pois acreditam na agilidade de aprender utilizando este método.

WINNICOTT (1975:63),

“(...) o ato de brincar é mais que a simples satisfação de desejos. O brincar é o fazer em si, um fazer que requer tempo e espaço próprio, um fazer que se constitui de experiências culturais, que é universal e próprio da saúde, porque facilita o crescimento, conduz aos relacionamentos grupais, podendo ser uma forma de comunicação consigo mesmo (a criança) e com os outros (...).”

O professor assume um papel muito importante como facilitador da entrada da criança no mundo da leitura, portanto, e de suma importância são o planejamento e a busca de atividades diferenciadas e contextualizadas, observando e refletindo para o ensino não se tornar rotina mecanizada. De acordo com Wajskop:

Reprimida na forma de aluno, do qual se espera obediência, silêncio, passividade, submissão a regras e rotinas – muitas das quais sem objetivos claros -, encontra-se a criança, curiosa, ativa, ansiosa por novas experiências e pelas oportunidades de interagir com outras crianças e com o ambiente. (WAJSKOP G. 1995, p.11)

Desenvolvimento

A alfabetização da criança na escola é motivo de várias reflexões, pois o ensino não tem obtido uma avaliação boa diante dos índices levantados por fontes avaliativas no ranque educacional. A alfabetização tem sido alvo de muitas discussões no mundo atual, devido ao baixo rendimento escolar, evasão e repetência. O alicerce do ensino tem início na alfabetização, se o professor proporciona uma forma prazerosa acredita-se que a assimilação será maior. Segundo Carvalho,

aprender a ler como se a leitura fosse um ato mecânico, separado da compreensão, é um desastre que acontece todos os dias. (CARVALHO, 2010, p.11)

Encontramos no Método de Alfabetização Lúdica subsídios para apoiar nossas ideias. Esse Método surge desde 1980, e vem sendo aplicado no Brasil com resultados bastante satisfatório no processo de alfabetização de crianças brasileiras.

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo", mas a definição do lúdico deixou de ser sinônimo de jogos, pois as implicações da necessidade lúdica extrapolam vai além de ser somente brincadeira.

A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão, mas como um aprendizado, de forma agradável, prazerosa.

O professor alfabetizador precisa compreendera teoria que fundamenta o método, assim como também acompanhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com