TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos Etapa3

Trabalho Escolar: Processos Administrativos Etapa3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.576 Palavras (11 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 3

Passo 1

Podemos definir Direção como processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Têm a função de interpretar os planos e instruir em como colocá-los em prática, Envolve orientação, assistência à execução, comunicação, motivação e liderança; sendo diretamente ligada com o relacionamento entre as pessoas. Dirigir uma empresa significa conseguir fazer com que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.

Existem duas concepções opostas a respeito do estilo de direção baseadas em divergências e/ou opiniões opostas, acerca da natureza humana. Essas concepções foram distinguidas por McGregor e são conhecidas como: Teoria X, ou tradicional; e Teoria Y, ou moderna.

A Teoria X, que pode representar o estilo de direção da Teoria da Administração Científica, Clássica e Burocrática; baseia-se na premissa incorreta, talvez distorcida, sobre a natureza humana. Considerando que: o homem é indolente e preguiçoso por natureza; falta de ambição; O homem é egocêntrico; resiste a mudanças; e a sua dependência o torna incapaz de autocontrole e autodisciplina.

Já a Teoria Y, desenvolve um estilo de direção aberto, dinâmico e democrático, considerando que administrar é um processo de criar oportunidades, baseia-se nas concepções, a respeito da natureza humana. Essa teoria propõe um estilo de direção participativo e democrático, baseando-se nos valores humanos e sociais; e tem como característica marcante a descentralização de Decisões; representa o moderno estilo de direção notório pela Teoria Comportamental e as teorias administrativas posteriores.

A função administrativa de direção no nível institucional da empresa é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.

A Gerência caracteriza a função administrativa de direção no nível intermediário das empresas, descreve a motivação humana, suas bases, características, processo de comunicação e suas complexidades e caracteriza a liderança. Esta função administrativa de direção se encarrega de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. Todo comportamento humano é causado, motivado e orientado por objetivos pessoais, e a Gerência é responsável em liderar essas pessoas pela motivação e comunicação.

A Supervisão caracteriza a função administrativa de direção no nível operacional das empresas. Os supervisores são os responsáveis por designar as atividades imediatas e dirigir essas atividades, que são realizadas por pessoas não administrativas. O supervisor precisa trabalhar em equipe, é fundamental que saiba construir e formar equipes com objetivos de buscar a excelência no desempenho.

Segundo Adilson Rocha, Direção é o processo administrativo que conduz e coordena as pessoas na execução das tarefas antecipadamente planejadas, fazendo com que os colaboradores executem as tarefas (ou serviços) pelos quais respondem. Os principais meio de direção empresarial são: Ordens ou instruções (transmitir decisões aos subordinados); Motivação; Coordenação; Liderança; Tomada de decisões e Controle.

Ainda segundo Rocha é dada ou emitida ordens pelos encarregados da direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer. Porém, o administrador não pode ignorar a existência e necessidade de motivação na ação de seus subordinados, é necessário que eles tenham “motivos” para operar, que se relacionam a: sobrevivência, segurança, satisfação e estimulação. Do ponto de vista do administrador, a motivação compreende a criação de condições, que buscam proporcionar a satisfação pessoal dos colaboradores.

Já na concepção de Henri Fayol, “a coordenação tem por fim ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços.” Por isso, é fundamental a presença da Coordenação em todas as fases da administração. A liderança, também faz parte da personalidade de um administrador, ele precisa saber conduzir seus subordinados. A liderança está baseada no prestígio pessoal do administrador e pelo menos 03 fatores influem no poder de liderança de um administrador, tais como: posição hierárquica, competência funcional, e personalidade dinâmica. Em diversas ocasiões o administrador irá se confrontar com a necessidade de decidir o que fazer, portanto, a escolha que fazemos irá determinar o caminho a seguir. Além do mais, será necessário verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado, e também assinalar as faltas e os erros, com o intuito de repará-los e evitar a repetição dos mesmos. Por isso é fundamental a Escolha de Decisões e o Controle na direção administrativa.

O Planejamento é a primeira função administrativa, que determinam quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los. Nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso. É essencial estabelecer os resultados futuros que se pretende atingir, dentro de certo espaço de tempo, e aplicando-se certa quantidade de recursos. Devem ser estabelecidos objetivos mais gerais amplos e genéricos a serem perseguidos pela empresa como um todo, e cujo monitoramento fica a cargo do dono da empresa ou de seus dirigentes maiores. É a partir desses objetivos organizacionais que a empresa pode determinar metas a seus funcionários e estes possam dedicar seus esforços para alcançá-las.

Os planos são parte do planejamento, e dizem respeito ao curso de ação predeterminado para o alcance dos objetivos. Os planos fornecem respostas do tipo o que deve ser feito, quando, como, onde, por quem e quanto custará. Daí, quatro tipos de planos surgem: os procedimentos, relacionados ao método de trabalho; os orçamentos (budget), relacionados ao dinheiro a ser gasto/investido; as programações ou cronogramas, relacionados às atividades ao longo do tempo; as normas e regulamentos, relacionadas ao comportamento dos indivíduos. De maneira implícita ou explícita, toda empresa possui planos; a diferença é que se forem feitos de forma explícita, fica mais fácil à difusão, o acompanhamento de sua execução e o engajamento dos funcionários.

A Organização é a função administrativa ligada ao ato de organizar, estruturar e integrar recursos e departamentos incumbidos de sua administração, estabelecendo suas atribuições e inter-relações. Faz parte da Organização, por exemplo, determinar as atividades específicas necessárias às pessoas e seus cargos. Em outras palavras, estabelecer quem faz o que na empresa, evitando duplicidade de funções ou atividades que não ficam claramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com