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Programaçao

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Por:   •  8/3/2015  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

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Questão 1:

Baseado na imagem acima, que define uma classe chamada Carro, e baseado nos conceitos estudados sobre orientação a objetos, defina o que é um atributo e o que é um método. Segundo a definição dada, apresente quais são os atributos existentes na classe acima, bem como os seus métodos. Por fim, indique na classe se existe um método construtor, e caso exista, se tal método é sobrecarregado, justificando a sua resposta. (3,5 pontos).

Um Atributo é a propriedade da classe. Já o método é uma função da classe.

Os atributos são: fabricante, modelo e anoModelo.

Os métodos são: Carro, setFabricante, setModelo, setAnoModelo, getfabricante, getModelo, getAnoModelo.

O método carro é construtor mas não sobrecarregado.

Questão 2:

Você criou a classe abaixo, que tem como finalidade inicializar os atributos velocidadeAtual em zero e velocidadeMaxima em 80. Além disso, a classe possui um método que recebe uma velocidade como parâmetro, que seria um valor que o carro teria de acelerar. Se este valor, somado a velocidade atual for maior que a velocidade máxima, o carro não será acelerado e surgirá uma mensagem na tela. Caso contrário, o carro é acelerado. Essa deve ser a única forma de alterar a velocidade do carro. (3,0 pontos)

1 public class Carro {

2 double velocidadeAtual;

3 double velocidadeMaxima;

4

5 public Carro(){

6 velocidadeAtual=0;

7 velocidadeMaxima=80;

8 }

9 public void acelera(double quantidade) {

10 if ((this.velocidadeAtual+quantidade)>this.velocidadeMaxima)

11 System.out.println("Velocidade Inadequada. Alteração não será efetuada");

12 else

13 this.velocidadeAtual = this.velocidadeAtual + quantidade;

14 }

15 }

A classe abaixo foi desenvolvida por outra pessoa, que usará a classe anterior criada por você. Tem como objetivo acelerar o carro e mostrar a velocidade final do carro. Uma maneira correta de fazer isso seria como apresentado na linha 4. Ou seja, ao passar o valor 200 como parâmetro uma mensagem seria mostrada, informando não ser possível alterar a velocidade. Porém, a pessoa que desenvolveu essa classe, inadequadamente, atribuiu o valor 200 para a velocidade atual (linha 5), o que não poderia ocorrer. No entanto, a sua classe acima permite que isso ocorra.

Baseado no conceito de encapsulamento estudado nessa unidade de aprendizagem reescreva seu programa acima, de forma que isso não possa ocorrer.

1 class TestaCarroEstouro1 {

2 public static void main(String args[]) {

3 Carro meuCarro = new Carro();

4 meuCarro.acelera(200);

5 meuCarro.velocidadeAtual=200;

6 System.out.println("Velocidade atual: "+meuCarro.velocidadeAtual);

7 }

8 }

Questão 3:

Esta questão tem por objetivo, além do uso dos conceitos de orientação a objetos vistos até agora, utilizar alguns métodos da classe String não vistos no livro didático e que devem ser pesquisados na Internet ou em outras bibliografias. Para a resolução desta questão você deve pesquisar dois métodos na classe String. O primeiro deles é um método capaz de pegar um “pedaço” de uma String. O segundo método necessário deve ser capaz de verificar o tamanho de uma String. Ambos os métodos estão disponíveis na aAPI do Java referente a classe String.

Sendo assim, após a pesquisa de quais métodos são esses e de seu funcionamento, escreva uma classe Data cuja instância (objeto) represente uma data. Esta classe deverá dispor dos seguintes métodos:

• Construtor: define a data de determinado objeto (através de parâmetro). Este método verifica se a data está no formato correto, ou seja, se o tamanho da String é 10 e se o terceiro e sexto caracteres são barras. Caso não esteja a data é configurada como 01/01/0001.

• comparaDatas: recebe como parâmetro dois objetos da classe Data, compara os dois objetos e mostra uma mensagem caso as datas sejam iguais.

• getDia: retorna o dia da data.

• getMes: retorna o mês da data.

• getAno: retorna o ano da data.

O programa deve ser construído na metodologia de POO, utilizando encapsulamento e os respectivos

...

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