TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Em Camadas

Dissertações: Programação Em Camadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Camadas

As camadas ajudam a estruturar aplicações que possam ser decompostas em grupos de sub-tarefas, nas quais cada grupo está em um nível de abstração particular.

MDV – Model-View-Controller

O modelo de programação em camadas também é popularmente conhecido como MDV - Model-view-controller, que pode ser traduzido como modelo-visão-controlador. É um conceito de desenvolvimento da arquitetura de softwares que foi criado devido ao aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas, ela separa a representação da informação da interação do usuário com ele.

Imagem 1

Acima, a imagem destaca a funcionalidade do sistema. A interação do modelo pode ser compreendida com a seguinte legenda:

“Um diagrama simples exemplificando a relação entre Model, View e Controller. As linhas sólidas indicam associação direta e as tracejadas indicam associação indireta.”

Citação retirada de <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:ModelViewControllerDiagram2.svg> Acessado em Fevereiro de 2014.

Bem, Model (modelo) consiste nas regras de negócio, nos dados da aplicação, na lógica e nas funções. A View (visão) podemos entender como qualquer saída de dados, como uma tabela ou diagrama. É comum existir a possibilidade de termos visões variadas de um mesmo dado, como um gráfico de barras para o gerenciamento e um de pizza para contadores. O Controller (controlador) faz a medição da entrada, convertendo-a em comandos para o modelo ou para a visão.

Model

Um modelo notifica suas visões e controladores associados quando há uma mudança em seu estado. Esta notificação permite que as visões produzam saídas atualizadas e que os controladores alterem o conjunto de comandos disponíveis. Uma implementação passiva do MVC monta estas notificações, devido à aplicação não necessitar delas ou a plataforma de software não suportá-las.

À primeira vista, os objetos do tipo Model podem ser vistos como a primeira camada de interação com qualquer banco de dados que você possa estar usando na sua aplicação. Mas em geral eles representam os principais conceitos em torno do qual você implementa sua aplicação.

No caso de uma rede social, a camada Model cuida de tarefas como as de salvar os dados dos usuários e o relacionamento entre amigos, armazenar e recuperar as fotos dos usuários, encontrar novos amigos para sugestões e etc. Neste exemplo os Models podem ser vistos como “Amigo”, “Usuario”, “Comentario”e “Foto”.

View

O view, ou visão, no padrão MVC servirá APENAS para exibir as informações enviadas pelo controller, aqui não existirá nenhuma lógica ou regra de negócio, apenas a interface do usuário.Por exemplo, como a camada Model retorna um conjunto de dados, a view pode usá-los para exibir uma página HTML ou retornar o resultado em um formato XML para que outros o consuma.

A camada View não está limitada à representações dos dados no formato HTML ou texto, podendo ser usada para entregar uma variedade de formatos diferentes, dependendo do que você precisar, como vídeos, músicas, documentos e qualquer outro formato que você puder pensar.

Controller

O controle faz precisamente o que o nome diz: controla. Ele é o responsável por fazer a intercessão entre o modelo e a visão. É o responsável também por toda lógica do sistema. Retornando somente os itens necessários para a comunicação entre o modelo e a visão. Entre o usuário e a aplicação.

Os Controllers podem ser vistos como administradoras tomando os devidos cuidados para que todos os recursos necessários para completar uma tarefa sejam delegados para os trabalhadores corretos. Ele aguarda os pedidos dos clientes, verifica a validade de acordo com as regras de autenticação e autorização, delega dados para serem obtidos ou processados pelos Models e seleciona o tipo correto de apresentação dos dados para o qual o cliente está aceitando para finalmente delegar o trabalho de renderização para a camada de visualização.

Aplicação

Apesar de desenvolvida originalmente para computação pessoal, o MVC foi amplamente adaptado como uma arquitetura para as aplicações World Wide Web em todas as linguagens de programação maiores. Muitos frameworks de aplicação comerciais e não comerciais foram criados tendo como base esse modelo. Estes frameworks variam em suas interpretações, principalmente no modo que as responsabilidades MVC são divididas entre o cliente e servidor.

Um exemplo prático seria que o programador só teria que se preocupar em programar e não teria que mexer em nada visual da aplicação, enquanto um designer veria apenas o visual e nada da programação, podendo apenas se focar na estética da aplicação. Podemos utilizar também como exemplo o fato de normalmente a programação e os aspectos visuais de uma aplicação estão misturados em um mesmo arquivo. Utilizando o modelo MVC (camadas), separamos a programação em um arquivo e os aspectos visuais no outro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com