TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Para Internet

Artigos Científicos: Programação Para Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Servlet

Servlets são módulos de código em Java que rodam em uma aplicação no servidor para responder pedidos do cliente. Os servlets não são direcionados para um tipo de protocolo cliente-servidor, embora sejam mais comumente usados com HTTP e a palavra "Servlet" é frequentemente usada com o significado "HTTP Servlet".

Servlets usam as extensões da classe padrão no pacote javax.servlet (pacote básico) e javax.servlet.http (atendem as requisições HTTP).

Como Servlets são escritos em Java, eles criam extensões sofisticadas em um servidor, independentemente do sistema operacional. Usos típicos para HTTP Servlets:

- Processamento e armazenamento de dados mandados por um formulário HTML;

- Acessar um conteúdo dinâmico, como por exemplo, o resultado de uma consulta ao banco de dados;

- Gerenciar o estado de informação sobre uma conexão de estado HTTP.

JSP

Java Server Pages é uma tecnologia utilizada para o desenvolvimento de sites e sistemas voltado para a web. A linguagem de programação que é utilizada no desenvolvimento de páginas em JSP é semelhante à linguagem utilizada pela Microsoft ASP (Active Server Pages) ou até mesmo a linguagem de programação em PHP.

JSF

Java Server Faces é uma especificação do framework MVC Java padrão que tem como principal objetivo simplificar a construção de componentes de interface gráfica para aplicações web.

Desenvolvido pela Java Community Process (JCP), tem como uma de suas características mais relevantes a presença do modelo de componentes, semelhante ao que acontece no desenvolvimento Desktop. Essa orientação tende a facilitar o reuso, pois, além dos vários componentes já existentes, é possível criar novos componentes.

Outras características marcantes são a existência de validadores e conversores de dados (facilitando a manipulação de tais), navegabilidade entre páginas oferecida por arquivos de configuração, suporte a internacionalização, entre outras.

JPA

Java Persistence API é uma API padrão do java para persistência que deve ser implementada por frameworks que queiram seguir o padrão. A JPA define um meio de mapeamento objeto-relacional para objetos Java simples e comuns (POJOs), denominados beans de entidade. Diversos frameworks de mapeamento objeto/relacional como o Hibernate implementam a JPA. Também gerencia o desenvolvimento de entidades do Modelo Relacional usando a plataforma nativa Java SE e Java EE.

Originou-se num projeto comum entre os desenvolvedores para se criar o padrão1. Fortemente baseado nas idéias trazidas pelo Hibernate.

Ajax

Asynchronous Javascript and XML é caracterizado como uma técnica que utiliza diversas tecnologias para o seu funcionamento. O conceito do Ajax é bem simples, a partir do carregamento de uma página web, todas as informações necessárias ficam do lado do cliente e não do servidor, sendo assim toda a manipulação de dados é feita pelo via client e posteriormente enviada para o servidor. Por exemplo, um cadastro em abas com diversos campos. Sem a utilização do Ajax, cada vez que uma aba fosse clicada o servidor enviaria as informações para preencher os campos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com