TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado Ao Curso Superior De Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos_IV (PROINTER_IV)

Artigos Científicos: Projeto Interdisciplinar Aplicado Ao Curso Superior De Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos_IV (PROINTER_IV). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos, características e objetivos do diagnóstico de necessidades

Conhecida anteriormente como levantamento de necessidades, ou Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), a identificação das demandas empresariais em termos de conhecimento a ser construído por intermédio de ações em educação profissional, transformando-se em importante ferramenta do aumento da eficiência empresarial e do atingimento dos objetivos corporativos. Com isso, passou a determinar diretrizes para a melhoria contínua.

Passou a ser um problema resolver déficits pontuais. Durante muito tempo, seguiram uma rota invertida do progresso e da sobrevivência no mundo competitivo, resolvendo problemas de forma isolada em relação ao próprio negócio. Mudaram para uma visão mais clínica, minuciosa e estratégica. Era preciso diagnosticar, já que a complexidade do próprio trabalho humano exigia uma melhor interpretação do talento das pessoas. Uma nova visão de capacitação profissional surgiu, para além do mero treinamento para tarefas. Passou a considerar aspectos diferenciados e interdependentes na qualificação das pessoas para o trabalho.

As empresas precisam criar processos e estratégias para potencializar todas essas bagagens individuais de forma unidirecional e sincronizada, de modo a fazer com que o desenvolvimento delas em cada um de seus colaboradores construa uma bagagem de CHA corporativa, que será o resultado não somente do somatório, mas da síntese dos portfólios individuais. O eixo norteador para essa construção deve ser sempre o foco do negócio dessa empresa, explicitado em seu planejamento estratégico.

O Diagnóstico de Necessidades (DN), que aqui apresentamos, conceituado como um conjunto de estratégias e práticas sistematizadas a partir das quais é possível analisar desempenhos profissionais tanto individuais quanto coletivos, à luz de demandas e cenários externos, com vista à celebração de planos de educação corporativa, permeadas pelos princípios da pedagogia empresarial e cujo foco seja sempre a melhoria das pessoas e dos resultados do negócio.

É o momento onde devem ser desenvolvidas pesquisas alinhadas ao planejamento estratégico da empresa. Esse diagnóstico deve ser uma prática contínua no dia-a-dia da empresa. Explica-se exatamente pelas rápidas mudanças de cenário às quais as empresas estão submetidas.

Mudanças são de caráter endógeno em processos de reestruturação ou mesmo de mudanças na tecnologia aplicada na produção de bens ou serviços. Caráter exógeno, resultantes da pressão mercadológica da concorrência ou mesmo de novas necessidades dos consumidores. Em ambos os casos novas necessidades surgem e precisam ser adequadamente diagnosticadas atender a essas demandas de conhecimento.

Todo diagnósticos de necessidades seja elaborado a partir de pressupostos. Pressupostos foram classificados por Marras (2000) em teóricos e metodológicos os primeiros ligados às bases conceituam de sua formulação e os segundos, relacionados diretamente às estratégias de sua elaboração.

Hierarquia das demandas de conhecimento nas organizações

Quando falamos das demandas educacionais, estamos nos referindo às necessidades em uma perspectiva de evolução contínua. Não há empresas onde não existam demandas por desenvolvimento de seu capital intelectual. Empresas são constituídas por pessoas e, pessoas, por definição, são seres incompletos e por isso mesmo em constante processo evolutivo, sobretudo se considerarmos tal afirmativa na perspectiva do conhecimento.

Há três dimensões diferenciadas e interdependentes de demandas da empresa por conhecimentos, habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com