TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossa Locadora De Livros

Monografias: Nossa Locadora De Livros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. OBJETIVO 7

3.0 Processo de Inspeção e Software 8

3.1. Verificação e Validação 9

3.2. Testabilidade do Software 10

4.0 SGBD para a Nossa Locadora de Livros 12

5.0. Linguagem de Programação JAVA 13

6.0. Modelo Prototipação 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

Com os avanços tecnológicos, a competitividade entre as empresas está cada vez maior. Com a globalização, o mercado competitivo não é mais local e sim global com isso o mercado vem exigindo das empresas maior rapidez, flexibilidade e qualidade nos serviços e nos softwares. E para que essas exigências sejam satisfeitas, é preciso uma significativa melhoria e padronização no processo de desenvolvimento de softwares.

A busca constante na evolução do software não se faz por meio de apenas uma metodologia, mas sim uma combinação de melhores ferramentas de automação, técnicas para a garantia da qualidade do software, gerenciamento e controle das atividades envolvidas; esses são os principais objetivos da engenharia de software.

No passado os programadores desenvolviam seus produtos de forma pessoal, por meio de técnicas próprias, que por meio da sua experiência de acertos e erros criavam seu próprio padrão.

2. OBJETIVO

A TI (Tecnologia da Informação) é movida por tecnologia, desenvolvimento, rapidez, robustez e segurança. O profissional que atua nessa área deve está sempre atualizado e apto a adaptar-se a um mercado sempre em evolução. Deve conhecer os padrões, as técnicas de desenvolvimento de software para que possa usar o melhor de cada técnica em um determinado projeto.

O presente trabalho tem como objetivos os seguintes aspectos:

• Conhecer o processo de inspeção de software;

• Conhecer o processo de Verificação e validação;

• Conhecer o processo de testabilidade de software;

• Aplicabilidade do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).

3. O Processo de Inspeção de Software

Na engenharia de software, assim como em outras disciplinas de engenharia, é necessário considerar variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo de desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas negativamente quando artefatos defeituosos são produzidos, devido ao retrabalho para corrigir defeitos. Sabe-se, ainda, que o custo do retrabalho para correção de defeitos aumenta na medida em que o processo de desenvolvimento progride. Desta forma, iniciativas devem ser realizadas no sentido de encontrar e corrigir defeitos tão logo sejam introduzidos. Uma abordagem que tem se mostrado eficiente e de baixo custo para encontrar defeitos, reduzindo o retrabalho e melhorando a qualidade dos produtos é o processo de inspeção de software.

Inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido.

De forma resumida, o processo tradicional de inspeção de software envolve o planejamento da inspeção, indivíduos revisando um determinado artefato, um encontro em equipe para discutir e registrar os defeitos, a passagem dos defeitos para o autor do artefato para que possam ser corrigidos e uma avaliação final sobre a necessidade de uma nova inspeção.

Assim, um dos maiores benefícios de se utilizar inspeções de software é a detecção de defeitos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software, facilitando a correção destes defeitos com menor esforço e custo. Desta forma, o esforço com retrabalho é, reduzido em média para 10% a 20% do esforço total de desenvolvimento, conforme PETERS (2001). Esta redução no retrabalho pode implicar em melhorias significativas para a produtividade de software.

3.1. Verificação e Validação

A verificação e a validação asseguram que o software cumpra com suas especificações e atenda às necessidades do cliente/usuário.

O processo de verificação e validação ocorre em todo o clico de vida do projeto. Revisões de requisitos, revisões de design e teste de código.

Deve ser verificado e avaliado os seguintes itens:

• Fatores de Qualidade Operacionais:

1. Correção;

2. Eficiência ou desempenho;

3. Robustez;

4. Confiabilidade;

5. Usabilidade;

6. Utilidade e validade;

• Fatores de Qualidade de Revisão:

1. relacionado com a manutenção,evolução e avaliação do software.

• Fatores de Qualidade de Transição:

1. Relacionados com a instalação, reutilização, e integração com outros produtos.

3.2. Testabilidade do Software.

O teste é uma das atividades fundamentais da etapa de desenvolvimento de um software, sendo de extrema importância na busca da garantia da qualidade do produto. Das diversas fases associadas a Engenharia de Software, o teste é a fase indispensável para validar e verificar sistemas em desenvolvimento. Desde o estabelecimento desta noção, tem-se feito grande volume de pesquisa em torno deste assunto. Uma das questões primordiais na execução de um teste é caracterizar o número de testes suficientes para percorrer todos os caminhos da estrutura do software, buscando assim garantir qualidade do produto.

O teste de produtos de softwares envolve, basicamente, quatro etapas: planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com