TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social - Inclusão Digital

Artigos Científicos: Projeto Social - Inclusão Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

.

“ INCLUSÃO DIGITAL ”

Projeto Inclusão Digital dos colaboradores apresentado à Têxtil Assef Maluf por Marcos Guilherme Ferraz.

1.0 Introdução:

O uso do termo “Inclusão Digital” tem sido usado constantemente e tornou-se moda, e isso levou a uma forte critica sobre a banalização do termo. Este projeto busca passar uma idéia geral sobre o que é inclusão digital, como também demonstrar a todos que estamos na era da digitalidade, da informação e da comunicação. Também passaremos um projeto de inclusão digital focado para colaboradores da Empresa Têxtil Assef Maluf Ltda. Neste projeto constará todas as necessidades para sua implementação.

2.0 O que é Inclusão Digital?

Com o grande avanço tecnológico que a ciência tem nos proporcionado, cada vez mais temos recursos voltados para a obtenção de informação e comunicação com o mundo.

A rede mundial de computadores (internet) permite uma comunicação de qualquer ponto do mundo com outro ponto, isto permite que todos com acesso a ela tenham a possibilidade de comunicar-se com o mundo, através de pesquisas de assuntos diversos de seus interesses. Mas a internet não permite apenas troca de conhecimentos entres todos conectados, existe também diversos serviços que podem ser feitos através dela. Entre tantos serviços que podemos fazer pela internet citamos alguns como declaração de imposto de renda, compras, pagamentos de tributos diversos, movimentação financeira entre bancos, cursos, etc...

A utilização destes recursos requer alguns conhecimentos e ferramentas básicas.

Ferramentas  Para se ter acesso a internet é necessário que se tenha um computador e um provedor.

O computador funciona com a interação do Hardware e do software. Hardware é a parte física do computador, a parte que se vê e se pode tocar como o monitor, memória, processador, cd-rom, disco rígido etc... Software é a parte que não se vê, é o programa instalado no Hardware como o sistema operacional ( windows-pago ) e ( GNU/linux - livre) e programas como o power point, planilhas e editores de textos que rodam dentro do sistema operacional.

Conhecimentos  Para usar o computador é necessário que se tenha os conhecimentos básicos sobre o funcionamento tanto do Hardware quanto do Software.

Pessoas com condições de adquirir um computador e possuir um provedor e saber como utiliza-lo, é uma pessoa que tem os requisitos básicos para ser incluída digitalmente. Ela passa a ser incluída quando retorna em beneficio próprio essa condição de acesso a internet...

Portanto isso é Inclusão Digital, tornar a vida das pessoas mais fácil, através do uso do que a tecnologia pode proporcionar, e tornar universal o acesso ao computador conectado a internet. Toda e qualquer pessoa que não tem estas condições mínimas, e não utiliza estes recursos em beneficio próprio é considerada uma pessoa excluída digitalmente, e sua inclusão dependera de alguns elementos, tais como: aquisição de um computador, provedor e obtenção de conhecimentos básicos na utilização em software e aplicativos. Nós como cidadãos, não podemos ajudar as pessoas na aquisição do computador e provedores, mas podemos ajudar na formação de seus conhecimentos básicos, esta terceira necessidade é onde nosso projeto se aplica.

3.0 O Projeto

3.1 Justificativa

Baseado em todas colocações acima citadas, nos como cidadãos devemos pensar no tema e refletir os aspectos importantes da questão e não no modismo que é simplesmente comercial. A inclusão digital é o caminho para a inclusão social e vice-versa e cabe a nos fazermos parte deste processo, pois a responsabilidade e de todos. Estamos na era da informação e da comunicação, crianças estão tendo contato cada vez mais cedo com toda esta tecnologia proporcionada, mas seus pais não pertencem a este mundo digital e nem sabem de sua importância como também não sabem dos benefícios que estão deixando de usufruir.

3.2 Publico

Nosso público alvo são colaboradores da Empresa AMF que por várias razões não possuem os conhecimentos básicos que é a terceira necessidade para ser um potencial incluído digitalmente.

3.3 Objetivo

• Oferecer aos participantes conhecimento sobre a utilização de softwares e aplicativos dando condições de utilizar todos os recursos que a tecnologia tem a oferecer.

• Tornar mais simples as atividades dos colaboradores no uso das tecnologias disponíveis pela AMF.

• Tornar esse mundo da tecnologia mais familiar a todos participantes.

• Expor aos participantes a importância de ser incluído digitalmente e suas vantagens.

3.4 Formação da Equipe

Nosso projeto deve começar com a delegação de funções de cada integrante da equipe, e para isso é importante que cada um dos integrantes tenha conhecimentos de suas capacidades e sempre trabalharem com um objetivo comum.

A equipe deverá contar com algumas habilidades individuais, como bom relacionamento interpessoal e didática.

3.5 Locação do prédio

Para o inicio do projeto será necessário um local. A AMF abre suas portas e disponibiliza o espaço do setor de recebimento para acolhimento dos interessados.

3.6 Locação de Hardware

A AMF disponibiliza os 04 quatros computadores da sala dps supervisores.

3.7 Locação do Software

Após disponível, local e hardware é necessário escolher qual sistema operacional iremos trabalhar. O mais conhecido é o windows, mas ele não livre, deve-se pagar uma licença para poder utiliza-lo. O outro sistema operacional é o Linux (software livre), ele é livre e não é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com