TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social

Exames: Projeto Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 8

Orientações para elaboração dos itens iniciais do Projeto Social

A primeira coisa que o grupo precisa definir é a oportunidade de intervenção social. Ou seja, qual será o foco da intervenção social, o foco do projeto. Combater o desemprego, o analfabetismo, doenças como a Aids, a desnutrição infantil, etc. Para auxiliar nesta questão o grupo pode lembrar dos objetivos do milênio estudados no módulo 4, bem como pensar na sua realidade no dia a dia, na comunidade onde vive e/ou onde está inserida a organização onde atua., pensando o que seria necessário ali.

Com a oportunidade da intervenção definida, a etapa seguinte é descrever quem propõe o projeto e depois o diagnóstico, a contextualização da oportunidade identificada, conforme explicado nos itens 1 e 2, a seguir.

1. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE DO PROJETO

Neste item devem ser descritos os dados de identificação da organização proponente do projeto.

Em nosso caso, a organização proponente será o Grupo. Assim descreveremos os dados do grupo como instituição proponente. Os dados de identificação do grupo que devem ser descritos são os seguintes: turma; semestre; nome do professor tutor; nome completo, telefone de contato e correio eletrônico de cada componente do grupo.

Devem escrever algo assim:

“A Instituição proponente do presente projeto – (colocar aqui o TÍTULO DO PROJETO elaborado por vocês) - é um grupo de alunos do curso de Administração da Unisinos, que estão cursando a atividade de Projeto Social, ministrada pelo(a) professor(a) __________, composto pelos seguintes integrantes: (aqui colocar nome, telefone e email de cada aluno)”

EXEMPLO:

1. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE DO PROJETO:

A Instituição proponente do presente projeto - BONECA DE PANO - é representada por um grupo de alunos do curso de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que estão cursando a discilplina de Projeto Social I, ministrada pelo(a) professor(a) _______________, composto pelos seguintes integrantes:

1. Nome 1 - Contato: (00) 0000-0000 - E-mail: aaaaaaa@aaaa.com.br

2. Nome 2 - Contato: (00) 0000-0000 - E-mail: aaaaaaa@aaaa.com.br

3. Nome 3 - Contato: (00) 0000-0000 - E-mail: aaaaaaa@aaaa.com.br

4. Nome 4 - Contato: (00) 0000-0000 - E-mail: aaaaaaa@aaaa.com.br

5. Nome 5 - Contato: (00) 0000-0000 - E-mail: aaaaaaa@aaaa.com.br

2. ANÁLISE DO CONTEXTO E JUSTIFICATIVA:

Este item deve mostrar um pouco da realidade onde o projeto vai intervir e responder as seguintes questões ao longo do texto que o compõe: quais as necessidades da população desta região, quais são suas demandas e quais demandas serão priorizadas?

Na justificativa também devem ser trazidas inicialmente referências bibliográficas que auxiliem a entender os principais conceitos que envolvem a proposta e a justificar a sua relevância. Por exemplo, se o projeto irá atuar com desnutrição, devem escrever brevemente, na análise do contexto/justificativa, o que é desnutrição, dados sobre ela no mundo, no país e, se possível no estado e cidade onde o projeto ocorreria, bem como a importância de combatê-la no âmbito macro (em geral no mundo) e, na população em que o projeto é focado.

A análise do contexto e justificativa deve mostrar porque o projeto deve ser apoiado e executado, sua relação com um ou mais problemas sociais relevantes.

A Análise do Contexto e Justificativa pode seguir os seguintes passos:

2.1. Descrever brevemente a região/cidade onde o projeto ocorrerá, enfocando as deficiências da região aonde o projeto vai se inserir;

2.2. Características da população local e iniciativa (s) já desenvolvida (s); Ou seja, uma breve descrição da população do local onde será desenvolvido o projeto.

2.3. Justificar a intervenção, demonstrando a relevância e a necessidade de realização do projeto e sua capacidade de transformação da realidade analisada, destacando referências teóricas relacionadas com a proposta de intervenção e dados sobre o problema social que está sendo combatido.

Após descrever a apresentação da proponente e a análise do contexto e justificativa do projeto, o que deve ser feito agora é definir os objetivos do projeto, conforme as instruções do item 3 que segue.

EXEMPLO:

A AIDS é uma doença sem cura, que deve ser combatida através da conscientização, começando com a faixa etária onde ocorre muita incidência de contaminação. Como os jovens estão começando sua vida sexual mais cedo, o público alvo do presente projeto apresenta pouca idade, focando crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade.

Assim como a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), outras doenças sexualmente transmissíveis são foco do presente projeto. Visa ainda melhorar a saúde das gestantes, tendo em vista que aborda o assunto gravidez na adolescência, juntamente com a prevenção contra a AIDS. Afinal, quando se trata o assunto gravidez, pode-se abordar as dúvidas das jovens sobre o assunto e, levando informação, melhora-se a qualidade de vida, Incentivando o uso do preservativo tanto pelos meninos quanto pelas meninas.

Cabe destacar que AIDS é a sigla em inglês para Acquired Immunodeficiency Syndrome ou, em português, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Recebeu o nome AIDS, imunodeficiência adquirida, para diferenciá-la de imunodeficiências de outras origens. É definida como síndrome, pois não tem uma manifestação única, caracteriza-se pelo aparecimento de várias doenças sucessivas e/ou simultâneas, devido ao enfraquecimento das defesas do organismo. Estas doenças que surgem em decorrência da deficiência imunitária do indivíduo são chamadas doenças oportunistas e representam a principal causa de óbito em aidéticos. É esta fase do espectro da infecção pelo HIV em que se instalam as doenças oportunistas caracteriza clinicamente a AIDS. Entre outros transtornos a AIDS traz graves problemas psicológicos e sociais. Seu controle e tratamento envolvem a ingesta de 20 a 30 comprimidos por dia em horários diversos, consomem altas somas em dinheiro e produz um desgaste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com