TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social

Exames: Projeto Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 5

"Não sejamos como um lago, satisfeitos com nossos limites, mas sim um oceano, sempre em busca de novos horizontes".

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

ESTADO DE MATO GROSSO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTES E LACERDA

PREFEITO DONIZETE BARBOSA DO NASCIMENTO

SECRETÁRIA JOANA D´ARC ANTONELLI DO NASCIMENTO

Proponente: Secretaria de Assistência Social e Trabalho

Secretária: Joana D´Arc Antonelli do Nascimento

Coordenadora: Elisandra S. Geiss

Público Alvo: Projetos Sociais como: PETI, PROJOVEM, CREAS e Comunidade em Geral

Carga Horária: 8 horas Diárias/40 horas semanais

Pontes e Lacerda - MT 

2. JUSTIFICATIVA

O computador é uma ferramenta muito útil, sendo um estímulo às pesquisas, ao raciocínio e aprendizagem do aluno. O Projeto Inclusão Digital vem surgir decorrente das grandes mudanças constantes pelas quais o mundo passa, em função da quebra de barreiras culturais e econômicas, a rapidez com que o conhecimento das diversas áreas do saber se multiplica e o acesso a novas informações se intensifica. Isto coloca para o Projeto um grande desafio: preparar o aluno para viver em sociedade, ter acesso às informações, dar oportunidade aqueles que não têm acesso à informática e se comunicar, pesquisar e buscar soluções cada vez mais atuais e eficientes para seus problemas. Neste contexto, a tecnologia nos favorece, proporcionando direções, aprimorando os sentidos e permitindo-nos vivenciar situações que nunca imaginaríamos antes. Em questão de poucos anos, a tecnologia tornou-se o aspecto mais relevante desta sociedade, e de tal maneira que, ter acesso ou não à informação pode se constituir em elemento de discriminação, havendo um distanciamento entre os que conhecem e desconhecem o funcionamento dos computadores.

O fato de ter uma sala com computador não significa necessariamente ter informatização do ensino, como não basta papel e caneta para se escrever um bom texto. Primeiramente é preciso que exista um planejamento, o qual indicará os passos a serem seguidos. A Inclusão Digital, não pode ser vista como solução para todos os problemas, mas não podemos medir esforços para utilizar tudo o que possa contribuir para sua melhoria.

Porém para que neste ambiente virtual gigantesco o objetivo central não se perca é preciso que o educador seja um mediador e oriente o educando. Assim como na vida real a virtual também apresenta opções e caminhos que nos levam a fins diversos e é aí que o educador deve intervir, de maneira a contribuir para o desenvolvimento de valores pessoais e sociais levando a construção de uma consciência crítica. Tendo por finalidade a formação de cidadãos capazes de avaliar suas atitudes e escolhas, como também o mundo em que vivem.

Além disso, muitas são as vantagens dos Projetos de Inclusão Digital:

• Redução do analfabetismo funcional e digital na sociedade;

• Geração de novos conhecimentos;

• Maior interação entre setores da sociedade;

• Contribuir para uma melhor qualidade de vida, tornando a população economicamente ativa.

3. OBJETIVO (S):

O objetivo geral do Projeto é utilizar a informática como instrumento de apoio no dia a dia e rotina dos alunos, incentivando a descoberta do aluno sobre as tecnologias inovadoras e preocupando-se com “quando”, “por que” e “como” usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento tecnológico.

Neste projeto será realizado um curso de qualificação profissional e inclusão digital para aqueles que não têm contanto nenhum com um computador, Um projeto voltado para a comunidade em geral e projetos sociais como: PETI, PROJOVEM E CREAS.

Dentre as atividades propostas em aula o foco principal é despertar o interesse do aluno pela ferramenta computador; Utilizar jogos e sites educativos adequados para a faixa etária dos alunos; Desenvolver competências de obtenção e utilização de informações da internet; favorecer o certificado de conclusão do curso básico de informático, que seria: Digitação, Internet, Microsoft Word, Microsoft Excel;

4.0 PÚBLICO BENEFICIADO:

Projetos Sociais como: PETI, atendendo hoje, 54 alunos, de 7 a 14 anos; PROJOVEM com 32 alunos, de 13 a 17 anos, o CREAS, que são os meninos da medida socioeducativa que até o momento não foram enviados nenhum aluno; e Comunidade em Geral, com 63 alunos já matriculados e iniciados suas atividades. O principal público que o projeto Inclusão Digital pretende alcançar seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com