TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estacas - Fundação

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

ENGENHARIA CIVIL

FUNDAÇÕES

PROJETO EM ESTACAS

RECIFE – PE

DEZEMBRO DE 2017

PROJETO EM ESTACAS

Trabalho acadêmico para avaliação do segundo exercício escolar da disciplina Fundações.

RECIFE – PE

DEZEMBRO DE 2017

SUMÁRIO

Sumário

1.Introdução4

2.Dados de Referência4

3.Caracterização da Estrutura4

4.Caracterização do Terreno de Fundação 6

5.Escolha do Tipo de Fundação6

5.1. Superficial7

5.2.Estaca Pré-moldada7

5.3. Estaca Metálica7

6. Capacidade de Carga das Estacas8

7. Dimensionamento dos blocos9

7.1. Espaçamento entre as estacas9

7.2. Estacas por bloco10

7.3. Blocos dos pilares da Lâmina11

7.4. Blocos dos pilares da Periferia11

8.Orçamento12

9. Conclusão13

  1. Introdução

         O relatório apresentado trata-se do projeto preliminar para fundação para o Edifício Residencial Golden Santa Maria, localizado no bairro de Boa Viagem da cidade do Recife, solicitado pela Construtora Dallas.

Nesta segunda etapa, o objetivo é, de acordo com os dados obtidos no Relatório de Perfil Geotécnico, adotar a melhor solução de fundação para o terreno avaliado. Com o tipo de fundação definido, desenvolveu-se o cálculo da capacidade de carga da fundação, utilizando o Método de Décourt (1996), e a partir dos dados extraídos da mesma, fez-se o dimensionamento dos blocos de fundação.          

O método de Décourt, inicialmente, foi efetuado basicamente para estacas pré-moldadas de concreto, sendo estendido para outros tipos de estacas também muito utilizadas e mais recentemente difundidas, não indicadas inicialmente. Para tanto, são considerados os parâmetros “α” e “β”, que são valores de majoração ou de minoração, respectivamente para a resistência de ponta e para a resistência lateral. (MARANGON, M., 2009).

Diante dos resultados obtidos, foi possível elaborar uma estimativa de orçamento para a solução adotada.

  1. Dados de Referência

Os documentos utilizados como base para o desenvolvimento do projeto foram:

 a) Planta de Locação dos Furos de Sondagem;

b) Projeto com a respectiva planta de carga;  

c) Relatório de Sondagem a percussão (SPT) realizado pela ENSOLO;

d) Perfil geotécnico;

e) Perfil simplificado.

  1. Caracterização da Estrutura

         A edificação é composta de 20 lajes de concreto armado, sendo 16 pavimentos tipo, 3 pavimentos vazados como representado na figura abaixo:

[pic 1]

Figura 1: Representação da superestrutura.

                A estrutura da lâmina principal é composta de 17 pilares, nos quais são distribuídas as maiores cargas do edifício. Essa distribuição é feita de acordo com a solicitação dos esforços, variando desde 300 tf até 890 tf. Os pilares mais solicitados são os que ficam ao redor do poço do elevador, área central com cargas na faixa de 850tf.

                A estrutura da extra lâmina suporta menores solicitações e com isso menores cargas, então é distribuída em 20 pilares, de menor dimensão e menores cargas atuantes.  Na figura 2 estão presentes os pilares e as suas respectivas cargas.

[pic 2]

Figura 2: Pilares e Cargas.

  1. Caracterização do Terreno de Fundação

A partir da análise da prospecção geotécnica realizada com auxílio da sondagem à percussão (SPT), foi possível constatar que o solo tem características predominantemente arenosas, com grande variedade de consistência e compacidade, apesar da existência de algumas camadas de solos finos e orgânicos.  Em todas as sondagens, os picos de resistência se deram nas cotas mais profundas, entre 35 e 45m da superfície, onde há camada de areia média e fina, variando de medianamente compacta à muito compacta.  O nível de água encontra-se à 0,65m da superfície.

  1. Escolha do Tipo de Fundação

Diante das informações obtidas, foram feitas análises para escolha do tipo de fundação, estas serão apresentadas nos tópicos a seguir.

  1. Superficial

Conforme a NBR 6122/1996, as fundações superficiais são elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

Para que esse tipo de fundação se tornasse viável para suprir as cargas elevadas de projeto, o solo deveria apresentar grandes resistências em pequenas profundidades. De acordo com o perfil geotécnico, é possível ver que as camadas superiores do terreno apresentaram baixa resistência. Sendo assim possível que, ao realizar uma solução em fundação superficial, a estrutura estaria sujeita a maiores recalques.

Desta forma, este tipo de solução se fez inviável para o empreendimento.

  1.  Estaca Pré-moldada

As estacas de concreto são amplamente utilizadas graças a resistência do concreto aos agentes agressivos, além da possibilidade de se executar tanto estacas de pequena como de grande capacidade de carga (Velloso & Lopes, 2004).

Como o perfil geotécnico do terreno apresentou camadas intermediárias (aproximadamente 11,30 metros) com pico de resistência, as estacas de concreto poderiam romper durante sua cravação, além da necessidade de se realizar emendas, já que seu comprimento padrão varia entre 4,2 a 12 metros e as camadas resistentes do terreno estão abaixo de 35 metros, além disso as altas cargas transmitidas pelos pilares situados na lâmina do edifício tornou-se inviável utilizar este tipo de estaca na área da lâmina do edifício, todavia foi utilizada esta solução para a área de periferia, onde os esforços solicitantes seriam menores e o custo reduziria. As opções de estaca pré-moldadas dadas ao grupo foram: EC300 e EC400.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (576.4 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com