TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Instalação de Placas de Sinalização

Por:   •  27/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

Sinalização Vertical de Indicação

 De acordo com o Manual de Sinalização Vertical de Indicação do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, a elaboração de uma placa de indicação deve seguir os seguintes passos:

  • Definição da altura das letras, de acordo a velocidade regulamentada na via;
  • Dimensionamento dos elementos presentes na placa (Orlas, Legendas, Setas; símbolos e diagramas);
  • Espaçamento entre os elementos
  • Modulação das placas;

Sequência de informações  Placas de Pré-sinalização, Confirmação de Saída e Confirmação em Frente Quando ocorrem saídas distintas num mesmo ponto, deve ser obedecida à ordem de colocação e a posição das setas conforme esquema abaixo.

[pic 1]

 Quando ocorrem saídas próximas em pontos diferentes, a ordem de colocação das setas nas placas de pré-sinalização deve obedecer à ordem dos pontos de saída.

O percurso onde foi proposto o projeto de implantação da placa de indicação encontra-se situado a 28 metros da esquina da esquerda da entrada principal da Universidade que por se tratar de uma via local de acordo com o código de trânsito brasileiro o limite de velocidade é de 30 km/h por se tratar de uma via local, dentro dos limites da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

FOTO DO LOCAL

 Sendo assim, podemos estimar a altura mínima da letra maiúscula para a perfeita visualização do motorista então é de 125 mm.

 A questão agora é quais informações vão ser disponibilizadas na placa de indicação, neste projeto foram propostas 3 informações consideradas essenciais para a via escolhida:

  • Reitoria
  • Secretaria Geral
  • Restaurante Universitário

PLACA (Representação)

Neste projeto a estrutura a ser utilizada será do tipo Light E-68 com coluna cilíndrica, constituída em chapa de aço 1010/1020, espessura 4 mm, altura útil com  5000 mm fora do solo e 1000 mm engastado ao solo, com 2 aletas antigiro de dimensões 100 x 200 x 3/16"; diâmetro do coluna com 114 mm. Possui encaixe no topo, com 8 parafusos de 1/2", para fixação de braço projetado; para as colunas semafóricas possui janela de inspeção de diâmetro 65 mm a 2000 mm da base com tampa parafusada, e furo de diâmetro de 65 mm a 800 mm da base para entrada de fiação e furo de diâmetro de 25 mm a 1000 mm do topo. 
Braço Projetado cilíndrico constituído em chapa de aço 1010/1020, diâmetro 101,60 mm e espessura  4,0 mm, com projeção de 4700 mm.

[pic 2]

Foi obtida uma placa de sinalização indicativa com as dimensões de 1000 mm de largura por 2000 mm de comprimento, totalizando uma área de 2,0 m².

A segunda parte do projeto consiste em dimensionar a espessura do tubo a ser usado para dar sustentação à placa e o diâmetro dos varões que darão suporte ao mesmo.

Determinação da força do vento

Como dito anteriormente, a base do tubo será quadrada de lado 500 mm. Essa base apresentará 4 buracos onde serão incrustados 4 varões rocheados, que atuaram na sustentação do tubo.

Para o dimensionamento desses varões é necessário determinar a força do vento naquela região. Então, usa-se essa equação:

[pic 3]

(1)

Em que,

= Velocidade de uma rajada de 3 segundos de vento, excedida em média uma vez em 50 anos, acima de 10 metros do terreno, em campo aberto e plano (NBR 14744 ou NBR 6123).[pic 4]

= Velocidade básica do vento.[pic 5]

= Fator topográfico de Correção[pic 6]

= Fator de Correção que considera as influências da rugosidade do terreno, das dimensões da edificação e de sua altura sobre o terreno.[pic 7]

= Fator Probabilístico[pic 8]

Para determinação de  é necessário recorrer ao mapa das isopletas. Segue abaixo o mapa.[pic 9]

[pic 10]

Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 6123

Pode-se perceber através do mapa que Montes Claros encontra-se em na região onde .[pic 11]

Para determinar o valor de , basta analisar as características do local e comparar com as situações propostas pela tabela do fator topográfico de correção. [pic 12]

[pic 13]

Como o local em questão não se enquadra em nenhuma das duas situações descritas o valor de  será 1.[pic 14]

De forma análoga é possível determinar o valor de . Mas agora basta analisar outra tabela:[pic 15]

[pic 16]

O local foi considerado um terreno aberto sem obstruções, e como o poste terá altura de 5 m,  será 0,88.[pic 17]

E por fim, é obtido o valor de , a parir dessa tabela do fator probabilístico:[pic 18]

[pic 19]

É bem evidente que o poste faz parte do grupo 5, então terá um valor  igual a 0,83.[pic 20]

Com todos os valores obtidos e usando a equação (1) é possível obter o valor de .[pic 21]

[pic 22]

[pic 23]

Depois de obtido o valor de , é preciso saber o valor da pressão () que essa velocidade do vento faz sobre a superfície. Como a superfície do tubo é cilíndrica, usa-se a seguinte equação:[pic 24][pic 25]

        

[pic 26]

(2)

É importante salientar que a constante 0,00471 não é adimenional ela está ajustada para receber uma velocidade dada em  e retornar um valor de pressão dado em .[pic 27][pic 28]

Sendo assim,

[pic 29]

[pic 30]

        Aplicando na equação (2):

[pic 31]

[pic 32]

[pic 33]

Para saber a força do vento, de fato, é necessário saber a área da superfície do poste exposta à ação do vento. Para isso usa-se a seguinte formula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (693.5 Kb)   docx (269.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com