TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa - Estufa

Por:   •  14/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANDERSON RIBEIRO AROUXA

DEIVIT PINHEIRO DE JESUS

GABRIEL DO CARMO GOMES

RAMIRO FONSECA REZENDE

KIT DIDÁTICO:

 estufa

MACAPÁ

2018

ANDERSON RIBEIRO AROUXA

DEIVIT PINHEIRO DE JESUS

GABRIEL DO CARMO GOMES

RAMIRO FONSECA REZENDE

KIT DIDÁTICO:

estufa

Projeto de pesquisa apresentado à Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Amapá, como requisito de avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa.

MACAPÁ

2018

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO        3

2 RESUMO        3

3 OBJETIVOS        3

3-1 Geral        3

3-2 Específicos        4

4 JUSTIFICATIVA        4

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

5-1 Arduino        5

5-2 Sensor de temperatura        6

5-3 Sensor de luminosidade        6

6 MÉTODOLOGIA        7

7 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        7

8 BIBLIOGRAFIA        7

 

  1.  IDENTIFICAÇÃO

TÍTULO DO PROJETO: Kit didático: estufa.

LINHA DE PESQUISA: Instrumentação e controle.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 12/2018 A 04/2019

EQUIPE:

COORDENADOR: Gabriel do Carmo Gomes

COLABORADOR: Anderson Ribeiro Arouxa

                         Deivit Pinheiro de Jesus

                         Ramiro Fonseca Rezende

  1.  RESUMO

O presente projeto tem como objetivo a criação de um kit didático na qual o estudante de engenharia ou qualquer curso de área relacionada possa aplicar e visualizar de forma prática, conceitos obtidos durante o curso de controle e instrumentação mostrando a importância da experimentação prática no processo de aprendizagem. Utilizando da plataforma Arduino, será desenvolvida a ferramenta de auxílio, onde poderão ser feitas leituras de temperatura e luminosidade do interior do sistema, de forma que seja possível injetar interferências em formas de ondas conhecidas e verificar como o sistema reage, bem como aplicar técnicas de controle a fim de que os parâmetros do sistema atinjam valores específicos. Para que isso seja possível será utilizada de programação no sistema embarcado, que fará a leitura das variáveis desejadas por meio dos sensores LM35 (Temperatura) e LDR (Luminosidade) e apresentará os dados para que possam ser tratados usando os métodos desejados, tudo isto dentro de uma estrutura compacta e de fácil manuseio e montagem.

  1.  OBJETIVOS

3-1 Geral

Elaborar uma estufa didática onde por meio de experimentação e ensaios práticos, os alunos possam aplicar os conhecimentos obtidos nas áreas de instrumentação e controle, passando a ter contato com ferramentas e instrumentos com os quais irão possivelmente utilizar em situações reais.

3-2 Específicos

- Criar uma ferramenta multifuncional para testes e ensaios.

- Permitir que o aluno possa implementar controle de luminosidade e temperatura.

        - Auxiliar no projeto de controladores, permitindo ensaios em malha fechada com condições de interferência diversas.

        - Disponibilizar ao laboratório uma ferramenta para coleta de dados experimentais.

        - Incentivar e permitir o uso de didáticas práticas durante as disciplinas.

  1.  JUSTIFICATIVA

A procura por modelos de ensino que foquem o processo de ensino-aprendizagem vai além da abordagem mais tradicional, onde o educador transfere as informações de forma unidirecional, sendo o educando responsável por absorver tudo que lhe é passado.

Em sua grande maioria os modelos atuais de ensino baseiam-se no estudo de Jean Piaget, responsável por criar a teoria da aprendizagem, onde segundo ele, a mente humana tende a trabalhar em estado de equilíbrio de forma a aumentar o seu grau de organização e adaptar-se ao meio na qual está inserida (MOREIRA, 1999). Portanto, o processo de ensino consiste em desequilibrar a mente do educando, forçando uma reorganização em busca do equilíbrio, causando uma reestruturação cognitiva e consequentemente o aprendizado.

Somado a isto, segundo Von Linsingen (2010) “o ideal é articular as diferentes abordagens de acordo com a situação de ensino”. Forçando ainda mais um desequilíbrio das estruturas mentais do educando, de forma a trazer para a realidade e em diversas perspectivas os problemas abordados em sala.

Dessa forma, atividades de caráter experimental são de grande importância para tal processo, uma vez que permitem por a prova os conhecimentos prévios do aluno, instigando-o a pesquisar e raciocinar em busca da solução para problemas que agora não estão inseridos em um contexto teórico, e sim prático.

Mediante tais fatos, a elaboração de kits didáticos que proporcionem ao aluno a oportunidade de relacionar os conhecimentos previamente obtidos em aula ao contexto real em que está inserido vai de encontro com os princípios abordados por Piaget em sua teoria, possibilitando uma visão do mundo de forma cientifica, e também estimulando outras habilidades como a observação ou capacidade de obtenção e organização de dados e informações, bem como manipulação de ferramentas e instrumentos.

  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Dispositivos de controle e automação industrial utilizados atualmente são os mais variados. Dentre eles podem ser citados os sensores, os controladores, as válvulas solenoides, atuadores, relés e outros. E no controle de um dado processo deverão ser utilizados dispositivos que atendam as especificidades do problema tratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com