TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa - Competitividade da Industria de Pneus

Por:   •  14/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 11

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO – (CPGE)

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA QUALIDADE

LUIZ CARLOS PINTO JÚNIOR

DESCRVER A ENGENHARIA DA QUALIDADE COMO UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DE PNEUS DE CARROS DE PASSEIO DO SUL FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESENDE

2018


LUIZ CARLOS PINTO JÚNIOR

DESCRVER A ENGENHARIA DA QUALIDADE COMO UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DE PNEUS DE CARROS DE PASSEIO DO SUL FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Monografia apresentada à Associação Educacional Dom Bosco, Curso pós-graduação em Engenharia da Qualidade, como requisito parcial para a obtenção do grau de especialização em Engenharia da Qualidade.

ORIENTADOR: Marcio Moutinho Abdalla.

RESENDE

2018


LUIZ CARLOS PINTO JÚNIOR

DESCRVER A ENGENHARIA DA QUALIDADE COMO UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DE PNEUS DE CARROS DE PASSEIO DO SUL FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Monografia apresentada a Associação Educacional Dom Bosco., Curso pós-graduação em Engenharia da Qualidade, como requisito parcial para a obtenção do grau de especialização em Engenharia da Qualidade.

Resende, 02 de maio de 2018.

BANCA EXAMINADORA

Prof.: Nilson Rodrigues da Silva

______________________________________

Orientador: Marcio Moutinho Abdalla

______________________________________


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

1.1        OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO        6

1.2        RELEVÂNCIA DA PESQUISA        6

1.3        DELIMITAÇÕES DA PESQUISA        6

2.        MÉTODO DE PESQUISA.        7

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.        9

4.        CRONOGRAMA DA PESQUISA        11

5.        RESULTADOS ESPERADOS        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE A        15


  1. INTRODUÇÃO

Na atualidade vemos a necessidade de entregar um produto de extrema qualidade ao consumidor final. Então para a fabricação de produtos, ou mesmo uma prestação de serviço com qualidade, é preciso entender como o cliente enxerga e avalia a qualidade no seu âmbito geral. Segundo Lins (2008) a qualidade de um produto ou serviço define-se como os atributos que englobam a estratégia do desenvolvimento que fora destinada a sua aplicação, sendo capaz de interiorizar todos os elementos possíveis para um uso ou aplicação adequados.

Contudo, não só o correto desenvolvimento do produto ou aplicação de determinado serviço, pode ser por si só fator de diferenciação no mercado, vemos que no mercado atual a busca por satisfação total do cliente vem sendo perseguida por quase todas as grandes empresas e prestadoras de serviço. Ainda citada por Lins, (2008), a atual e mais forte forma de retenção dos clientes é o investimento no atendimento diferenciado e no pós-venda. Assim segundo Milan & Ribeiro (2003) a taxa de retenção de clientes interpretada por Rust & Zahorik (1993) como o componente mais importante para que a empresa consolide sua participação no mercado, é o direcionamento para atender de forma satisfatória ao cliente não só no ato da compra, mas também o suporte que a empresa oferece nos seu pós-venda.

Adiante explica Silva; Oliveira & Bartolomeo (2017) que a extrema competitividade do mercado atual, mostra um cenário onde os detalhes são peças chaves para o sucesso. Assim Hora; Monteiro & Arica (2010) comenta que para se obter sucesso e sobreviver no mercado, é necessário um padrão de qualidade elevado, sendo sua eficácia um importante parâmetro para medir a sua competitividade.

Então, como relacionar esse intrínseco interesse dos clientes com a satisfação/qualidade total, e os métodos/ferramentas para se alcançar esse objetivo? Segundo Carpinette; Miguel & Gerolamo (2007) o verdadeiro motivo que leva as organizações a implantarem um sistema de engenharia da qualidade é aumentar a fatia de mercado, conquistando novos clientes, e reduzindo os desperdícios.

  1.  OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

No âmbito geral desse trabalho, visa-se demonstrar como a engenharia da qualidade pode ajudar na competitividade da indústria de pneus de passeio no sul do estado do rio de janeiro. Descrevendo como o Lean manufacturing & Six Sigma, juntamente com suas ferramentas adjacentes, podem melhorar o desempenho no mercado varejista local, levando assim o soerguimento de sua participação no mercado do ramo de atuação. Sendo interessante também utilizar duas ferramentas de pesquisa qualitativa, o SERVQUAL e SERVPERF para entendermos a dinâmica de agregação de valor que o cliente visualiza nesse ramo.

  1.  RELEVÂNCIA DA PESQUISA

Ao entrever o mercado local de pneus local do sul fluminense, nota-se um domínio absurdamente grande da venda de pneus importados oriundos de países asiáticos. Sua participação de mercado vem crescendo muito a cada ano, levadas pela sua alta oferta de preços atrativos aos olhos do cliente.

Essa pesquisa terá como base alças técnicas que levem a indústria de pneu da região sul fluminense do estado do rio, com base em ferramentas da engenharia da qualidade, desenvolver seu processo produtivo de forma equilibrada, aumentando seu desempenho na redução de desperdícios, consequentemente ajudando na redução de seus custos produtivos, que implicará em um melhor posicionamento do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (406.4 Kb)   docx (140.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com