TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto e Construção de uma Aeronave Rádio Controlada

Por:   •  5/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Coordenação de engenharia mecânica, controle e automação e elétrica

Projeto:Projeto e Construção de uma Aeronave Rádio Controlada

Plano de Trabalho:

Escolha, Dimensionamento e Desenvolvimento do Trem de pouso.

Professor Coordenador e Orientador:Prof. Dr. Fernando Montanare Barbosa

E-mail: montanare@gmail.com

Acadêmico: João Paulo Marchi Benachio

E-mail:joaopaulobenachio@gmail.com


  1. Justificativa

O trem de pouso é de suma importância para o avião, usado tanto na decolagem como na aterragem (pouso). Sem ele é até possível pousar, porém exige perícia e muito conhecimento do piloto, caso contrário, certamente as consequências serão drásticas, com perdas humanas e materiais. Quando se trata de construir um aeromodelo, não se pode deixar de lado o projeto do trem de pouso, pois é uma peça indispensável do avião, que tem como funções principais apoiar o avião no solo e manobrá-lo durante os processos de taxiamento, decolagem e pouso.

Deste modo podemos observar que o projeto consiste em suma em um estudo aplicado dos conhecimentos adquiridos nos cursos de Engenharia, na área aeronáutica, o que nos demonstra que a iniciativa da Equipe Tuiuiú incentiva uma nova área de estudo dentro da universidade, a Engenharia Aeronáutica. Além deste fato, podemos destacar a Equipe Tuiuiú como sendo a precursora deste campo no estado de Mato Grosso do Sul, onde em 2012 se tornou a primeira equipe do estado a participar da Competição SAE-Brasil de Aerodesign, competição esta que conta com a participação de outros países. Todo o trabalho da equipe vem sendo reconhecido pela universidade e por entidades regionais como jornais e programas de televisão, onde recentemente a equipe participou do Programa Nota DEZ exibido pela Rede Brasil além de possuir artigo publicado no Correio do Estado. Sendo assim, o projeto é de grande importância aos acadêmicos que buscam um conhecimento na área e excelente marketing positivo para universidade, por incentivar projetos como o tal.

  1. Objetivos

2.1 Objetivos Gerais

Este trabalho tem como objetivo geral a escolha, dimensionamento e desenvolvimento de um trem de pouso para uma aeronave não tripulada, conforme as normas redigidas para competição SAE Aerodesign.

  1. Objetivos Específicos

  1. Realizar a escolha do melhor trem de pouso para o aeromodelo fazendo a comparação entre os existentes no mercado.
  2. Efetuar uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, tais como disposição, materiais, estruturas, aerodinâmica e relações de estabilidade dos trens de pouso. O projeto será baseado nos requisitos de certificação para cargas no trem de pouso FAR Part. 23.
  3. Dimensionar o trem de pouso de acordo com as necessidades do aeromodelo bem como as rodas e a seleção do material a ser utilizado para ambos.
  4. Projetar o mesmo utilizando os softwares AutoCAD e Solid Works para simulação das forças atuantes.
  5. Executar a construção ou desenvolvimento do trem de pouso.

  1. Revisão da Literatura

        

AutoCAD: é uma ferramenta utilizada para o desenho de diversos produtos em inúmeras áreas, como a indústria automobilística, engenharia, construção civil, arquitetura, informática, etc.[1,2]

Solid Works:Baseia-se em computação paramétrica, ou seja, cria corpos tridimensionais a partir de formas geométricas elementares, os esboços. No ambiente do programa, a criação de um sólido ou superfície necessariamente começa com a definição de um plano seguido da criação um esboço 2D ou 3D. A topologia define o posicionamento no espaço e o esboço define a forma do elemento criado. Solid Works oferece uma solução 3D completa para o processo de desenvolvimento de produto – projeto, simulação, comunicação e gerenciamento de dados em um ambiente integrado e relativamente fácil de usar.[3,4]

Trem de pouso Triciclo: Uma aeronave com um trem "triciclo", possui um pneu frontal, sob a parte da frente, e dois traseiros, dispostos sob as asas. A vantagem desta configuração, relativamente à anterior, é o fato de ser mais seguro em frenagens mais acentuadas, impedindo que o avião entre em capotamento frontal, abaixo na figura 1 há uma imagem do trem de pouso triciclo.[5, 6]

[pic 1]

Figura 1: Trem de Pouso Triciclo

Trem de pouso convencional: (designado em inglês por taildragger), é o oposto do trem triciclo; é um trem que possui dois pneus frontais, e um traseiro, sob a empenagem, abaixo na figura 2 há uma imagem do trem de pouso convencional. [7,8]

[pic 2]

Figura 2: Trem de Pouso Convencional


  1. Metodologia
  • Levantamento Bibliográfico

  • Estudo Teórico dos trens de pouso

  • Seleção do trem de pouso

  • Cálculo das dimensões e forças

  • Estudo e seleção do Material

  • Projetar o trem de pouso

  • Simulação do trem de pouso

  • Construção do trem de pouso


  1. Cronograma de Execução

Etapas

Meses

8

9

10

11

12

1

2

3

4

5

6

7

I-         Levantamento bibliográfico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II-        Estudo teórico dos trens de pouso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III-      Seleção do trem de pouso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV-     Cálculo das dimensões, forças e seleção do material.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V-       Projeto do trem de pouso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VI-     Simulação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VII-    Construção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VIII-   Apresentação e Relatórios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto dividido em oito etapas, sendo algumas de realização simultânea, divididas em um período previsto de doze meses para o término do projeto e apresentações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com