TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRALOGÍSTICA EM UM HIPERMERCADO: ESTUDO DE CASO E PROPOSTA DE MELHORIAS PARA A EMPRESA EM ILHÉUS-BA

Por:   •  29/11/2016  •  Artigo  •  4.776 Palavras (20 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE MADRE THAÍS [pic 1]

Curso Superior Tecnológico em Logística

INTRALOGÍSTICA EM UM HIPERMERCADO: ESTUDO DE CASO E PROPOSTA DE MELHORIAS PARA A EMPRESA EM ILHÉUS-BA

Daniel Xavier de Araújo (Faculdade Madre Thais) a.daniel.x@hotmail.com  

Palavras chave: intralogística, macroprocessos logísticos, gestão

      Resumo: O termo intralogística ainda é pouco conhecido no meio prático, são operacionalizados atividades deste ramo da logística, mas não são idealizados os macroprocessos e separação deles almejando otimizá-los. O artigo traz esse estudo em um hipermercado de uma holding internacional localizado na cidade de Ilhéus, na Bahia. A metodologia adotada, in loco, ajudou por completo a produção do trabalho científico, bem como consultas bibliográficas, utilização do questionário de Moura (1998), e boa vontade do gerente da empresa para realização do estudo. No decorrer dele, serão apresentados, discutidos, e separados os macroprocessos da logística interna no âmbito da Movimentação e Armazenagem de Materiais (MAM) da organização, a fim de aprimorar cada macroprocesso separadamente da rede intralogística do estabelecimento para a gestão eficaz do negócio. Implantação de sistemas, adquirir máquinas de movimentação, treinamento da equipe, organização do armazém, comunicação mais clara e ampla, foram as propostas destaques de aprimoramento da intralogística.

  1. Introdução

Nas melhores empresas já se compreende de que a gestão em logística é tão quanto importante a venda do produto, no entanto muitas vezes o conceito fica restrito apenas ao transporte de cargas. São desconsiderados áreas importantes como o almoxarifado, onde é localizado o “financeiro físico” da organização, que neste inclui o recebimento de cargas, a sua estocagem, armazenagem, arranjo físico, localização dos produtos, e a movimentação das mercadorias. O artigo aborda justamente a logística interna com enfoque na Movimentação e Armazenagem de Materiais (MAM) de uma empresa do varejo eletro-alimentícia na cidade de Ilhéus no estado da Bahia.  

A intralogística, ou a logística interna, também chamada de logística in-house, trata-se do processo de abastecimento da linha de produção, armazenagem e estocagem de materiais, insumos, matérias-primas, e/ou produtos acabados, movimentação destes, numa determinada empresa, Moura (2010) salienta. Neste caso se trata de uma multinacional varejista, em que foram identificados oportunidades de melhorarias da logística in-house desta, dividindo macroprocessos intralogísticos e propondo soluções eficazes, com resultados em menor custo total, e exigência de certo investimento.

De maneira geral, a intralogística envolve cinco principais pontos da administração e                         distribuição de materiais: Movimentação, Aquisição, Transporte interno, Armazenagem, e Manuseio de Materiais (SLACK, et. al., 2007). O artigo será focado na Movimentação e Armazenagem de Materiais, ambos pertencente a intralogística.

A má gestão da intralogística pode causar sérios danos financeiros, comerciais, prejuízos, e perda de oportunidades, haja vista que a operação engloba todo o conjunto físico de produtos que a organização detém; a avaria de um só lote por exemplo, pode resultar na perca de clientes, custo de retrabalho, engajamento da equipe no último, ao invés dela buscar melhorias e enxergar oportunidades na sua função, e baixa na produtividade de maneira temporal.

 A unidade local da multinacional considerada, executa processos, a criação padrão deles fica por conta do Centro de Distribuição localizado em outro ponto do estado da Bahia, embora a primeiro momento pareça transcorrer com eficiência a execução destes, apurando com uma visão mais técnica, há opções de otimização. Se chegou em tais conclusões com a pesquisa exploratória, com aplicação do questionário Moura (1998) adaptado, estudo de caso, levantamento de dados da empresa, entrevista, questionamentos do pesquisador, e consulta bibliográfica.

  1. Objetivo geral: Apresentar aprimoramentos da intralogística em uma empresa do varejo situada na cidade de Ilhéus, na Bahia.
  2. Objetivos Específicos:
  • Identificar e separar macroprocessos da logística in-house;
  • Levantar dados da empresa para comparação;
  • Conhecer novas soluções da intralogística de modo geral.

2. Revisão de Literatura

A logística é uma atividade primordial do homem como ser dominante da Terra. Já em épocas como caçador primitivo, era preciso movimentar o alimento até chegar a sua aldeia, e armazená-lo por um breve período de tempo. Com o passar do tempo segundo Novaes (2007), havia um sistema de troca desses alimentos por outros, o chamado escambo, e que hoje se trata da moeda pelo produto, o comércio tradicional como conhecemos.

Ainda na perspectiva entre a logística como a movimentação de materiais e a logística como armazenagem e gestão de estoques, temos a intralogística; ela que para Moura (2010) seria a Movimentação e Armazenagem de Materiais (MAM) basicamente, dentro de um processo produtivo, seja numa fábrica de manufatura, seja em um centro de distribuição. Se existir o MAM, é imprescindível haver existência da gestão da intralogística. E é sobre este assunto de vital importância da supply chain, como Chistopher (2007) faz questão de destacar nas suas obras, que serão abordados adiante, dentro da logística interna. A seguir são tratados conceitos e temáticas sobre o assunto, com o propósito de criar um panorama de pensamentos modernos neste aspecto, com a finalidade de esclarecer tais propostas de melhorias da logística in-house em um hipermercado de uma rede multinacional.

Vale ressaltar que os fundamentos teóricos à frente será conciso de acordo com as teorias de diversos autores sobre a Gestão de Armazenagem de Materiais, e sobre Movimentação de Materiais, não se prolongando nos microprocessamentos logísticos, sendo altamente claro e objetivo.

2.1 Gestão de Armazenagem de Materiais

Como dito anteriormente, a armazenagem é um dos principais macroprocessos logísticos, pertence a Cadeia de Suprimentos como um todo. A Gestão de Armazenagem de Materiais deve pertencer ao Plano Estratégico de qualquer empresa que queira se tornar competitiva no mercado. Ela, devido ao fenômeno da globalização, no pensamento de Santos (2013) apud Hoffman (2011), pode virar-se uma vantagem competitiva na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com