TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA PRELIMINAR DE PROJETO

Por:   •  7/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.686 Palavras (11 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PROPOSTA PRELIMINAR
DE PROJETO

Título do Projeto: 

Projetos para Reutilização de Contêineres na Construção de Moradias

Nome da equipe:

ECO CONTEINER  

GRUPO 7

Campos de ação:

Proposta de Desenvolvimento de projetos inteligentes com a reutilização de contêineres, materiais de baixo custo e com aproveitamento dos recursos naturais e renováveis, tais como ventilação, radiação solar, água da chuva.

Professor: Ivane Marcley Nascimento Sena

e-mail institucional: 

Líder (Especialista 1): Gabriel de Sousa Silva

Telefone: 

Profissão/Tópico:  Apresentação interna

e-mail institucional: 

Vice-líder Especialista 2: Paulo André da S. Lucena

Telefone: (71) 9.8612-6498

Profissão/Tópico:  Metodologia e projeto

e-mail institucional: 

psilvalucena@gmail.com

Especialista 3: Arilson Da Costa Araújo

Telefone:

Profissão/Tópico:  Resultados e impacto esperado

e-mail institucional: 

Especialista 4: Hosanah Santana Marques

Telefone:

Profissão/Tópico:  Resumo

e-mail institucional: 

Especialista 5: Bruno dos Santos Faria

Telefone: (77)988260522

Profissão/Tópico:  Metodologia

e-mail institucional: 

Brunofaria2000@gmail.com

Especialista 6: Lucas Silva Sousa

Telefone: (77) 99956-4459

Profissão/Tópico:  Revisão Bibliográfica

e-mail institucional: 

Especialista 7: Marcos Felip Sousa Libarino

Telefone: (77)999582463

Profissão/Tópico:  Considerações Finais

e-mail institucional:  mfslipe@hotmail.com


Resumo

O uso do container para construção tem registro de início em 1990 na Inglaterra. O container na construção civil como elemento para habitação atende as necessidades de novas práticas construtivas e garante o reaproveitamento dessas grandes caixas de aço que ficam abandonados em portos, gerando um alto volume de material em desuso. Trata-se de uma solução sustentável, rápida construção e de baixo custo para residências, escritórios e até comércios. Reduzindo o número de insumos em todo o processo produtivo em edificações convencionais, a terraplanagem não exige grandes movimentações de terra, por isso é rápida e econômica. Já a fundação não precisa ser feita da forma tradicional: os containers são apenas apoiados em quatro pontos estruturais nos cantos e mais dois no meio, chamados de sapatas, para que tenham firmeza no solo. Conforme isto, propusemos o reaproveitamento de contêineres para utilização como moradias para famílias de baixa e média renda da população baiana.

Concluímos, que o método precisa de maior divulgação para que a população entenda os seus benefícios e o quanto o modelo de moradia tem potencial para corresponder aos anseios de uma sociedade cada vez mais prática, moderna e ambientalmente sustentável.

Palavras-chave: Container. Habitação. Sustentabilidade.

 


Revisão Bibliográfica

O Projeto Integrador tem como função organizar os conhecimentos dos alunos e aplicá-los nas mais diversas situações do cotidiano. Além de orientar o estudante nas pesquisas acadêmicas científicas.

O presente trabalho, traz um levantamento de valores para investimentos de baixo custo em moradias modernas, a partir da reutilização de contêineres, que seriam inicialmente ser descartados ou até mesmo na aquisição de novos.

O aumento de compra de residências em tempos de Coronavirus (COVID-19), é uma boa oportunidade para investimento imobiliário.

Segundo Calory (2015), existem alguns tipos de contêineres que se diferem pelas dimensões e materiais no entanto todos seguem o mesmo padrão, 5 lados fechados e apenas um lado funciona como porta. Tem sua fabricação elaborada pelo Comitê Técnico da Organização Internacional de Normalização (ISO) e pela Convenção Internacional para a Segurança dos Contentores (CSC), ambos asseguram sua padronização referente às suas características mecânicas e geométricas

Tem um alto grau de padronização a ser seguida, as dimensões mais utilizadas que são de 20 e 40 pés (6m e 12m), eles variam de acordo com a utilização, mas mantém a altura de 2,59m. O container de 20 pés (6m) possui 6,05m x 2,43 m e área de 14,70m³, enquanto o de 40 pés (12m) possui 12,20m x 2,43 m e área de 29,40m³

[pic 2]

Figura 1 - Conteiner standard - 20 pés

Fonte: https://www.transbrasa.com.br/tipos-de-containers/

[pic 3]

Figura 2 - Conteiner standard - 40 pés

Fonte: https://www.transbrasa.com.br/tipos-de-containers/

Os contêineres são aplicados na indústria da construção civil de diversas formas, entre edificações temporárias a permanentes, que podem se tornar edifícios residenciais ou comerciais. (Calory;2015)

Esse tipo de projeto apresenta obras mais limpas com redução de entulho e de outros materiais; velocidade na execução, de até 90 dias para finalização, economia de recursos naturais, possui um baixo custo, cerca de 30% mais barato do que a tradicional além da durabilidade, pois o container tem uma grande vida útil por ser projetado no intuito de resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas e, grande parte das vezes, não requer serviços de fundação e terraplenagem (RANGEL, 2015).

O ar de casas modernas, bem diferente, ousado e jovem das casas feitas de container foi o que a tornou objeto de desejo de muita gente.  Porém, no interior dá para fazer o que os moradores quiserem, mantendo a estrutura original e deixando um estilo industrial ou adaptando para parecer com uma casa “tradicional”, porém casas feitas de container

[pic 4]

Figura 3 - Projeto Casa Eco-Contêiner

Fonte: google.com.br

No Brasil, a primeira casa com essa técnica é chamada de Granja Viana, localizada no município de Carapicuíba, São Paulo. Projeto assinado por Danilo Corbas, precursor brasileiro da construção em containers. A casa possui 198 m², datada entre dezembro 2009 a junho 2010, tendo sido utilizadas contêiner de 40 pés de acordo CONTEINER BOX (2013)

[pic 5]

Figura 4 - Casa Granja Viana

Fonte: https://containerbox.com.br/portfolio/casa-container-granja-viana/

A proposta do projeto é trazer informações relevantes, para a tomada de decisão de disponibilizar o serviço para os futuros clientes em investimento em moradias modernas. A ideia central deste projeto é disponibilizar serviços, para a comunidade ter uma alternativa para moradias de baixo custo, evitando assim transtornos na relação de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com