TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE PROJETO SOCIAL

Por:   •  3/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ECAE II

ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ANO

CRISTINA LOPES SILVERIO FIORAVANTE DA SILVA


                                               

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ECAE II

ENSINO FUNDAMENTAL (1º ANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho (Uninove) como requisito parcial para conclusão da disciplina Estudos dos Contextos e Ações Escolares II, sob orientação da Profa. Glaucy Abdon.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...........................................................................................              5

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ........................................................              6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o relatório de Ensino Fundamental I, realizado no Colégio Global, situado à Av. Professor Alfonso Bovero, 456, Perdizes, São Paulo.

O presente trabalho conta com uma carga horária de 75 horas, sendo 5 horas diárias, compreendidas entre os dias 16 de março a 3 de abril de 2015.

A opção pelo Colégio Global foi em razão do amplo espaço educacional, que compreende cinco unidades: Berçário, Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio.

O Estágio proporcionou a observação do dia a dia de uma das turmas de 1º. ano, com um total de 23 crianças.

O resultado foi uma melhor visão do ambiente escolar e das práticas pedagógicas que a escola adota, o que me proporcionou adquirir conhecimentos  necessários para a atuação na Educação como professora.  

Ser aluno é uma maneira de se relacionar com o mundo dos adultos, dentro de uma ordem regida por certos padrões, por intermédio dos quais eles exercem sua autoridade, agora com a legitimidade delegada pelas instituições escolares. É uma das formas modernas fundamentais do exercício do poder sobre os menores. (...) A relação pedagógica tem uma peculiaridade essencial: por intermédio dela queremos que os menores aprendam determinadas coisas, habilidades, hábitos, conhecimentos, valores, comportamentos, os submetemos a um determinado ritmo, etc. (GIMENO, 2005, p. 125).

        Referindo o texto de Gimeno, acima, devemos compreender o processo de ensino-aprendizagem não como uma imposição de nossos conhecimentos pedagógicos, mas como uma troca saudável de experiências entre aprendiz e professor, de forma que o aluno construa seus conhecimentos baseado em suas próprias vivências, orientadas por um adulto que lhe desperte confiança e admiração.

Com a experiência do Estágio foi possível observar e compreender as práticas pedagógicas, ambiente escolar e necessidades de cada criança nessa fase da alfabetização.

Percebi quanto é importante que a criança seja incentivada a aprender, sempre acompanhada por pessoas dispostas a estimular seus sentidos, instigar sua curiosidade, para que a criança tenha interesse e desperte seu aprendizado para os conhecimentos que estão à sua volta.

O essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela. (Jean Piaget. Disponível em: http://www.sobre.com.pt/jean-piaget-conteudo-sobrecompt)

I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  • Estrutura Física

O Colégio Global está localizado na Avenida Professor Alfonso Bovero, na altura do número 456, entre a Lanchonete e Restaurante Café da Edna e uma loja de alimentos orientais. Ao lado das lojas, há outras unidades do colégio, do Berçário ao Ensino Médio, com um total de 1500 alunos, aproximadamente.

Observei que se diferenciam o Ensino Infantil do Ensino Fundamental já pela estrutura física. O primeiro dispõe de adequação ambiental para a idade, como fraldário, brinquedoteca e parque infantil. As crianças menores têm horário de sono, auxílio das assistentes para alimentar-se, vigilância preventiva de acidentes, etc. No Ensino Fundamental as crianças são preparadas para adquirir independência relativa, adequada à idade, biblioteca, estímulo à pesquisa, etc.

  • Estrutura Administrativa da Escola

A escola tem como princípios fundamentais o pluralismo, a liberdade e a democracia. O projeto pedagógico do Colégio Global fundamenta-se na visão contemporânea do Humanismo, a partir da qual o jovem se forma dentro de seu contexto histórico, tornando-se capaz de lidar com seus problemas existenciais e de oferecer sua contribuição à sociedade.

O Humanismo é uma maneira de entender o mundo e o homem. Sua intenção é desenvolver o espírito crítico e a plena confiança nas possibilidades encontradas.

Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”, pois “um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar. (GARCIA, Dalva Aparecida. Educação para o pensar. Revista Virtual Planeta Educação.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com