TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AD 1 consiste no desenvolvimento preliminar da Proposta de Projeto de TCC

Por:   •  17/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo[pic 2]

NOME DA DISCIPLINA: PTCC

Profª. Coordenador(a): Maria da Gloria Leal

Data para envio: 05/03 e a data limite é 13/03.

Tutoria à Distância: Quésia de Souza Francisco

Pólo:

Alunos (a):

1. Roberta

Período: 5º

Mat.:    

Avaliação a Distância 1

(AD 1)

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

A AD 1 consiste no desenvolvimento preliminar da Proposta de Projeto de TCC. Deve ser elaborada preferencialmente em duplas com um envio apenas no link específico, mas pode ser transformada em trabalho individual também. Levem em consideração que como tarefa individual a Proposta de Projeto de TCC (AD 1) torna-se trabalho de grande fôlego. Agora, uma recomendação: cuidado para não deixarem a AD 1 como rascunho, pois dificultará a avaliação.

  1. Indicação do tema:

Relacionem o tema escolhido com um Eixo Temático. Lembrem-se de que a escolha do tema deve corresponder tanto às possibilidades de tempo quanto às intelectuais de vocês. Torna-se viável a investigação sobre um tema que conte com fontes de consulta disponíveis.

 Avaliação da infraestrutura na realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, um levantamento do planejamento, implementação, revisão e pós-evento da sustentabilidade nas Olimpíadas 2016. O eixo temático principal é Turismo e Espaço Natural, a sustentabilidade com a natureza e cultura local pode aliar um desenvolvimento e crescimento com a paisagem urbana, organizando e desenvolvendo a conservação da atividade ao meio ambiente.

 Quando falamos de projeto, temos basicamente cinco fases: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

  1. Delimitação do tema: (O quê?)

Façam a demarcação da extensão do estudo numa busca de torná-lo preciso específico para responder a pergunta: o que será investigado?

Avaliar através de pesquisa em sites informativos e específicos relacionados às Olimpíadas 2016 planos e projetos com ações sustentáveis. A pesquisa investigará o alcance e a dimensão do evento como iniciação, planejamento, execução, controle e finalização, a construção de novas instalações, o aprimoramento de antigas e melhorias nos serviços públicos e o importante legado para a sustentabilidade ao meio ambiente.

3. Justificativa : (Para quê ? Por quê ?)

Procurem destacar a importância do tema com relação ao avanço do conhecimento e a relevância da pesquisa sob a perspectiva teórica e/ou social. Vocês precisam incluir ideias de alguns autores que servirão de base para o desenvolvimento do estudo.

O conceito dos Jogos Olímpicos e toda sua tecnologia teve um compromisso ambiental pra um evento inesquecível e sustentável, ajudando no crescimento econômico, ambiental e social, viável para sustentabilidade. O Movimento Olímpico está trabalhando com diversos países, pregando valores com toda importância do investimento, em práticas sociais inovando o trabalho em equipe e a harmonia entre as nações. As construções dos projetos olímpicos foram uma quebra de paradigma, pois eram completamente desmontadas e transferidas. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 demonstraram como a ciência e a tecnologia podem gerar benefícios para o mundo dos esportes, outro ponto positivo engajados na sustentabilidade, foi o projeto de iluminação para os jogos com a escolha do LED, tecnologia que permite uma economia de cerca de 50% no consumo, diminuição dos custos de manutenção. Um dos principais legados que o evento deixa ao Rio de Janeiro são os avanços na mobilidade urbana. Houve também a produção das gramas sintética com inserção de tufos proporcionaram uma liga mais resistente, além disso, os plásticos da empresa também são utilizados nos tubos de drenagem e sistema de irrigação. Alguns aeroportos tiveram pavimentação e painéis termoisolantes de poliuretano sempre focando na sustentabilidade. Com todo esse engajamento O Comitê Organizador Rio 2016 criou o programa de sustentabilidade chamado “Abraça”, um reconhecido certificado global de sustentabilidade para organização de grandes eventos. O projeto Rio 2016 promoveu a redução de impacto ambiental associado à organização dos Jogos Olímpicos, mas também promoveu a educação quanto à importância de práticas sustentáveis e benefícios climáticos futuramente.

  1. Objetivos: Utilizem os verbos no infinitivo para formulação dos objetivos.
  • Efetuar um levantamento do planejamento, execução, controle e finalização da sustentabilidade nos jogos olímpicos 2016 .
  • Identificar qual melhoria foi deixado para Rio de janeiro com as modernidades.

4.1 Objetivo Geral: (O que pretendem com o trabalho como um todo ? Para que desenvolvê-lo ?)

Apresentar o país sede dos Jogos Olímpicos que a sustentabilidade não se trata apenas da preocupação ambiental e sim pregar valores como a busca da prosperidade para toda a importância do investimento em práticas sociais e em inovação, o trabalho em equipe e a harmonia entre as nações. Colocar a perpetuação da prosperidade e do desenvolvimento social 

4.2 Objetivos Específicos: (O que vão abordar em cada item do TCC ? Elaborem três objetivos)

  • Apresentar propostas para o desenvolvimento do turismo sustentável com gestão participativa na região.
  • Identificar O Plano de Gestão da Sustentabilidade Rio 2016 
  • Analisar o legado de sustentabilidade, acessibilidade e modernidade urbana ao Rio de Janeiro.

5. Revisão Bibliográfica: (Quais ideias, conceitos, teorias defendidas pelos autores selecionados articulam-se com os objetivos específicos?)

As ideias usadas no trabalho de PTCC serão tiradas através de sites confiáveis, artigos entre outros, com o objetivo de mostrar os impactos positivos e negativos que a infraestrutura dos estádios dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 nos deixou.

6. Procedimentos Metodológicos ( Como fazer o estudo ? Quais são os tipos de fontes a serem consultadas ? Quais serão as fases do estudo ? Quais as técnicas de coleta e tratamento de dados serão utilizadas ? E, o(s) tipo(s) de pesquisa ?)

É uma pesquisa descritiva. As fontes são consultadas e baseadas em artigos, livros, bibliografias, dissertações, pesquisa em sites informativos e específicos entre outros.

É notório analisar o modo que o general Fernando Azevedo e Silva, presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO) diz, no site www.brasil2016.gov.br, no artigo publicado em 2014, sobre os jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, onde ele comenta que “o brasileiro, com sua hospitalidade, será o principal personagem das primeiras Olimpíadas da América do Sul”. E o Rio de Janeiro será a capital do esporte aos olhos do mundo. Com tantas boas promessas para 2016, olhar para o próximo ano envolve ânimo redobrado e espírito vigilante. E o desafio maior é a gestão do tempo.

Ao final dos Jogos, o sentimento daqueles que são os responsáveis pela entrega do “produto olímpico”, usando um jargão da caserna, deverá ser: “Missão dada, missão cumprida.

Com esse comentário podemos perceber que a missão foi dada, mas não cumprida. Pois, há muitos estádios vazios desdo encerramento dos jogos, ou seja, após o término dos jogos o governo não investiu em usá-los e contribuir aos jogadores que precisam de algum espaço para exercer seus treinamentos.

 

7. Cronograma

Vejam o exemplo apresentado na Aula 7, que enumera, na coluna da esquerda (sentido vertical), as atividades e, na coluna da direita (sentido horizontal), os meses para elaboração do TCC.

Pensem no tempo para desenvolvimento das seguintes atividades, que serão indicadas no cronograma como etapas. Estas etapas acontecerão no próximo semestre durante a disciplina TCC. Confiram abaixo.

Etapa 1 ( Leitura e Fichamento da Bibliografia Inicial)

Etapa 2 (Revisão da Proposta de Projeto de TCC a partir dos comentários feitos pela coordenadora de PTCC)

Etapa 3 (Leitura e Fichamento da Bibliografia Complementar)

Etapa 4 ( Redação Prévia 1)

Etapa 5 (Redação Prévia 2)

Etapa 6 (Redação Prévia Final)

Exemplo de desenvolvimento do TCC no primeiro semestre do ano

Etapas

Jan

Fev

Marc

Abr

Mai

Jun

Etapa 1                         Leitura e Fichamento da Bibliografia Inicial

 x

 x

 

 

 

Etapa 2                 Revisão da Proposta de Projeto de TCC

 

 x

 x

 

 

Etapa 3                  Leitura e Fichamento da Bibliografia Complementar

 

 

 x

 x

 

Etapa 4                  Redação Prévia 1

 

 

 

 

 

Etapa 5                 Redação Prévia 2

 

 

 

 x

Etapa 6                 Redação Final

 

 

 

 

 x

x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (270.1 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com