TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de TCC

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

 Favor avaliar ambos com relação a NR09, isto é confronte os dois PPRA's item a item da NR09, e respondam: Quais os problemas (não conformidades) de cada PPRA frente a Norma Regulamentadora?

 9.1 – Do objeto e campo de aplicação

O programa de Prevenção de Riscos ambientais envolve os riscos químicos, riscos físicos e riscos biológicos. No caso, a empresa Briccal considera esses riscos citados, mas o PPRA do Hospital das Clínicas da UFMG, inclui riscos ergonômicos, dentre outros, e que não faz parte do PPRA.

9.2 – Da estrutura do PPRA e  9.3 – Etapas do PPRA

O Hospital das Clínica elaborou o PPRA com informações que deveriam estar na capa antes do índice e que estão numa contracapa. Ainda, não possui cronograma de ações definido, não possui timbre em papel da empresa no documento, nem a data base do documento na capa.

A empresa Briccal elaborou o PPRA e também não atendeu às exigências em alguns pontos, por exemplo, também não utilizou papel timbrado da empresa, e não há campo com as informações da mesma.

Nesse sentido, é importante realizar um comparativo dos tópicos de identificação exigidos no PPRA.

Não constou no documento da Briccal: CNAE, grupo, subgrupo, telefone, horário de funcionamento, jornada diária, responsável de inspeção, empregados readaptados e afastados. O Hospital das Clínicas da UFMG não apresentou no PPRA: CNPJ, CNAE, grupo, subgrupo, grau de risco, telefone, horário de funcionamento, jornada diária, data de levantamento de campo, responsável pela inspeção, nome do informante da empresa, empregados afastados e readaptados.

 9.4 – Das responsabilidades

Em ambos os PPRA’s não existem as características dos ambientes de trabalho, nem as responsabilidades de cada parte que está envolvida, e orientações sobre a importância de todos para a saúde e segurança. O PPRA da Briccal não possui orientações para pessoas que desconhecem o assunto.

 

9.5 – Da informação

Em relação ao item Informação, o PPRA do Hospital das Clínicas da UFMG não contém informações sobre EPI’s, campo para assinatura do profissional, data do documento, e nem plano de ação com o cronograma, e ambas as empresas não contém bibliografia.

As informações dos PPRA’s estão detalhadas para cada setor e cada função, informadas as atividades realizadas e os possíveis riscos, apenas faltando as informações da metodologia das avaliações que foram utilizadas.

 9.6 – Das disposições finais

As formas de controle, os riscos e as atribuições de cada cargo estão definidas e facilitam que seja acessível aos colaboradores, garantindo a compreensão dos riscos a que estão sujeitos.

 

O PPRA (um, os dois ou nenhum) podem ser considerados como um instrumento de Política de Segurança ocupacional para a empresa, e por que?

         O PPRA do Hospital das Clínicas da UFMG não contém um plano de ação que busque melhorias, além da falta precisa da responsabilidade técnica pelo documento, falta transparência de que é um instrumento que está sendo executado. Assim, não atende as expectativas.

Dessa forma, o PPRA da Briccal, pode ser considerado um instrumento de Política de Segurança para a empresa, pois nele conseguimos encontrar o grau de risco da empresa, formas de controle, EPI’s e cronograma com ações buscando melhorias para segurança e saúde ocupacional dos trabalhadores, apesar de faltarem algumas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com