TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de tcc

Por:   •  26/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIENCIAS TECNOLOGICAS DA TERRA E DO MAR

ENGENHARIA AMBIENTAL

[pic 1]

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DESTINADOS AS COOPERATIVAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DOS MUNICÍPIOS DE ITAJAÍ, BALNEÁRIO CAMBORIÚ E ITAPEMA

Ac.: Daniel Ferreira Forjaz

Orientadora: Rafaela Picolotto

Modalidade: Pesquisa

Itajaí, Maio de 2015

1 RESUMO

A quantidade de resíduos sólidos gerados pela população cresceu de forma desproporcional ao seu gerenciamento no país.  Essa mudança provocou impactos sociais, econômicos, de saúde, e principalmente ambientais. Como consequência foram criadas leis especificas a exemplo de países desenvolvidos a fim de remediar e evitar esses impactos. Um agente importante na recuperação de resíduos recicláveis dentro do meio urbano é a coleta seletiva de resíduos sólidos nos municípios do país. Essa coleta trata do recolhimento especifico de resíduos recicláveis e destinação para a reciclagem através de empresas e principalmente através de cooperativas de catadores, a fim de valorização dos resíduos, uma vez que nesse processo o custo é menor quando comparado à produção primária. Quando há uma separação, ou destinação, inadequada de resíduos sólidos destinados às cooperativas de catadores, uma série de prejuízos são gerados quanto à valorização do material como produto. Este trabalho tem como objetivo analisar as características qualitativas e quantitativas dos resíduos sólidos urbanos destinados às cooperativas de materiais recicláveis de municípios do litoral centro norte catarinense, sendo esses Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema. Os municípios são divididos em setores de coleta, que são muitas vezes um ou mais bairros, onde cada bairro tem características passíveis de análise comparativa. Essa setorização possibilita esse trabalho a análise e resultados quantitativos e qualitativos específicos para todos setores de coleta dos municípios. Com os resultados quantitativos e qualitativos será possível a comparação entre setores, entre municípios e entre setores dos municípios, elegendo as características socioeconômicas que tem influencia direta na geração de resíduos sólidos urbanos destinados as cooperativas de materiais recicláveis.

Para tal realização é objetivado especificamente caracterizar os setores de coleta seletiva dos municípios referidos; identificar os resíduos sólidos que chegam nas cooperativas de materiais recicláveis desses municípios; criar indicadores quantitativos dos resíduos sólidos recebidos pelas cooperativas de materiais recicláveis; analisar a relação entre as características socioeconômicas e resultados qualitativos e quantitativos de cada setor dos município; propor ações para cada setor de cada município conforme resultado de análises. A metodologia utilizada se baseia na caracterização dos setores da coleta seletiva dos municípios, a criação de indicadores quantitativos a partir de dados de entrada e saída de resíduos das cooperativas; análise do volume de resíduos recicláveis em relação ao volume da coleta seletiva; analise da relação socioeconômica com os resultados quali/quantitativos e proposta de ações para cada setor conforme resultado de amostras. Os resultados esperados são dados quantitativos de materiais recicláveis em relação ao resíduo recebido nas cooperativas de matérias recicláveis e definição de ações específicas para melhorar significativamente esses dados. 308

3 PALAVRAS CHAVE

Resíduos sólidos, resíduos recicláveis, cooperativa de catadores.

4 INTRODUÇÃO

Nas décadas recentes a população do planeta passa por um fenômeno de êxodo urbano intenso, mudando seu hábito e características de consumo. Conforme Gois (2014) apud Gonçalves (2003), essa expansão da população urbana tornou-se necessário uma maior extração e uso de recursos naturais para a produção e consumo, de forma a, suprir as necessidades individuais e coletivas da população, contribuindo também, para uma maior geração de resíduos sólidos, provenientes das diversas atividades exercidas.

Um dos maiores desafios do século XXI é reduzir os milhões de toneladas de lixo que nossa civilização produz diariamente. Existe um consenso de que a geração excessiva de resíduos sólidos  afeta a sustentabilidade urbana e que a sua redução depende de mudanças nos padrões de produção e consumo da sociedade. A extração dos recursos naturais para a produção dos bens de consumo encontra-se acima da capacidade de suporte do planeta, a produção crescente de resíduos sólidos causa impactos no ambiente e na saúde, e o uso sustentável dos recursos naturais ainda é uma meta distante (AGENDA 21, 1997).

Hoje o consumo da população tem características industriais, os alimentos que consumimos em sua maioria são provenientes de produção em larga escala, que por sua vez são acompanhados de embalagens de diversos tipos. Produtos que compramos também chegam aos consumidores dentro de embalagens e muitas vezes estes produtos contam com mais embalagens do que o necessário, sendo essas em grande maioria feita de material reciclável, e que também compõem o preço do produto.

O modo de vida urbano produz uma diversidade cada vez maior de produtos e de resíduos que exigem sistemas de coleta e tratamento diferenciados após o seu uso e uma destinação ambientalmente segura (BESEN,RIBEIRO, 2006 apud OPS, 2005). Os programas de coleta seletiva de resíduos dos municípios brasileiros são responsáveis pela coleta dos resíduos recicláveis. O IBGE (2001) definiu que a coleta seletiva consiste na separação de materiais recicláveis, como plásticos, vidros, papéis, metais e outros, nas várias fontes geradoras – residências, empresas, escolas, comércio, indústrias, unidades de saúde –, tendo em vista a coleta e o encaminhamento para a reciclagem.

Segundo Besen,Ribeiro (2006) apud Waite (1995), entre as vantagens ambientais da coleta seletiva destacam-se: a redução do uso de matéria-prima virgem e a economia dos recursos naturais renováveis e não renováveis; a economia de energia no reprocessamento de materiais se comparada com a extração e produção a partir de matérias-primas virgens e da valorização das matérias-primas secundárias, e a redução da disposição de lixo nos aterros sanitários e dos impactos ambientais decorrentes. Os materiais recicláveis tornaram-se um bem disponível e o recurso não natural em mais rápido crescimento. Cabe também ressaltar a valorização econômica dos materiais recicláveis e seu potencial de geração de negócios, trabalho e renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com