TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de protótipo para redução de ruídos em Canetas Odontológicas de Alta Rotação

Por:   •  27/9/2018  •  Abstract  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Otimização de Ruídos em Canetas Odontológicas de Alta Rotação

   Desde a sua criação em 1957, o equipamento que no primeiro instante parecia solucionar o principal problema dos dentistas, que ate então, utilizavam ferramentas movidas através de correias. Trouxe consigo o incômodo, e incessante ruído, gerado pelo seu motor de turbina a ar, que causa pavor em seus pacientes. Além disto, estudos comprovam que os níveis de ruídos, apesar de estarem dentro dos padrões da OSHA,

s de uso individual, sejam elas uma furadeira ou uma caneta de alta rotação odontológica, geram excessivos níveis de ruídos. O ser humano quando exposto a um ruído contínuo, não necessariamente de alta intensidade ou frequência, fica sujeito a um nível de estresse que dentre outros efeitos nocivos a saúde, aumenta a taxa de acidentes, reduz a produtividade, causa desconforto e insegurança em terceiros. Uma das soluções imediatas, utilizadas hoje em dia, é o uso de EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual), que apesar de sua eficácia quanto a prevenção dos efeitos nocivos, é inviável quando se há a necessidade de comunicação entre as pessoas do posto de trabalho. Visando solucionar este problema, este trabalho visa reduzir o nível de ruído, focando suas ações na modificação do maquinário, seja por ação direta na fonte ou por seu confinamento.

   Baseando-se na pesquisa de Engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha que desenvolveram uma tecnologia que reduz drasticamente os ruídos nas ferramentas rotativas, o qual se resume na utilização de elementos de elastômero para o desacoplamento do alojamento do motor, agindo como uma forma de suspensão mecânica e isolamento.

   Além da comprovação teórica da capacidade de isolamento do material, o trabalho objetiva a criação de um protótipo, para demonstração física do método sugerido, visando atingir a confiabilidade de empresas fabricantes desde tipo de ferramentas, objetivando a implementação da ideia em sua linha de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com