TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propósito Da Análise Do Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Propósito Da Análise Do Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 6

1. ANÁLISE DO AMBIENTE

1. 1 – Propósito da Análise do Ambiente

De acordo com CERTO e PETER, a análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas. Cabe lembrar que o ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores internos e externos que podem influenciar o progresso obtido através da realização dos objetivos da organização.

A análise do ambiente organizacional tem por base a Teoria Geral dos Sistemas, para a qual as organizações modernas são sistemas abertos que recebem influência do ambiente em que se inserem e com o qual interagem constantemente, cabendo aos administradores canalizar positivamente essa influência, de forma que contribua para o sucesso organizacional.

Nesta fase, é feito um levantamento da situação dos ambientes interno e externo da organização e devem ser respondidas duas questões essenciais:

“”Quem somos nós?”

“Onde estamos?”

1. 2 – Papéis da Análise do Ambiente nas organizações

Os papéis organizacionais assumidos pelo sistema da análise podem variar de organização para organização, destacamos a seguir:

a) Papel orientado para a política – cujo principal propósito é melhorar o desempenho organizacional, simplesmente mantendo a alta administração informada sobre as principais tendências emergentes no ambiente. Esse tipo de análise foca a corporação como um todo e tem por objeto a informação da alta administração. Diz respeito a questões estratégicas simples, como normas e leis que podem afetar a organização como um todo. A análise do ambiente orientada para as políticas, normalmente não é estruturada e sua relação com o planejamento organizacional é informal e indireta.

b) Papel do planejamento estratégico integrado - o principal propósito deste tipo de análise é melhorar o desempenho organizacional, porque alerta a alta administração e os gerentes em geral sobre as questões existentes no ambiente da empresa. Em geral, este tipo de análise prepara as previsões ambientais para gerar as bases do planejamento organizacional.

c) Papel orientado para a função – o principal propósito desta análise é fornecer informações relacionadas ao desempenho de funções organizacionais específicas para a melhoria do desempenho organizacional. Em geral esse tipo de papel funciona integrado ao planejamento organizacional normal.

1.3 – Ambientes da Organização

O ambiente de uma organização está dividido em três níveis: geral, operacional e interno.

1.3.1 – Ambiente Geral

O Ambiente Geral é o nível externo à organização, seus componentes possuem amplo escopo e a organização não tem sobre eles nenhum controle.

Seus componentes são:

• componente econômico – mostra como os recursos são utilizados e distribuídos no ambiente. Fazem para deste componente, o Produto Interno Bruto (PIB), lucros do setor econômico, taxas de inflação, produtividade setorial, taxas de emprego, balanço de pagamento, taxas de juros, receitas de consumidores, despesas e débitos públicos.

• componente social – diz respeito às características da sociedade na qual a organização está situada. Níveis educacionais, costumes, crenças, estilo de vida, distribuição geográfica, mobilidade da população fazem parte deste componente.

• componente político – compreende os elementos ligados às decisões governamentais. Por exemplo: tipo de governo, a atitude do governo em relação às várias indústrias, esforços para obter aprovação de projetos, por grupos interessados, progressos na aprovação de leis, plataformas de partidos políticos, etc.

• componente legal – consiste na legislação aprovada, regras que a sociedade deve seguir. No Brasil temos uma legislação voltada especificamente para o consumidor o Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8078. de 11 de setembro de 1990; uma lei de defesa da concorrência, a Lei nº 8158, de 8 de janeiro de 1991; uma lei voltada à proteção ambiental, Lei do Meio Ambiente, Lei nº 6938, de 31 de agosto de 1981.

• componente tecnológico – como o próprio nome diz, trata de novas tecnologias e abordagens para a produção de mercadorias e serviços. Por exemplo: novos procedimento, novos equipamentos, novas técnicas.

1.3.2 – Ambiente Operacional

O Ambiente Operacional é o nível do ambiente externo à organização, composto de setores que normalmente têm implicações específicas e relativamente mais imediatas na empresa. Os principais componentes do ambiente operacional são: cliente, concorrência, fornecedor e as questões internacionais.

• componente cliente – evidencia as características e o comportamento daqueles que compram os produtos ou serviços da organização. Pesquisar esses perfis ajuda a organização a melhorar a aceitação de seus produtos e serviços.

• componente concorrência – entender os concorrentes é fundamenta para o desenvolvimento estratégico da organização. Analisar o ambiente competitivo é um desafio constante e seu propósito é ajudar a organização a avaliar seus pontos fortes e fratcos e a capacidade competitiva dos concorrentes já existentes e os potenciais, além de prever as estratégias que eles provavelmente adotarão.

• componente mão-de-obra – composto dos fatores que influenciam as variáveis relacionadas à disponibilidade da mão-de-obra para realizar as tarefas organizacionais necessárias. Tipo: nível de conhecimento, treinamento, faixa de salário desejada, idade média dos trabalhadores potenciais.

• componente fornecedor – identifica as variáveis relacionadas àqueles que fornecem recursos para a organização. Como os recursos são oferecidos para venda, qualidade, credibilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com