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Prova Alicança Francesa

Por:   •  2/3/2016  •  Exam  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  192 Visualizações

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[pic 1]22 Mixagem e masterização  Conteúdo

Introdução

Conceitos de mixagem e masterização

Processamento Sonoro

Processadores de efeito

Propriedades de uma mixagem ou masterização

Equipamentos diversos

Universo de utilização Utilização em projetos musicais Utilização em projetos audiovisuais

Utilização em projetos educacionais

Considerações finais

Música e Multimeios

Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES.

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Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009.


22 Mixagem e masterização  Conteúdo

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Introdução

Nesta Unidade, serão abordados os conceitos básicos utilizados no processo de mixagem e masterização. Além disto, também receberão atenção os diversos equipamentos empregados na remodelagem de um fonograma, tais como: processadores de dinâmica e processadores de efeito. De maneira geral, você conhecerá as diversas propriedades que fazem parte de uma mixagem ou masterização.

Também haverá espaço para discutirmos sobre outros equipamentos importantes para estes processos, incluindo sistemas de monitoração e cabeamento, bem com os universos em que os processos de mixagem e masterização são utilizados: cinema, televisão, teatro, propaganda, jogos eletrônicos, música e ambientes educacionais. Desta forma, amplia-se o horizonte desta capacitação, demonstrando que ela vai muito além do trabalho feito em casa ou com colegas no pólo. Elementos aqui abordados são, portanto, fundamentos de muitas utilizações profissionais.

Música e

Multimeios

Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES.

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Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009.


22 Mixagem e masterização  Conteúdo

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Conceitos de mixagem e masterização

O processo de mixagem é o ato de se misturar sons de maneira harmônica, quer isto inclua incremento de efeitos e modificações nas ondas sonoras ou não. Também na mixagem se faz a edição das pistas de áudio gravadas (cortes de sons indesejados como de vazamentos, ruídos) e os processamentos (equalização, compressão, adição de reverberação, eco). A finalização das pistas de áudio gravadas em uma pista estéreo somente (bounce) é o que conclui esta etapa, sendo fundamental para a maioria das utilizações as quais se destina o produto da gravação.

O processo de masterização se assemelha ao processo de mixagem por serem utilizados os mesmos dispositivos e processadores e/ou processos. Desta vez, entretanto, o objetivo é trabalhar o som já mixado, seja no formato estéreo (mais comum) ou em outros, como é o caso do formato 5.1 (usado em DVDs). Neste momento, aplica-se diversos processamentos sonoros para que o áudio final seja melhorado e pode-se ordenar, equalizar e entrelaçar as faixas de um disco.

Depois do material já ter sido mixado e masterizado, tem-se o que se chama master (termo que deriva de recording master, ou seja, a gravação “mestra”). A partir da master é que são feitas as réplicas do fonograma, que serão colocadas à disposição dos consumidores finais. No entanto, para se compreender realmente os processos que estão contidos em seções de mixagem e masterização, é preciso compreender o que é processamento sonoro.

Música e

Multimeios

Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES.

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Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009.


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Processamento sonoro

O processamento sonoro consiste na remodelagem de um sinal de áudio de qualquer fonte sonora. Geralmente, utiliza-se equipamentos eletro-eletrônicos e cada equipamento destes se destina a uma função específica. Os processadores de dinâmica são equipamentos destinados a atuar na margem dinâmica do som, seja nele como um todo ou apenas numa freqüência específica ou faixa de freqüências. Os principais dispositivos deste tipo são:

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