TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Sinais e Sistemas

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE COLETA SELETIVA PARA UM CONDOMÍNIO  

                                                                               


Sumário

Introdução.......................................................................................... 4

Caracterização do condomínio…………………………….……… 5

Caracterização dos resíduos............................................................. 5

Acondicionamento, coleta e transporte internos………………… 7  

Armazenamento e transporte externos e destinação final………. 9

Conclusões........................................................................................ 11

Referências Bibliográficas.............................................................. 12            


Introdução

     Resíduo sólido é tudo o que resta de alguma atividade, mas que possui um valor associado. Lixo é considerado algo inútil, sem valor, qualquer material que é produzido pelo homem e ao perder seu valor é descartado. Vulgarmente os conceitos de resíduo sólido e lixo são confundidos e por muito tempo no Brasil não houve uma preocupação quanto ao manejo e tratamento correto dos resíduos sólidos. Em 1998 esse cenário começou a mudar devido a criação da Política  Nacional de Resíduos Sólidos.

     Atualmente muito se preocupa em construir um mundo sustentável, e procura-se formas de evitar a poluição e a degradação do meio-ambiente, consequentemente proporcionando melhores condições de vida para a presente e futuras gerações. A partir da criação da lei houve uma grande preocupação quanto a disposição final dada aos resíduos, aumentou-se a reciclagem e a reutilização desses materiais, porém a quantidade de resíduos também aumentou e apesar de o descarte correto dever ser feito em aterros sanitários, a maior parte dos municípios do país ainda utilizam os lixões que põem em risco a saúde da população e destroem o ambiente onde se localizam.

     Muitos materiais poderiam ser reaproveitados antes de serem descartados nos aterros, e foi com esse objetivo que se criou a coleta seletiva. Com o apoio e o bom senso da população se busca desperdiçar o mínimo possível e tudo que puder ser reciclado ou reaproveitado é coletado e enviado para cooperativas, fazendo com que menos lixo chegue aos aterros e provocando uma grande mudança socio-ambiental.

     Para a correta gestão de resíduos necessita-se de informações básicas, sendo realizada então a caracterização desses materiais. A caracterização de resíduos varia de acordo com fatores tais quais: socioeconômicos, culturais, geográficos e climáticos, etc. Esses estudos são realizados periodicamente e o ideal seria que todas as cidades o fizessem porém, na realidade brasileira isso é quase impossível.

     Para caracterizar um resíduo é importante conhecer caracteristicas físicas (composição gravimétrica, peso específico, teor de humidade, teor de compressividade e geração per capita) e químicas (poder calorífico e relação carbono/nitrogênio). Neste trabalho em questão foram observadas duas características físicas: composição gravimétrica e geração per capita.

     Ao longo de um dia todos os resíduos produzidos no domicílio estudado foram coletados e auferiu-se a massa em kg, depois foram realizados os cálculos e determinou-se os valores dessas características físicas observadas. Após essas aferições realizou-se um estudo quanto ao manejo dos recicláeis e seu descarte na residência.

     Utilizou-se gráficos, tabelas e imagens para uma maior compreensão do trabalho. E ao fim, nas conclusões, os valores obtidos foram comparados a outros encontrados em referências bibliográficas.

     


Caracterização do condomínio

     Os dados sobre coleta, acondicionamento e destinação final dos resíduos foram observados durante a terceira semana do mês de novembro (16/11 a 23/11). A residência está localizada em Aparecida de Goiânia, possui um andar e cerca de 180 m² de área construída em um terreno de 480 m². Cinco pessoas habitam o local.

     Foram observados fatores como local de acondicionamento e particularidades sobre coleta interna na residência, armazenamento e transporte externos, além de detalhes sobre o recolhimento e destinação final dos resíduos. Ao fim se realizou uma avaliação para decidir se a situação real observada estava dentro dos padrões ideais.  

Caracterização dos resíduos

     Os dados sobre caracterização aqui apresentados são os mesmos obtidos no relatório sobre caracterização de resíduos domésticos, realizado anteriormente na disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Os resíduos foram coletados no dia 13/09/2014, por ser no fim de semana é considerado um dia atípico para a caracterização de resíduos, porém foi necessário o trabalho ser realizado no sábado devido ausência dos integrantes da família durante o meio de semana. O material recolhido foi produzido por 5 pessoas.

      Ao longo do dia, tudo que foi descartado para ser jogado no lixo ou reciclado foi recolhido e acondicionado em sacolas plásticas, os materiais recolhidos foram classificados em três categorias: recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Não foram coletados resíduos de produtos de higiene tais como papel higiênico e absorventes.

     Após um dia de armazenamento pesou-se os resíduos, entretanto a balança utilizada para pesar o que foi recolhido foi considerada imprecisa para determinar a massa dos recicláveis e não recicláveis, já que esses eram mais leves, e decidiu-se por pesá-los novamente no laboratório de saneamento que possuía uma balança mais precisa.    

     As massas aferidas foram anotadas e determinou-se a taxa de geração per capita e a separação dos materiais recolhidos em categorias facilitou a determinação da composição gravimétrica dos resíduos. Após a determinação da geração per capita e da composição gravimétrica, os resultados obtidos foram comparados com resultados vistos em sala e observados em referências bibliográficas consultadas.

Tabela 1 - Taxa de geração per capita de resíduos no domicílio

Lixo coletado (Kg/dia)

     2,668

Habitantes produtores de resíduos

5

Geração per capita (Kg/hab/dia)

0,534

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (361.6 Kb)   docx (556.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com