TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Laboratório - Número de Reynolds

Por:   •  21/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                        

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA

ENG208GP

TURMA

MECÂNICA DOS FLUIDOS

001ECV3AN

Nome do(s) Aluno(os):

MARIA CLARA S. ROCHA DA SILVA

PRÉ-LABORATÓRIO

1.TITULO

 

Número de Reynolds

2.PRINCIPIO DO EXPERIMENTO

O experimento se baseia calcular o escoamento um determinado fluido em regime de escoamento sobre uma superfície.

O número de Reynolds permite avaliar a estabilidade do fluxo (tipo de escoamento) e pode indicar se flui de maneira laminar ou turbulenta. Admite-se os limites ente 2000 e 2400, de modo que para escoamento laminar, Re é menor ou igual a 2000 e para escoamento turbulento, Re é maior ou igual a 2400, e para o intervalo entre 2000 e 2400, o regime é chamado de transitório (regime de transição).

O número de Reynolds é dado por:  

[pic 2]

Onde:

V - velocidade média do fluido

D - diâmetro para o fluxo no tubo

μ - viscosidade dinâmica do fluido

ρ - massa específica do fluido

ν – viscosidade cinemática do fluido

 

3.OBJETIVO

O objetivo do experimento é visualizar o padrão de escoamento dos fluidos (água e corante) através de um tubo e descobrir experimentalmente da medidos valores da vazão volumétrica, a velocidade de escoamento do fluido, e o  números de Reynolds nos escoamentos Laminar e Turbulento, comparar com os valores padrão, assim como comparar os valores de transição, quando o fluido está mudando de um regime para o outro.

4.DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO                                                                                                                                  

O experimento consiste em escoar um fluido (água), juntamente com um corante líquido presente em um reservatório, através de um tubo transparente.

Instrumentação necessária:

  1. Régua milimetrada;
  2. Bureta (V=10mL);
  3. Proveta (V=50mL);
  4. Béquer 1000mL;
  5. Corante Líquido;
  6. Reservatório de Vidro com régua indicadora de nível (V=5L), com válvula reguladora de fluxo e com tubo transparente acoplado (L=100cm);
  7. Cronômetro.

Inicialmente, medir com uma régua, o diâmetro interno da proveta. Em seguida, conectar a bureta na mangueira (no furo localizado junto saída da válvula), com o auxílio da régua, preencher o reservatório com água até a medida de 20 cm e preencher a bureta com o corante (com a válvula de fundo fechada). Manter o tubo na posição reta e horizontal, abrir a válvula do fundo da bureta (para permitir o gotejamento de corante no interior do tubo), em seguida abrir a válvula reguladora do fluxo, de forma que se perceba fluxo de água somente em uma direção (laminar).

Determinar a velocidade do fluido (através da medida da vazão) no instante que o regime passa de laminar, para o regime de transição (para isso deve regular a válvula de controle da vazão de água no sistema). Para determinar a vazão, utilizar uma proveta e um cronômetro. Medir três vezes o tempo de enchimento de uma determinada fração do volume da proveta e determinar o tempo médio de enchimento.

Repetir os procedimentos descritos para realizar o escoamento turbulento, sendo necessário apenas, regular a válvula de que o fluxo do corante tenha componente nas três direções.

Anotar os resultados na planilha (para elaboração do relatório)

Calcular o nº de Reynolds com o valor médio das velocidades e os valores do diâmetro da mangueira encontrados, da massa específica da água, e do seu coeficiente de viscosidade (temperatura ambiente).

5.RESULTADOS ESPERADOS                                                                                                                                    

Como resultado espera-se observar no experimento, os 3 tipos de escoamento (laminar, transição e turbulento), de forma distinta. Sabendo que os números de Reynolds para referência são: Re < 2000, para o escoamento laminar e Re > 3000, para o escoamento turbulento.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (332.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com