TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-Projeto impressora 3-D

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

ENZO MARCIANO P. JORGE

INGRID ALVES DOS SANTOS

MATHEUS CASSARO O. SANTOS

 MATHEUS GOLÇALVES TELLES

VINÍCIUS GOES DE OLIVEIRA MATOS

IMPRESSÃO 3D

Vitória ES

2015

ENZO MARCIANO P. JORGE

INGRID ALVES DOS SANTOS

MATHEUS CASSARO O. SANTOS

MATHEUS GONÇALVES TELLES

VINÍCIUS GOES DE OLIVEIRA MATOS

IMPRESSÃO 3D

Pré-projeto realizado para a matéria

de Metodologia de Pesquisa durante

os meses de Agosto e  Setembro.

Professor: Leandro Siqueira Lima

Vitória ES

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO......................................................................................................03

1.1. JUSTIFICATIVA DO TEMA...............................................................................05

1.2.OBJETIVOS........................................................................................................06

1.2.1. OBJETIVOS GERAIS.....................................................................................06

1.2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS...........................................................................06

2.METODOLOGIA....................................................................................................07

3.REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................08

4.CRONOGRAMA.....................................................................................................09

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10

1.Introdução

A impressão 3D é uma tecnologia que vem evoluindo exponencialmente. Em pouco tempo, questões antes insolúveis, se tornaram base para uma pesquisa sólida e que poderemos contar, com certeza, em um futuro próximo.

Uma das principais preocupações da impressão 3D é o preço. O senso comum diz que, por ser de dificil acesso, peças produzidas pela impressora, são mais caras que as produzidas manualmente. Mas para se fazer uma peça usando um material comum, como metal ou uma borracha, geralmente sai mais caro do que se usando um polímero natural da impressão 3D.

Por exemplo, para a fabricação de 1 parafuso 25mm sai mais barato usando um termoplástico resistente do que utilizando um metal normalmente usado. Porém nem sempre compensa fazer uma produção em massa utilizando uma impressora 3D devido ao tempo que se gasta para a impressão das peças.

A técnica usada na impressão 3D,  consiste, basicamente, em imprimir camada pro camada com um material maleável porem resistente o suficiente para não entrar em colapso.Para a aplicação da técnica é necessário um modelo virtual 3D da peça a ser imprimida, o programa ira ler a peça e executara a impressão

Esta técnica é muito delicada e exige uma calibração e manutenção constante da maquina. Pois o menor erro que ocorra pode arruinar todo o projeto. Um profissional especializado é necessário para a manutenção, devido a sua complexidade.

O material é uma constante preocupação durante o processo. Os primeiros materiais explorados foram plásticos com características parecidas com gesso, porém eles foram substituídos por materiais mais fáceis de serem manuseados e mais resistentes.

Hoje em dia, os materiais mais usados são os plásticos ABS e PLA.

ABS: É um polímero rígido e leve, além de acessível ao publico em geral.Por isso é x’o material mais usado nas impressoras de modelagem por deposito e fusão.

PLA: É um polímero biodegradável produzido através do acido láctico. Ele oferece uma eficiência maior que o ABS em certos tipos de moldagens pois tende a deformar menos e libera menos fumaça no seu ponto de fusão.

Peças impressas com o ABS tendem a ter uma qualidade maior, porém que utilizam o PLA tendem a ser mais resistentes. O PLA também exige menos força da maquina durante a impressão, o que resulta em um pouco mais de durabilidade.

Estão sendo realizadas pesquisas sobre o utilizamento de vidro como material viável para a impressão, o que trás o fator estético. Além de permitir que as impressoras trabalhem a uma temperatura mais elevada, resultando na criação de peças mais resistentes e transparentes.

Assim como toda nova tecnologia, a impressão 3D é analisada em com ela afetaria a sociedade positivamente e negativamente. Ela possui um potencial enorme quando se trata da ampliação da qualidade de vida, ela ajuda a tornar experiencias que antes ficariam no papel em pratica. Um exemplo é a impressão de próteses de crânio, ou a impressão de órgãos em um futuro próximo, já que os materiais atuais possuem alguns problemas.

A impressão 3D não se limita ao individuo, ela também ajuda na área civil, por exemplo a China, que recentemente imprimiu casas populares, ou também a área biológica, como a impressão de chifres para rinocerontes e para elefantes, que sofrem com o tráfico de marfim.

Um assunto muito debatido entre pesquisadores da área é que mal as pessoas poderiam fazer com peças impressas. Ficou famoso na mídia o caso do jovem que imprimiu uma arma em casa, a "The Liberator", ele disponibilizou o modelo na internet de graça. A arma criada inicialmente não é detectada por detectores de metal, o que a torna contra a lei que diz que armas de fogo devem ter pelo menos 170 gramas de metal para que possam ser detectadas.

Este episódio levou ao questionamento sobre leis que limitem as criações de modelos 3D. Já que as impressoras já podem ser adquiridas por qualquer pessoa online, nada impede a impressão de peças ilegais por enquanto, por isso é de certa urgência que se criem leis e algum tipo de fiscalização.

Modelos 3D de carros também já são realidade. Foi criado um modelo que já foi levado para um test drive em Nova York, ele possui um modelo que lembra o famoso buggy e traz uma nova alternativa de carros: os recicláveis. O carro pode ser posteriormente derretido e dar forma a novos carros, o que elimina a perda de material, além do reaproveitamento do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com