TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós-Relatório/Química Geral

Por:   •  8/7/2022  •  Artigo  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

Pós-Relatório/Química Geral

Nome: Victor Gobbo Almeida

Matrícula: 11821ETE011

Na aula do dia 10/09, foi abordado a ideia de verificar e comparar a reatividade de diferentes metais e substâncias em se oxidar e reduzir. Os metais apresentam uma baixa energia de ionização tendo uma possibilidade de perder elétrons da camada de valência para atingir configurações eletrônicas mais preenchidas(estáveis) ou então, semipreenchidas. Agora se tratando dos metais de transição, esses apresentam números de oxidação mais variados em relação aos demais.

Oxidação: perda de elétrons;

Redução: ganho de elétrons;

Reação de Oxirredução: transferência de elétrons;

Número de Oxidação (Nox): é a carga elétrica do elemento, ou seja, número de elétrons que o átomo perdeu ou ganhou.

Existem alterações no nox através das reações redox, que se o nox diminuir, ocorre o ganho de elétrons, sofre redução, e o agente oxidante provoca oxidação da outra espécie. Se o nox aumentar, ocorre a perda de elétrons, sofre oxidação, e o agente redutor provoca redução da outra espécie.  

Reações de Oxidação e Redução

São dispostos 5 tubos de ensaio, onde cada tubo comporta um tipo de substância diferente, nos quais são adicionados ácido clorídrico em cada um dos cinco.

  1. Mg: O magnésio ao entrar em contato com o ácido clorídrico, rapidamente a solução se “esferveceu” ocasionando uma oxidação praticamente quase que instantânea do elemento, pois o potencial de redução dele é menor em relação ao do hidrogênio.

  1. Zn: O zinco ao entrar em contato com o ácido clorídrico, a solução passou a ter uma coloração preta, onde houve também uma oxidação mais lenta do mesmo, com a formação de grandes bolhas, onde aos poucos estava sendo consumido, pois o potencial de redução dele é menor em relação ao do hidrogênio.

  1. Cu: O cobre ao entrar em contato com o ácido clorídrico, não aconteceu nenhum tipo de reação, pois o potencial de redução dele é maior em relação ao do hidrogênio.
  1. Fe: O ferro ao entrar em contato com o ácido clorídrico, sofreu também uma oxidação, que se depositou em grande maioria na superfície da solução, passando a ter também uma coloração preta, com resquícios do material grudados na parede do tubo de ensaio, podendo observar a formação de pequenas bolhas dentro da solução.
  1. Al: O alumínio ao entrar em contato com o ácido clorídrico, sofreu também uma oxidação, a solução permaneceu transparente, e o mesmo foi sendo consumido aos poucos após passado um tempo, podendo observar a formação de pequenas bolhas dentro da solução.

Adicionando Sulfato de Cobre sobre os mesmos metais:

Ocorreram reações em todas as soluções devido o potencial de redução do sulfato de cobre ser maior em relação aos demais metais: Mg, Zn, Fe e Al. Todos os quatro elementos tiveram uma oxidação, sendo que o Magnésio permaneceu com seu material depositado no fundo do recipiente, o Alumínio também, porém com uma coloração da solução um pouco mais escurecida em um tom azul mais escuro, na solução do Zinco houve a formação de pequenas bolhas dentro do recipiente onde o elemento estava sendo consumido aos poucos, e por fim o Ferro, houve a formação de grandes bolhas, com depósito de material no fundo e na superfície da solução com uma coloração voltada para o tom avermelhado e com a presença de uma evaporação, possivelmente de água, na parede do tubo de ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com