TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QFD - DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE APLICADO A ADEQUAÇÃO DO ESPREMEDOR DE ALHO.

Artigo: QFD - DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE APLICADO A ADEQUAÇÃO DO ESPREMEDOR DE ALHO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 6

QFD - DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE

APLICADO A ADEQUAÇÃO DO ESPREMEDOR DE ALHO.

ANDRESSA DE SALES

CECILIA GOZZI

CIRLENE MUNIZ

ELAINE RODRIGUES SGARBOSSA

JEFERSON DOUGLAS

LUAN

LUCINÉIA BOGNOLI

MARIA MARCIELI KOSKTA

NARA CRISTINA MORA

NEILOR SOARES DO NASCIMENTO

RESUMO

Este trabalho apresenta uma aplicação do método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) realizado para adequar um produto usado na área alimentar. O processo de adequação do espremedor de alho será descrito. O QFD trabalha as informações necessárias para o desenvolvimento do produto e processo, as quais são arranjadas num conjunto de matrizes. Neste projeto ficou evidente a importância do uso do QFD, pois ele contribui no estabelecimento das demandas do cliente, proporciona uma visão ampla do processo e organiza informações para o planejamento da melhoria contínua da qualidade.

INTRODUÇÃO

O QFD, Desdobramento da Função Qualidade, inicia ouvindo a voz do cliente, reconhecendo todos os itens da qualidade demandada. Na sequência, é feito o desdobramento de requisitos técnicos, produto e processo, gerando informações que podem orientar todas as decisões relativas à melhoria da qualidade. A lógica do QFD é aproximar as demandas do cliente do processo produtivo, organizando o processo produtivo de acordo com essas demandas e aumentando as chances de satisfação das necessidades do cliente.

A adequação que será relatada no espremedor de alho, objetivando a melhoria do produto, o aumento de vendas e a consequente ampliação da fatia de mercado. O QFD foi identificado como uma metodologia adequada para atingir os objetivos listados.

1. Competição de Mercados

Uma disputa cada vez mais acelerada entre a organização de todos os seguimentos faz se criar no dia a dia um clima de competição não apenas entre as empresas, mas também entre os profissionais, ou seja, todos querem dar o melhor si e conseguir um espaço no mercado de trabalho.

O principal atributo que deve ser perseguido por empresas de todos os setores é a competitividade. Segundo Garvin (1992) a função qualidade assumiu uma perspectiva estratégica, sendo então considerada uma arma competitiva, com a qual as empresas que melhor equacionam as necessidades dos clientes, bem como os pontos fortes e fracos dos concorrentes e delas próprias, tem maiores chances de sucesso.

Na luta por um espaço na mente dos seus consumidores as empresas necessitam diagnosticar o que os seus clientes valorizam, quais as suas preferências, por que optam pelos produtos da empresa e não dos concorrentes ou o contrário, quanto eles estão dispostos a pagar por estas necessidades entre outras inúmeras informações.

2. Eficiência nos Processos Gerenciais da Empresa

Melhoria no manuseio, maior robustez, aumento da durabilidade, material adequado para o produto ser de inox e tendo uma facilidade de limpeza eliminando os cantos. A produção do espremedor de alho será limitada, ou seja, produção puxada sem a utilização de estoque em processo. O controle de como e quando produzir será determinado pela quantidade do produto em estoque. Operação final do processo passa a quantidade de produtos vendidos aos clientes e que, naturalmente, saíram do estoque, e as produz para repor o consumo gerado. Neste tipo de produção o consumo do cliente é que determina a quantidade produzida, gerando o que chamamos de sistema com nível mínimo de inventário. A produção puxada surgiu em um cenário onde a qualidade começou a determinar a compra de um produto e a demanda deixou de ser infinita.

3. Satisfação dos consumidores

O desenvolvimento do produto requer melhorias desde sua concepção até o final do produto. O projeto visa atender as necessidades dos clientes e suas expectativas perante o produto.

A Matriz da Qualidade reúne informações importantes sobre a relação de cada requisito técnico do produto sobre as exigências dos consumidores. Estes dados irão permitir a equipe uma visão precisa das implicações de cada especificação sobre a satisfação dos consumidores. As empresas devem trabalhar continuamente para que o cliente esteja satisfeito e volte a comprar o seu produto. Neste ambiente, as pessoas ganham maior importância, pois precisam ser atendidas rapidamente, com O produto certo. Assim, o gerenciamento orientado para o cliente é a solução para a sobrevivência das empresas no mercado.

O QFD é uma ferramenta que pode auxiliar as empresas a vencerem a lacuna que existe entre a satisfação do cliente e o desenvolvimento de qualidade em produtos e processos. O QFD auxilia as empresas a serem competitivas, na medida em que acelera o desenvolvimento do produto considerando explicitamente as demandas do cliente. Ouvir os clientes é essencial, no entanto nem sempre é fácil traduzir para os produtos ou serviços os desejos dos consumidores, pois muitas vezes a linguagem utilizada não se adapta diretamente às especificações técnicas.

Critérios

Itens da voz do Cliente

Importância para o cliente Percepção frente ao concorrente Importância para esforço promocional Importância geral

1 - Não faço questão 1.5 - alto 1.5 - Promover 1 á 10.

2 - Pagariam mais caro para ter 1.2 - baixo 1.2 - Mencionar

Durabilidade do produto 2 1.5 1.5 9

Facilidade ao manusear 2 1.5 1.5 9

Material de fácil higienização 2 1.5 1.5 9

Resistência dos dentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com