TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QFD - Quality Function Deployment Aplicado A Uma Indústria De Tubos

Dissertações: QFD - Quality Function Deployment Aplicado A Uma Indústria De Tubos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PRODUTO:

QFD – QUALITY FUNCION DEPLOYMENT APLICADO A INDUSTRIA DE TUBOS

Cristiane Silva dos Santos

Danilo Eustaquio dos Santos

Rianna Avelar Leite

Tamires Guimarães Aguiar

Tatiane Bernadete Ribeiro

Thiago Moreno de Almeida

Belo Horizonte

1º /2014

1 INTRODUÇÃO

A Arcelor Mittal Manchester processa e distribui no território nacional uma diversificada linha de produtos de aço: tubos redondos, oblongos, retangulares e quadrados laminados a quente, à frio, zincados e aluminizados; perfis estruturais, chapas, rolos, telhas e toda a linha de produtos correlatos, permitindo infindáveis possibilidades de aplicação para os mais diversos segmentos industriais e de construção civil. Localizada em Contagem, Minas Gerais, a Arcelor Mittal em sua unidade Manchester de produção de tubos de e perfilados possui cerca de 1000 itens em seu mix, que são produzidos em 4 unidades fabris.

Diante desta complexa estrutura e da política orientada para melhoria contínua, a busca incessante pela qualidade demanda investimentos em tecnologia e ferramentas da qualidade. Neste contexto o QFD como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de produtos contribui para que as expectativas dos clientes sejam incorporadas, aumentando, consequentemente, o poder de vendas.

Sendo o carro chefe da empresa a produção de tubos e perfis, será demonstrado neste trabalho a aplicação da ferramenta de Qualidade e Projeto de Produto QFD (Quality Function Deployment) na produção e comercialização de tubos.

2 CLIENTES PESQUISADOS

A Arcelor Mittal Manchester atende a vários nichos de marcado: desde grandes indústrias dos segmentos automobilístico e moveleiro a pequenos distribuidores e serralheiros, passando por pequenas indústrias de estruturas e artefatos em geral.

Para realização do QFD procurou-se compor amostra de clientes em que foi realizada a pesquisa com componentes de todos os segmentos de mercado atendidos.

Quanto a clientes industriais foram questionados sobre os requisitos de Qualidade necessários aos tubos empresas como Aethra Automotive, Iochpe Maxion e Magna Powertrain, no segmento moveleiro Rhodes SA e também indústrias de médio porte em diversos ramos localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte.

Foram escolhidos também clientes distribuidores dos tubos aos consumidores finais, como Takono, Tecfer e Fixofer, todos localizados em Belo Horizonte.

3 METODOLOGIA DE PESQUISA

Depois de selecionada a amostra de clientes a serem escutados, foi aplicado o questionário da tabela abaixo para especificação dos requisitos de Qualidade exigidos pelo cliente.

4 QFD (QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT)

Assim que os dados foram coletados e processados, foi especificada a seguinte tabela de qualidades exigidas pelo cliente.

Nível 1 Nível 2

1. Aparência 1.1 Ausência de marcas e riscos

1.2 Não oxidado

2. Propriedades Tubos 2.1 Não Empenado

2.2 Não torcido

2.3 Oleamento em excesso

2.4 Rebarba de solda adequada

2.5 Resistente a corte / dobra / estampagem

2.6 Dimensões dentro das tolerâncias

3. Atendimento 3.1 Preço competitivo

3.2 Lead Time

A partir desta tabela foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com