TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desdobramento da função qualidade (QFD)

Artigo: Desdobramento da função qualidade (QFD). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo o desdobramento da função qualidade (QFD), que é um método usado no processo de desenvolvimento de produto cuja transformação dos requisitos definidos pelo mercado em características do produto, está ferramenta ajuda a extração em relação que decorre da construção de diagramas em árvore e matrizes de relacionamento.

Desenvolvimento

O desdobramento da função qualidade proposto pelo QFD é basicamente um processo de conversão de dados em requisitos, extração de características de produto a partir de requisitos e relação entre requisitos e características. Esse processo de conversão, extração e relação decorre da construção de diagramas em árvore e matrizes de relacionamento.

A matriz de qualidade pode ser definida como a matriz que tem a finalidade de executar o projeto da qualidade, sistematizando as qualidades verdadeiras exigidas pelos clientes por meio de expressões linguísticas, convertendo-as em características substituídas (características de qualidade) e aquelas qualidades verdadeiras. Percebendo-se que a matriz da qualidade funciona como um sistema. A entrada desse sistema é a voz do cliente, na forma de expressões linguísticas.

O processo é como o conjunto de atividades: a sistematização dos requisitos exigidos pelos clientes, considerando-se o peso relativo entre eles; a transformação dos requisitos exigidos pelos clientes em características de qualidade; a identificação das relações entre requisitos e a características da qualidade; e a conversão dos pesos relativos dos requisitos em pesos relativos das características. A saída do sistema é a qualidade projeta, ou um plano para o projeto do produto, com especificação das características técnicas do produto.

A tabela horizontal, dos requisitos clientes, é à entrada da matriz da qualidade; e a tabela das características de qualidade (vertical) é à saída do sistema. A matriz da qualidade é obtida pelo cruzamento da tabela dos requisitos do cliente(ou da qualidade exigida) com a tabela das características de qualidade.A intersecção entre as duas tabelas é a matriz de relações entre requisitos e características.

A tabela de requisitos dos clientes é a parte da matriz da qualidade pela qual a voz do cliente é introduzida no desenvolvimento de produto, sendo também onde se planeja como o produto irá atender às solicitações dos clientes. O desenvolvimento desta tabela de requisitos dos clientes envolve o seguinte conjunto de passos:

a) Levantamento dos desejos dos clientes e conversão desses desejos em requisitos

Os requisitos dos clientes são as expressões linguísticas dos clientes convertidas em necessidades reais. Os requisitos devem ser obtidos por meios de pesquisa de mercado.

b) Definição de prioridades a partir da perspectiva dos clientes: grau de importância

O objetivo é identificar o grau de importância que os clientes dão a cada requisito. Normalmente, é obtido diretamente com os clientes, que atribuem uma nota a cada requisito. Essa nota obedece a uma escala numérica predeterminada (normalmente de 1 a 5), que pode ser relativa ou absoluta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com