TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUANTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS MADEIREIROS DE UMA SERRARIA

Por:   •  6/6/2021  •  Artigo  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Quantificação de resíduos madeireiros de uma serraria.

Shayane Fernandes Oliveira 1; Andreza Caetano do Rosário 1; Nataly Matos da Sílva 1; Caroline Rodrigues Soares 2; Patricia Soares Bilhalva dos Santos 1

1 Laboratório de Química da Biomassa Florestal / Universidade Federal do Pará;

2 Engenharia Industrial Madeireira/ Universidade Federal de Pelotas;

Resumo: A demanda da indústria madeireira se tornou crescente nos últimos anos, surge então a grande necessidade de estudos de aumento da cadeia produtiva e recuperação dos resíduos, que é de suma importância para a melhor gestão e evolução deste setor, pois a produção massiva de resíduos da madeira associada a sua baixa utilização resultam em danos ambientais, e econômicos especialmente em regiões remotas. A pesquisa foi realizada em uma empresa de pequeno porte, localizada no município de Altamira/PA, aonde foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram coletados no mês de junho de 2019, onde os resíduos foram reconhecidos e registrados em campo por meio de fotografias. Com este estudo foi possível observar que o volume de madeira serrada produzido na serraria estudada equivale apenas 42% da madeira bruta que chegou na serraria, já os resíduos equivalem a 58%, demonstrando o baixo rendimento. Se observa a necessidade de estudos mais aprofundados relacionados ao sistema produtivo, afim de sugerir melhorias e aumento da produção, e com isso reduzi a geração de resíduos obtendo um benefício ambiental de minimizar os impactos na supressão de madeira da floresta diminuindo o desmatamento na Amazônia.

Palavras-chave: Impacto ambiental; Cadeia produtiva; Desmatamento.

 

Quantification of lumber residues of a sawmill.

Abstract: Demand from the timber industry has grown in recent years, so there is a great need for studies of increasing the production chain and waste recovery, which is of paramount importance for better management and evolution of this sector, as the massive production of waste from wood associated with its low utilization result in environmental damage, and economical especially in remote regions. The research was conducted in a small company located in Altamira / PA, where a semi-structured questionnaire with open and closed questions was applied. Data were collected in June 2019, where the residues were recognized and recorded in the field through photographs. With this study it was possible to observe that the volume of sawn wood produced in the sawmill studied is equivalent to only 42% of the raw wood that arrived in the sawmill, while the residues correspond to 58%, demonstrating the low yield. There is a need for further studies related to the production system, in order to suggest improvements and increase in production, thereby reducing waste generation and obtaining an environmental benefit of minimizing the impacts on forest wood suppression by reducing deforestation in the Amazon.

Key words: Environmental impact; Productive chain; Deforestation.

  1. INTRODUÇÃO

O Brasil é um país que possui inúmeras vantagens por sua grande extensão e cobertura florestal, a exploração da madeira é um dos principais fatores econômicos que movimentam a economia da região amazônica e de vários municípios nela contidos. Com aumento significativo no setor da indústria nos últimos anos, surge a necessidade do estudo da produção de resíduos que é de fundamental importância para a melhor gestão e desenvolvimento deste setor já que a atividade industrial madeireira no Brasil é altamente causadora de resíduos (Wiecheteck, 2009).

A produção da madeira serrada gera um volume de resíduos no processo de transformação das toras em madeira serrada, os resíduos geram volume consideravelmente, superior ao produto madeireiro obtido, além de causar alguns impactos ambientais como o assoreamento, poluição dos rios e ainda poluição do ar devido a queima para eliminação dos mesmos. Os resíduos sólidos são classificados pela ABNT NBR 10.004 como resíduos dispensáveis decorrentes das condutas humanas.

É considerado como resíduo no setor florestal o que sobra da colheita florestal e da produção madeireira (desdobro e beneficiamento). Os resíduos de madeira podem ser fragmentados em três partes, serragem (resíduo gerado a partir da operação de serras)  cepilho ( produzido pelas plainas) lenha (topo de tora, restos de lâminas). Diante deste cenário de elevação na produção de resíduos, o objetivo do trabalho foi quantificar e caracterizar os resíduos gerados a partir da produção madeireira em uma serraria de pequeno porte.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

 O empreendimento estudado pelo presente trabalho enquadra-se como uma madeireira/beneficiadora localizada no município de Altamira no sudoeste do Pará, onde são realizadas atividades de produção de portas, portais, janelas, vigamentos e outros. O empreendimento supramencionado é de pequeno porte possui oito funcionários e com jornadas laborais de 8 horas diárias. Os resíduos gerados são provenientes das etapas de produção, manutenção e operação.

 Nas figuras abaixo é possível observar os tipos de resíduos gerados na empresa estudada ao longo do trabalho.

[pic 2]

Figura 1. Tipos de resíduos gerados na serraria estudada.

A pesquisa foi realizada através de um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram coletados no mês de junho de 2019, onde os resíduos foram reconhecidos e registrados em campo por meio de fotografias, os volumes de tora, madeira e resíduos foram registrados durante o período de 8 horas baseando-se na produção da empresa.

Para a determinação dos resíduos gerados pela produção de madeira serrada é necessário que a madeira passe pelo procedimento de cubagem para se obter a partir da mesma a quantidade total ou parcial de resíduos gerados.

 A determinação do percentual de resíduo gerado na empresa por espécie de madeira processada foi realizada em 2 etapas:

• O volume geométrico das toras foi determinado tomando-se o diâmetro médio das extremidades da tora e o comprimento da mesma. Para a determinação do volume de serrados, fez-se a cubagem de cada peça gerada, medindo a espessura, a largura e o comprimento das peças.

•O volume de resíduos foi determinado com base na diferença entre os volumes.

O cálculo do volume de resíduos gerados foi feito com o auxílio da Equação 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (442.6 Kb)   docx (321.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com